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Acidentes históricos e a curva mais desafiadora da F1; as curiosidades do GP da Bélgica

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Acidentes históricos e a curva mais desafiadora da F1; as curiosidades do GP da Bélgica
29 de ago de 2019 18:49

Categoria retorna no próximo fim de semana em um dos GPs mais tradicionais e com retrospecto especial

A Fórmula 1 volta das férias de verão da Europa em um dos GPs mais tradicionais da maior categoria do automobilismo mundial: o GP da Bélgica.

O evento que tem em Spa-Francorchamps como seu maior palco, tem um longo currículo de histórias felizes e tristes na F1. Além disso, uma das curvas mais desafiadoras do automobilismo mundial está em Spa: a Eau Rouge.

Leia também:

O Motorsport.com Brasil selecionou 13 curiosidades sobre o GP da Bélgica, confira.

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O GP da Bélgica é um dos mais tradicionais do calendário da F1, fazendo parte do campeonato desde o início, em 1950. Antes do campeonato ser do formato que conhecemos hoje, a primeira corrida ocorreu em 1925.

O GP da Bélgica é um dos mais tradicionais do calendário da F1, fazendo parte do campeonato desde o início, em 1950. Antes do campeonato ser do formato que conhecemos hoje, a primeira corrida ocorreu em 1925.
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Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Apenas em 1957, 1959, 1969, 1971, 2003 e 2006 o GP da Bélgica não foi disputado.

Apenas em 1957, 1959, 1969, 1971, 2003 e 2006 o GP da Bélgica não foi disputado.
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Foto de: Erik Junius

Spa-Francorchamps foi o circuito que mais recebeu o evento, em 51 oportunidades. Zolder foi sede 10 vezes e Nivelles foi o palco das provas de 1972 e 1974, coincidentemente nas duas vitórias de Emerson Fittipaldi.

Spa-Francorchamps foi o circuito que mais recebeu o evento, em 51 oportunidades. Zolder foi sede 10 vezes e Nivelles foi o palco das provas de 1972 e 1974, coincidentemente nas duas vitórias de Emerson Fittipaldi.
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Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

- Apesar de Spa ser o local mais tradicional, foi em Zandvort que aconteceu momento mais dramático, com a morte de Gilles Villeneuve, em 1982, durante os treinos.

- Apesar de Spa ser o local mais tradicional, foi em Zandvort que aconteceu momento mais dramático, com a morte de Gilles Villeneuve, em 1982, durante os treinos.
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Foto de: LAT Images

É em Spa que está uma das curvas mais desafiadoras e conhecidas da F1, a Eau Rouge, que na verdade abriga as curvas 3, 4 e 5.

É em Spa que está uma das curvas mais desafiadoras e conhecidas da F1, a Eau Rouge, que na verdade abriga as curvas 3, 4 e 5.
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Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Michael Schumacher é o maior vencedor, com seis triunfos: 1992, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002.

Michael Schumacher é o maior vencedor, com seis triunfos: 1992, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002.
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Foto de: Ferrari Media Center

Por falar no alemão, a vitória de 1992 foi a primeira de sua carreira.

Por falar no alemão, a vitória de 1992 foi a primeira de sua carreira.
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Foto de: LAT Images

Jim Clark também conseguiu seu primeiro triunfo na F1, em Spa, no ano de 1962.

Jim Clark também conseguiu seu primeiro triunfo na F1, em Spa, no ano de 1962.
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Foto de: LAT Images

Em 1968 Bruce McLaren deu a primeira vitória da McLaren, que na época utilizava motor Ford.

Em 1968 Bruce McLaren deu a primeira vitória da McLaren, que na época utilizava motor Ford.
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Foto de: LAT Images

Ayrton Senna foi o brasileiro que mais venceu na Bélgica, cinco vezes: 1985, 1988, 1989, 1990 e 1991.

Ayrton Senna foi o brasileiro que mais venceu na Bélgica, cinco vezes: 1985, 1988, 1989, 1990 e 1991.
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Foto de: Sutton Motorsport Images

A Ferrari é a equipe mais vencedora na Bélgica, com 17 vitórias, sendo a da última edição, com Sebastian Vettel.

A Ferrari é a equipe mais vencedora na Bélgica, com 17 vitórias, sendo a da última edição, com Sebastian Vettel.
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Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Em 1998 aconteceu o maior acidente do evento. As más condições do tempo fizeram com que 13 carros se acidentasse. Apenas cinco conseguiram retornar.

Em 1998 aconteceu o maior acidente do evento. As más condições do tempo fizeram com que 13 carros se acidentasse. Apenas cinco conseguiram retornar.
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Por falar em acidente, o halo mostrou sua importância na segurança dos pilotos da F1 no ano passado na Bélgica, quando a McLaren de Fernando Alonso passou sobre o cockpit de Charles Leclerc, com o dispositivo evitando que a roda do carro do espanhol batesse no capacete do monegasco.

Por falar em acidente, o halo mostrou sua importância na segurança dos pilotos da F1 no ano passado na Bélgica, quando a McLaren de Fernando Alonso passou sobre o cockpit de Charles Leclerc, com o dispositivo evitando que a roda do carro do espanhol batesse no capacete do monegasco.
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Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

 

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