Verstappen indica principais desafios das 24h de Nurburgring
Tetracampeão participará da icônica prova pela primeira vez neste fim de semana
#3 Mercedes-AMG Team Verstappen Racing, Mercedes AMG GT3 EVO: Max Verstappen
Foto de: Red Bull Content Pool
Após meses de preparação, Max Verstappen participará das 24h de Nurburgring neste fim de semana. O tetracampeão de Fórmula 1 conseguiu a licença especial para a prova em setembro do ano passado e, desde então, competiu em corridas menores. Dias antes da estreia, o holandês falou com a imprensa sobre as expectativas e os principais desafios da prova.
Apesar de esta ser a primeira experiência de Verstappen em uma corrida de 24h, o tetracampeão não deixa de lado a ambição: "Sucesso é vencer, acho que isso é muito simples. É a razão pela qual estamos aqui. Claro, sei que não será fácil, mas esse é o objetivo, com certeza", compartilhou.
Ainda assim, ele diz estar "apenas ansioso para toda a experiência. Compartilhar meu carro com meus companheiros, trabalhar durante todo o fim de semana, ver o que podemos fazer. Uma das principais corridas do ano são as 24h de Nurburgring, então é por isso que estamos aqui".
"Começamos com uma equipe de profissionais e comigo mesmo na corrida, o que é realmente fantástico. É também algo que quero fazer todos os anos, com um ou mais carros", acrescentou. "O que mais me inspirou é que este é um dos melhores circuitos do mundo, ou o circuito mais louco do mundo, no bom sentido, em que se pode correr. É uma daquelas corridas especiais em que você simplesmente quer participar e vencer".
Participante e entusiasta das corridas virtuais (sim racing), o holândes começou sua preparação para a prova no simulador, o que, segundo ele, tornou a experiência no circuito real muito mais fácil.
"Dei milhares de voltas, competi em várias corridas de 24 horas aqui [no simulador]. Então, quando fui para a pista pela primeira vez na vida real, saber para onde ir já não era mais um problema. Era preciso entender as novas zebras ou os níveis de aderência, porque todos os anos um novo asfalto é colocado em certas partes", explicou. "E claro, entender o carro real com as forças G e as compressões. Com certeza o sim racing ajudou muito a imediatamente ter ritmo".
Questionado sobre quais serão as maiores dificuldades do fim de semana, o holandês foi sincero ao responder que "pode ser qualquer coisa", mas indicou dois pontos de atenção, os quais fogem de seu controle: o tráfego e o clima.
"Lidar com o tráfego, você não sabe o que acontece com o carro, ou seja lá o que for, condições [climáticas]. Vai ter chuva envolvida ou não? Isso tornaria tudo muito mais difícil. Se estiver totalmente seco, então é um pouco diferente. Você só tenta ir basicamente o mais rápido possível sem assumir muitos riscos, mas vamos lidar com isso no fim de semana", contou.
"É por isso que fizemos as corridas preparatórias antes das 24 horas. É nelas que você mais aprende sob pressão, lidando com tráfego, bandeiras e pit stops, troca de banco e de piloto. Para mim, isso é sempre muito útil", concluiu.
McLAREN pode DESTRUIR plano da FERRARI e MERCEDES? VERSTAPPEN tem CHANCES? BOTECO F1 é TAXATIVO
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários