Por: Fabio Tarnapolsky

Resumo

Status: Parou
Até a próxima!
Vamos encerrando nossa cobertura em tempo real do GP da Turquia por aqui, muito obrigado pela companhia pessoal!

Agora, é hora de dois PÓDIOS, o da Fórmula 1 e o nosso programa AO VIVO NO YOUTUBE que debaterá a corrida de hoje. Já estamos no ar, vem com a gente!
Resultado final do GP da Turquia:
Cla   # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Pits Abandono Pontos
1   77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 58 -       1   26
2   33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 58 14.584 14.584 14.584   1   18
3   11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 58 33.471 33.471 18.887   1   15
4   16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 58 37.814 37.814 4.343   1   12
5   44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 58 41.812 41.812 3.998   1   10
6   10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 58 44.292 44.292 2.480   1   8
7   4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 58 47.213 47.213 2.921   1   6
8   55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 58 51.526 51.526 4.313   1   4
9   18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 58 1'22.018 1'22.018 30.492   1   2
10   31 France Esteban Ocon Alpine Renault 57 1 lap           1
11   99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 57 1 lap       1    
12   7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 57 1 lap       1    
13   3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 57 1 lap       1    
14   22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 57 1 lap       1    
15   63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 57 1 lap       1    
16   14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 57 1 lap       1    
17   6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 57 1 lap       1    
18   5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 57 1 lap       2    
19   47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 56 2 laps       1    
20   9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 56 2 laps       1  
Valtteri é o sexto vencedor diferente da temporada. É a primeira vez desde 2012 que temos um número tão grande de ganhadores. De 2013 a 2020, o máximo havia sido cinco.
Bottas consegue seu segundo hat trick da carreira, com pole, vitória e volta mais rápida. Ótima performance do finlandês em Istambul.
Leclerc em quarto e Hamilton em quinto completam o top 5 da corrida. Com os resultados, Verstappen reassume a liderança do mundial de pilotos!
Verstappen chega em segundo e Pérez em terceiro, a Red Bull coloca os dois carros no pódio!
VALTTERI BOTTAS RECEBE A BANDEIRA QUADRICULADA E VENCE O GP DA TURQUIA!
 
Bottas abre a ÚLTIMA VOLTA! Ele segue tranquilo na liderança com mais de dez segundos de vantagem sobre Verstappen, que completa o pódio com Pérez. De quebra, o finlandês ainda fez a volta mais rápida.
Correção: Hamilton não era o único a não ter parado, Ocon também arriscou a estratégia e ele segue com ela. O francês está em décimo com os mesmos pneus da largada e parece que vai terminar na zona de pontuação.
Gasly chegou muito rápido em Hamilton, que sofre com graning em seus pneus, não consegue ultrapassar Leclerc e segue discutindo com a Mercedes no rádio, após discordarem da estratégia de paradas. Ele pede para que não falem mais com ele até o fim da corrida.
 
Restam apenas três voltas para o fim da corrida e o top 10 de momento é:

Bottas
Verstappen
Pérez
Leclerc
Hamilton
Gasly
Norris
Sainz
Stroll
Ocon
Hamilton discute com Mercedes no rádio e questiona a equipe por que "desistiram do terceiro lugar". O britânico está em quinto e agora briga por, no máximo, a quarta colocação com Leclerc.
 
Pérez vai ao ataque e ultrapassa Leclerc para o terceiro lugar. O mexicano vai conquistando seu primeiro pódio desde o GP da França.
 
Como esperado, a Mercedes chama Hamilton aos boxes. O ritmo do britânico era consideravelmente pior que o resto do grid, todo com pneus intermediários novos. Ele retorna na quinta posição, atrás de Pérez.
 
Sainz anota voltas rápidas seguidamente, ritmo muito bom do espanhol na Ferrari na reta final da prova.
50 voltas completadas, restam apenas oito e este é o top 10:

Bottas
Verstappen
Hamilton
Leclerc
Pérez
Gasly
Norris
Sainz
Ocon
Stroll
O momento agora é de dúvida sobre os próximos passos da Mercedes: chamarão Hamilton aos boxes ou seguirão até o fim? Leclerc virou 1s3 mais rápido que o britânico após colocar os pneus intermediários e está a dez segundos dele na disputa pelo pódio.
Leclerc desiste da aposta em ir até o fim da corrida com os mesmos pneus e vai aos boxes para colocar novos intermediários. Com isso, Verstappen assume a segunda colocação e Hamilton pula para terceiro. O monegasco retornou em quarto.
Bottas consegue a ultrapassagem na Curva 1 e reassume a primeira colocação.
 
No entanto, o finlandês já está a três décimos do monegasco e parece forte para a ultrapassagem. Os dois estão muito próximos e essa é a disputa do momento na pista.
Leclerc pergunta para a Ferrari pelo que estão lutando com o ritmo atual, sem a parada, e a equipe responde: "Se manter o Bottas atrás, P1"
 
Volante de Verstappen puxando mais para esquerda, no melhor estilo oval, para alegria do nosso Erick Gabriel.
 
Leclerc erra em sua volta e a diferença para Bottas cai drasticamente: de cinco segundos para 2s5.
15 voltas para o fim da corrida e este é o top 10:

Leclerc
Bottas
Verstappen
Hamilton
Pérez
Gasly
Norris
Ocon
Sainz
Stroll
O desempenho dos dois não é tão pior que os que pararam, Leclerc vira cerca de meio segundo mais lento que Bottas, segundo colocado, com novos compostos.
Hamilton também parece querer arriscar. A equipe o chamou aos boxes para colocar novos intermediários, mas ele recusou e segue na pista.
O monegasco, inclusive, pensa em terminar a corrida com o mesmo jogo de pneus que a iniciou. Relembrando: em provas que começam com chuva, os pilotos não são obrigados a fazer uma parada e podem ir até o fim sem ir aos boxes.
 
Entre os ponteiros, apenas Leclerc e Hamilton não pararam. Eles já estão a 40 voltas com os mesmos pneus da largada.
Vettel foi aos boxes, arriscou colocar os pneus slicks, mas não deu muito certo: o tetracampeão escapou logo na primeira curva e mal consegue andar em linha reta. Ele retorna ao pit e volta aos intermediários.
 
Pérez e Bottas também vão aos boxes. A expectativa agora é de em qual volta será a vez de Hamilton, que segue na pista. Leclerc é o líder provisório.
Sainz faz sua parada logo em seguida, mas a Ferrari se enrola com o pneu traseiro direito e leva 8s1 para trocar os compostos do espanhol.
Verstappen vai aos boxes e calça novos pneus intermediários, ele retorna à pista em terceiro, à frente de Pérez e Hamilton, com uma parada de 2s1.
 
Pérez e Hamilton protagonizam uma bela disputa na 36ª volta. O britânico ganhou a posição na última reta antes da principal, mas o mexicano se manteve ao lado, na parte de dentro, e recuperou a posição na Curva 1.
Sainz informa à Ferrari no rádio que a chuva aumentou. Situação difícil para os pilotos e equipes: se pararem nos boxes agora, desgastarão os novos intermediários muito cedo, se cair mais água, terão dificuldades de manter o carro na pista pelos pneus já estarem 'carecas'.
 
Alonso para nos boxes, cumpre a punição de cinco segundos pelo incidente com Schumacher e retorna à pista. O espanhol também calçou novos intermediários.
Hamilton chegou em Pérez e já está a 1s5 de Pérez. O britânico diminuiu consideravelmente a diferença.

Sainz também está próximo a Stroll e Ocon, em 11º, a Vettel. Brigas próximas na pista agora.
30 voltas completadas e este é o top 10:

Bottas
Verstappen
Leclerc
Pérez
Hamilton
Gasly
Norris
Stroll
Sainz
Vettel
Aston Martin pergunta para Vettel se ele acha que os carros terão que terminar a corrida com pneus secos e ele responde que sim. Há chances de vermos duas paradas ou stints mais longos dos pilotos até a pista estar em condições de compostos slicks.
Apesar da pista ter secado em relação ao início da prova, ainda não há uma linha de corrida para pneus secos.

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil