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Barrichello, Sette Câmara, Nasr e mais: Race for Health reúne pilotos na luta contra coronavírus

Prova virtual beneficente terá transmissão ao vivo do Motorsport.com. A novidade fica por conta da formação do grid de largada, que será definido pelo número de doações aos Médicos Sem Fronteiras

Porsche virtual da Race for Health

Foto de: Divulgacao

Com uma das maiores crises da história, o coronavírus cobre o mundo de medo e incertezas. Sistemas de saúde de vários países já entraram em colapso e pensando nisso, três dos mais promissores pilotos da nova geração do automobilismo brasileiro se uniram para realizar uma competição virtual e arrecadar recursos para a luta contra a Covid-19.

A Race for Health tem como embaixadores os pilotos Sérgio Sette Câmara (Super Fórmula), Felipe Drugovich (F2) e Gabriel Bortoleto (F4) que, por convites pessoais, estão garantindo a presença de um renomado grupo de estrelas de dentro e fora do Brasil para uma disputa eletrizante.

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Todas doações serão direcionadas para o Fundo de Crise Coronavírus dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), organização de ajuda humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por crises.

A Race for Health será realizada no dia 1º de Maio, às 18 horas, e terá transmissão do Motorsport.com e do Band Sports. Consagrados nomes do esporte como o de Rubens Barrichello, Helio Castroneves, Felipe Nasr, Antônio Félix da Costa (Portugal), Tom Dilmann (França), Richard Verschoor (Holanda) irão dividir a pista com as novas estrelas do esporte como Caio Colet, Victor Franzoni, Dudu Barrichello, Matheus Leist, entre vários outros. Como homenagem ao legado de Ayrton Senna, a competição conta com apoio da Senna Brands.

A corrida terá 1 hora e 30 minutos de duração e os participantes disputarão a prova em duplas, no tradicional circuito das 24 Horas de Le Mans. De forma inovadora a formação do grid de largada será definida pelo número de doações. Em parceria com a plataforma Meep Donate, cada piloto terá como registrar as doações individualmente para o seu carro e, com isso, faltando 30 minutos para a largada do evento, será feita a apuração das doações até aquele momento e a definição do grid de largada.

Para gerar maior realidade e credibilidade, o evento utilizará como base o software iRacing e a organização do evento está sob a responsabilidade da IRB Esports e da KTF Sports.

A participação de pilotos no evento é restrita a convidados e será limitada. Até o momento, além de alguns nomes que ainda estão analisando agendas, a prova já conta com as confirmações de:

-Felipe Drugovich (F2)

-Gabriel Bortoleto (F4)

-Sergio Sette (Super Fórmula)

-Alberto Catucci (Kart)

-Alex Palou (Indy)

-Arthur Leist (F4)

-Augustín Canapino (Super TC2000)

-Antônio Félix Da Costa (F-E)

-Bent Viscaal (FIA F3)

-Bruno Carneiro (F3 Asian Series)

-Beto Monteiro (Copa Truck)

-Caio Collet (Fórmula Renault)

-Danilo Dirani (Copa Truck)

-Dennis Dirani (Porsche Cup)

-Dudu Barrichello (F4)

-Edson Coelho (Stock Light)

-Eloi Khouri (Porsche Cup)

-Felipe Baptista (Porsche Cup)

-Felipe Fraga (Stock Car)

-Felipe Nasr (Indy)

-Gabriel Casagrande (Stock Car)

-Gabriel Silva (iRacing)

-Gaetano di Mauro (Stock Car)

-Galid Osman (Stock Car)

-Guilherme Salas (Stock Car)

-Gustavo Ariel (iRacing)

-Helio Castroneves (IMSA)

-João Paulo Oliveira (Super GT Japão)

-Leonardo Lamelas (IMSA)

-Lorenzo Colombo (F4 Itália)

-Lucas Foresti (Stock Car)

-Matheus Leist (Indy)

-Miguel Paludo (Porsche Cup)

-Oriol Servia (Indy)

-Pedro Aguiar (Porsche Cup)

-Rafael Suzuki (Stock Car)

-Richard Verschoor (FIA F3)

-Rubens Barrichello (Stock Car)

-Tom Dillmann (F-E)

-Victor Franzoni (Indy Lights)

-Vitor Baptista (Stock Car)

-Wilson Neto (iRacing)

Veja como o coronavírus afetou o esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha
A MotoGP também precisou adiar os GPs da Holanda e da Finlândia, devido às restrições do governo local e pela falta de homologação da pista do país escandinavo. A visão mais otimista da Dorna Sports coloca o início da temporada na República Tcheca em agosto
A MotoGP cancelou oficialmente os GPs da Alemanha, Holanda e Finlândia. Para a Holanda, significa que o GP não fará parte do calendário da MotoGP pela primeira vez nos 71 anos de história do mundial
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres se tornaram dúvidas
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Em busca de garantir a realização da prova em 2020, a direção de Silverstone confirmou que o GP será realizado com portões fechados. No mesmo dia, a organização do GP da França anunciou o cancelamento da prova, se juntando à Mônaco
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar e aumentar, as férias de verão, indo de 14 para 35 dias
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas a categoria espera retomar as atividades no final de maio
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas, bem como as etapas do Velopark, Londrina e Interlagos. O campeonato deve começar no Velo-Città no início de julho.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e pode voltar no final de maio.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
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