Últimas notícias

Fórmula E lança campeonato de eSport para pilotos do grid e virtuais

A categoria divulgou nesta quarta que terá dois campeonatos virtuais, um para os pilotos do grid e outro para pilotos virtuais

Formula E announcement

Foto de: FIA Formula E

Seguindo outras categorias como Fórmula 1, Indy, MotoGP e NASCAR, a Fórmula E confirmou nesta quarta-feira que também vai entrar no mundo do eSport durante a pandemia da Covid-19. E já vai entrar com dois campeonatos: um para os pilotos do grid atual e outro para pilotos virtuais.

Criado em associação com o Motorsport Games, o Desafio Corra em Casa começará neste sábado com a pré-temporada, uma corrida que não valerá pontos para o campeonato, e continuará com etapas pelas próximas oito semanas.

Leia também:

Após o anúncio da nova parceria da F-E com a UNICEF, todo o dinheiro arrecadado será doado ao fundo global de combate ao coronavírus.

Os competidores foram anunciados em uma coletiva online, comandada pelo comentarista oficial da categoria, Jack Nicholls, e contou com a participação do CEO da F-E, Jamie Reigle, além dos pilotos António Félix da Costa e Felipe Massa.

Quando perguntado sobre a demora da F-E em lançar um campeonato de eSport em comparação aos outros campeonatos como a Fórmula 1, Indy e MotoGP, Reigle disse: "Se você não for o primeiro, então é melhor garantir que fará algo diferente. A proposta [do Desafio Corra em Casa] é algo único".

Usando a plataforma do rFactor 2, o formato do campeonato será no estilo "Battle Royale", com o piloto em último lugar sendo eliminado ao final de cada volta. Isso continuará até que restem 10 competidores, que seguirão para uma corrida de uma volta de duração para decidir o vencedor.

As oito etapas usarão o sistema regular de pontuação da F-E, com pontos extras para pole position e volta mais rápida. Além disso, a última etapa terá pontuação dobrada.

Para a primeira prova, 14 pilotos do grid atual da F-E confirmaram a presença até o momento. Entre eles estão a dupla da Audi, Lucas di Grassi e Daniel Abt, Alexander Sims e Maximilian Guenther, da BMW, o atual líder do campeonato, António Félix da Costa, Stoffel Vandoorne, da Mercedes, Felipe Massa, da Venturi e Mitch Evans, da Jaguar.

Vários dos pilotos já participaram de outras competições de eSports durante o hiato do automobilismo, mas Reigle acrescentou que a competição da F-E evitará choques com outros eventos importantes.

Ele disse: "Nós vamos buscar ter uma vaga nossa e respeitar os outros campeonatos. Há sempre espaço para nos encaixarmos no calendário, mas o objetivo é voltar logo para as corridas reais.

As provas serão transmitidas nos canais oficiais da F-E: site, YouTube, Twitch, Facebook e Twitter.

A cada semana, terá também um evento paralelo para pilotos virtuais que será realizado em um circuito virtual diferente. Além dos pilotos convidados, haverá uma janela de classificação de segunda a quinta de cada semana, onde os 18 melhores seguirão para a corrida.

Para o piloto virtual campeão desse segundo campeonato, o prêmio será um teste com um carro da F-E no final do ano.

A F-E já realizou anteriormente eventos de eSports, mais notavelmente a eRace de Las Vegas de 2017, que teve uma distribuição de prêmios recorde de 1 milhão de dólares.

Este foi marcado, porém, por vários problemas técnicos - incluindo o vencedor da prova, Olli Pahkala, caindo para terceiro após o fim da corrida por receber uma punição de 12 segundos. A causa para a punição foi um bug no jogo, que permitiu ao piloto ter mais Fanboost disponível.

GALERIA: F1, MotoGP, lendas... Veja pilotos que estão participando de eventos virtuais durante a pandemia

Lando Norris
Charles Leclerc
Max Verstappen
Alex Albon
George Russell
Nicholas Latifi
Antonio Giovinazzi
Marc Márquez
Álex Márquez
Valentino Rossi
Maverick Viñales
Fabio Quartararo
Danilo Petrucci
Stoffel Vandoorne
Esteban Gutiérrez
Emerson Fittipaldi
Pietro Fittipaldi
Rubens Barrichello
Helio Castroneves
Tony Kanaan
Gil de Ferran
Jenson Button
Dario Franchitti
Juan Pablo Montoya
Artem Markelov
Guanyu Zhou
António Félix da Costa
Mitch Evans
Felipe Massa
Alexander Sims
30

Top-5: Quem são os campeões mais irregulares da história da F1?

PODCAST: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Codemasters anuncia data de lançamento do game F1 2020 e homenagem a Schumacher
Próximo artigo Com participação de Barrichello, Massa e Piquet, estrelas do automobilismo lançam campeonato virtual beneficente

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil