Alesi vende Ferrari F40 para financiar temporada de filho na F2
Ex-piloto da escuderia italiana teve que vender modelo que recebeu de sua ex-equipe para bancar campeonato de Giuliano Alesi
Jean Alesi and Giuliano Alesi
Mark Sutton / Motorsport Images
Apesar de ter seu filho, Giuliano, confirmado na temporada 2020 da F2 pela equipe HWA, Jean Alesi está incomodado. Ele criticou o alto custo de uma temporada em uma categoria de acesso à F1.
Para financiar o ano de seu filho, o francês teve que vender sua Ferrari F40, que ele havia contratualmente garantido como piloto da Ferrari na Fórmula 1 nos anos 1990.
Leia também:
"Estou muito, muito triste com isso, porque eu sou um ex-piloto de Fórmula 1, tenho meus contatos e ainda tive que vender minha Ferrari F40", disse Alesi à Sky Sports . "E por quê? Porque é quase impossível encontrar patrocinadores."
Uma Ferrari F40 usada vale cerca de um milhão de euros, cerca de R$ 5,6 milhões, o que cobre apenas a metade de um orçamento de Fórmula 2. A Fórmula 1 deve se tornar significativamente mais barata nos próximos anos, graças ao limite do orçamento, mas nada mudou na categoria júnior.
E com a atual pandemia do novo coronavírus, ficou ainda mais difícil para os pilotos encontrarem as verbas necessárias para uma temporada ou encontrar patrocinadores.
"Estou certo de que muitos pilotos não terminarão a temporada. Será um campeonato desastroso para os pilotos da Fórmula 2 e Fórmula 3", disse o francês.
Ferrari F40: Von so einem ähnlichen Modell muss sich Alesi trennen
Foto: Motorsport Images
Mas Alesi espera que esse "caos", como ele o chama, mude e que os pilotos tenham melhores oportunidades no futuro: "Eles investem muito não apenas financeiramente, mas também em suas vidas porque abandonam a escola ou a universidade, porque sonham em se tornar pilotos, e ninguém cuida deles."
O filho de Alesis, Giuliano, tem sorte de que, graças ao pai, ele tenha algumas portas abertas. Aliás, a venda de seu carro nunca foi um problema para ele: "Em nossa família, fazemos tudo com paixão. Entre ter uma Ferrari F40 na garagem ou ver meu filho correr, não há dúvida, prefiro que ele corra. Sou velho demais para ter uma F40, de qualquer maneira."
Giuliano Alesi faz parte da academia da Ferrari e entrará em sua segunda temporada de Fórmula 2 em 2020. O francês teve seu ano de maior sucesso em 2017, quando terminou em quinto lugar na GP3.
Engenheiro brasileiro de Raikkonen afirma: "Teria 8 títulos se corresse 20 anos antes"
Relembre os carros e pilotos da Ferrari na F1
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: motosport.com
PODCAST: A liderança de Hamilton pode transformá-lo em uma influência maior que Senna fora da F1?
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Marko comenta chances de Pérez continuar na Red Bull em 2025
F1 - Marko nega 'ultimato' a Pérez e rumores sobre aposentadoria forçada: "Sou eu quem decide quando parar"
ANÁLISE F1: Por que o verdadeiro rendimento dos carros de 2023 'não é visível'?
F1: Conheça o brasileiro responsável pelo vídeo épico de Alesi em Mônaco com Ferrari de 1974
Enquete: Qual o capacete mais bonito da história da F1?
GALERIA: Relembre todos os carros da Ferrari na F1 desde 1950
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
ANÁLISE: Ferrari mais ‘corajosa’ em Melbourne abre caminho para briga mais acirrada no Japão
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments