Últimas notícias

Acidente de Rosberg e Hamilton divide opiniões de pilotos

A pedido do Motorsport.com, Antonio Pizzonia, Bia Figueiredo, Luciano Burti, Christian Fittipaldi e Lucas di Grassi, comentam um dos lances mais emblemáticos do GP da Espanha

The Mercedes AMG F1 W07 Hybrid of race retiree Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 is craned away from the gravel trap at the start of the race

Foto de: XPB Images

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07 and Felipe Massa, Williams FW38 battle for position
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 on the grid
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads team mate Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid at the start of the race
The Mercedes AMG F1 W07 Hybrid of Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 is recovered back to the pits on the back of a truck
The Mercedes AMG F1 W07 Hybrid of race retiree Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 is craned away from the gravel trap at the start of the race
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads team mate Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid at the start of the race
(L to R): Andrew Shovlin, Mercedes AMG F1 Engineer with Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 on the grid
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 with Will Buxton, NBC Sports Network TV Presenter after the race
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads team mate Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid at the start of the race
(L to R): Peter Bonnington, Mercedes AMG F1 Race Engineer with Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 on the grid
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads team mate Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid at the start of the race
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid on the formation lap
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing and the rest of the field at the start
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing and the rest of the field at the start

A vitória de Max Verstappen foi o grande acontecimento do fim de semana do esporte a motor, mas o GP da Espanha também teve como assunto o acidente polêmico entre os companheiros da Mercedes Nico Rosberg e Lewis Hamilton.

O Motorsport.com pediu que Bia Figueiredo, Christian Fittipaldi, Antonio Pizzonia, Lucas di Grassi e Luciano Burti se vestissem de comissários e dessem seus vereditos sobre se há culpados pelo acidente e quem poderia levar a maior carga. 

Bia Figueiredo

"Consegui ver fotos do acidente, passo-a-passo, e deu para perceber que o Hamilton colocou seu carro por dentro por causa que havia um espaço por dentro que o Rosberg deixou. O Rosberg realmente mudou de rota uma vez só, mas chegou um momento que o Hamilton já tinha o bico por dentro, o Rosberg manteve o fechamento e o inglês acabou indo para a grama. Talvez o Hamilton pudesse ter evitado, mas ele pagou para ver, se deu mal e após o GP nós descobrimos que o Rosberg largou com o modo de corrida diferente do Hamilton. Então, acho que o alemão deu uma forçadinha de barra. A culpa foi dos dois, mas um pouquinho mais do Rosberg."

Christian Fittipaldi

"Acho que foi um incidente de corrida, tendendo a dizer que o Nico foi um pouco agressivo demais. Acredito que se o Nico tivesse vindo para dentro antes do momento que o Hamilton tivesse saído do vácuo dele, daí eu acho que seria um pouco mais sensato da parte dele. O problema é que ele não foi proativo, ele foi reativo. Na hora em que o Hamilton saiu do vácuo dele, ele começou a mexer no carro. Se eu tivesse que quantificar isso, seria 60/40, com a culpa maior do Nico. Eu não teria arriscado tanto na segunda curva da corrida. A Mercedes soube cuidar do caso extremamente bem. Eles foram muito políticos. É óbvio que devem ter tido uma comida de rabo nos dois, mas foi relativamente tranquilo, eles meio que abafaram e viraram a página."

Antonio Pizzonia

"Pra mim o culpado foi o Rosberg, pelo simples fato de ter tomado uma decisão muito tarde de fechar a porta. O piloto que está à frente normalmente tem uma noção de velocidade do carro que está vindo. Quando isso acontece e o piloto atrás vem numa velocidade muito maior, você tem de tomar uma decisão muito rápida. E ele demorou. Quando ele tomou a decisão, o Hamilton já tinha o bico dianteiro na lateral do carro dele, ou até mesmo com o pneu dianteiro, e isso o jogou para a grama causando o acidente. Não acho que foi por maldade e concordo com decisão dos comissários de não punir nenhum dos dois."

Lucas di Grassi

"Na minha opinião foi um acidente de corrida. Os dois pilotos tomaram um risco grande e o acidente acabou acontecendo. Muito ruim para a Mercedes, mas ótimo para nós que estamos assistindo a corrida porque sem a Mercedes a corrida fica muito interessante."

Luciano Burti

Falei durante a transmissão que a culpa seria do Hamilton, mas utilizando mais uma visão de dentro do carro. Se você olhar as imagens de fora, essa fotinho com dois dedos sobrando para caber um carro, acho que isso é errado. Não é uma foto que te dá razão ou não quando se está andando a mais de 200 km/h. É preciso observar o todo. Para mim, o Rosberg deixou claro que ele vinha para dentro para fechar a porta. Se tinha dois dedos de espaço, não dá para saber, é tudo muito rápido, mas ele deixou claro que vinha para dentro, coisa normal de corrida. E o Hamilton tentou enfiar aonde não cabia. Não acho que seja o caso de apontar culpados, não vejo assim. Mas o Hamilton poderia ter evitado mais do que o Rosberg. Mas o erro maior é utilizar uma foto para se tirar alguma conclusão.

Rubens Barrichello

Rubens Barrichello também opinou sobre o polêmico acidente pelas redes sociais.

 
 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vettel termina primeiro dia de teste na frente em Barcelona
Próximo artigo Rosberg não nega rumor envolvendo interesse da Ferrari

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil