Últimas notícias

Alerta ligado: Hamilton acumula 10 pontos na superlicença e fica a dois de tomar suspensão na F1

Caso chegue a marca de 12 pontos, piloto da Mercedes será suspenso por uma prova

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1

Steve Etherington / Motorsport Images

O GP da Rússia foi longe de ser o que Lewis Hamilton esperava. Além de não ter conquistado sua 91ª vitória na Fórmula 1, o piloto da Mercedes ainda recebeu 10 segundos de punição por fazer um teste de largada em local inapropriado. E a segunda punição pelo ato deixa o britânico em uma situação delicada.

Hamilton recebeu mais dois pontos em sua superlicença e agora acumula 10 no total, ficando muito próximo de atingir o limite de 12, o que causaria uma suspensão por uma corrida.

Leia também:

O regulamento da FIA diz que os pilotos não podem acumular mais de 12 pontos oriundos de punições de diversos tipos ao longo de um ano. Quando atingem esse número, são suspensos por uma prova. Cada ponto é válido por doze meses.

Neste momento, Hamilton tem dez pontos na sua licença. Os dois mais recentes são os de hoje, em Sochi, pelo teste de largada em lugar inapropriado. Antes disso, ele havia tomado mais dois pela parada no GP da Itália quando o pit lane estava fechado devido ao abandono de Magnussen.

Antes disso, ele havia acumulado quatro em questão de horas durante o GP da Áustria, sendo dois pela punição do treino classificatório e mais dois pelo choque com Albon. Os últimos dois vêm do ano passado e também envolvem Albon, pela batida no GP do Brasil.

Os pontos são válidos por um ano e, no momento, ele não perde nenhum até depois do GP da Turquia, quando os dois pontos de Interlagos perdem a validade.

Após Hamilton, Albon é o piloto com mais pontos, acumulando cinco. Após ele, Daniil Kvyat tem quatro enquanto Charles Leclerc, Sebastian Vettel, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen e George Russell têm três cada. Max Verstappen tem dois.

A última vez que um piloto foi suspenso na F1 foi em 2012, mas ainda antes da introdução dos pontos em 2014. Na ocasião, Romain Grosjean ficou de fora do GP da Itália após um acidente na largada da etapa da Bélgica.

PÓDIO: Hamilton é punido e Bottas vence na Rússia, com Verstappen em segundo

PODCAST: Qual é o limite de Max Verstappen na Red Bull?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Bottas se aproveita de punição a Hamilton e vence GP da Rússia
Próximo artigo Hamilton lamenta sequência de problemas em Sochi: "Não foi o melhor dia"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil