Conteúdo especial

35 anos: A 1ª vitória de Piquet no Brasil... sem 2º colocado

Relembre uma das corridas mais memoráveis do ano do bicampeonato do piloto brasileiro, com fato inédito na história da F1

Nelson Piquet, Brabham BT52 BMW

Foto de: LAT Images

Keke Rosberg, Williams FW08C Ford
Nelson Piquet, Brabham BMW
Nelson Piquet, Brabham BT52 BMW
Alain Prost, Renault RE30C

Há exatos 35 anos o circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, recebia a abertura do campeonato mundial de Fórmula 1. O dia 13 de março de 1983 foi marcado pela primeira vitória de fato de Nelson Piquet em terras brasileiras.

O piloto, campeão em 1981, havia vencido na pista a corrida de 1982 - cuja qual chegou a até desmaiar no pódio, tendo que ser segurado por Keke Rosberg e Alain Prost. No entanto, Piquet foi desclassificado após o GP por estar com o carro abaixo do peso. A Brabham do brasileiro tinha galões de água supostamente para resfriar os freios, que foram considerados ilegais pelos comissários da FIA.

Em 1983, com o motor BMW turbo mais desenvolvido, Piquet se utilizou da boa velocidade de seu conjunto para sair de quarto no grid, assumir a primeira posição ainda no início da prova e vencer de maneira consistente a primeira prova do ano.

Pole position, Rosberg chegou em segundo, mas não sem um grande susto durante a prova. O carro do finlandês pegou fogo durante um reabastecimento e o piloto foi obrigado a pular fora de sua Williams #1. Com o incêndio controlado, Rosberg retornou ao carro e completou a prova atrás de Piquet. No entanto, por ter tido o carro empurrado nos boxes para que pegasse no tranco, o finlandês foi desclassificado.

E, de maneira controversa, a FIA resolveu não promover nenhum dos pilotos que chegaram atrás para a posição do então atual campeão. Niki Lauda ficou em terceiro com a McLaren e o companheiro de Rosberg, Jacques Laffite, foi o quarto. A curiosidade se dá por conta de que até hoje não se sabe bem o motivo que levou a federação a deixar esta corrida sem um segundo colocado.

E esta ainda não foi a única decisão polêmica dos comissários naquele final de semana. Durante os treinos, Andrea de Cesaris, da Alfa Romeo, não foi à pesagem obrigatória quando solicitado enquanto entrava nos boxes. Em consequência disso ele simplesmente foi excluído do final de semana todo.

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hockenheim diz que GP da Alemanha só é garantia para 2018
Próximo artigo Todt se diz perplexo com críticas de pilotos ao halo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil