Últimas notícias

Alonso e Montoya quase formaram time dos sonhos da Porsche em Le Mans

Além dos campeões da F1 e da Indy, Nico Hulkenberg faria parte da equipe para a disputa da lendária prova em 2016. Mas por que o sonho não se realizou?

#19 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Nico Hulkenberg, Nick Tandy, Earl Bamber

#19 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Nico Hulkenberg, Nick Tandy, Earl Bamber

Eric Gilbert

A Porsche esteve perto de formar uma equipe com três pilotos de destaque para a prova de Le Mans em 2016. Nico Hulkenberg era um candidato lógico, já que ganhou a prova pela equipe em 2015. Fernando Alonso havia tido contato com a equipe para correr no ano anterior e Juan Pablo Montoya também mostrava interesse.

Leia também:

“Realmente queríamos um time assim, era realista”, confirmou Fritz Enzinger, então chefe do programa da Porsche no mundial de endurance e agora chefe de esportes a motor do grupo Volkswagen. “Tivemos conversas com Alonso e Montoya, enquanto Hulkenberg já havia pilotado para nós e foi fantástico”.

A Porsche demorou a se dar conta do tamanho da conquista alcançada com Hulkenberg ao volante em 2015. Quando Enzinger e Nico chegaram ao paddock da F1 na Áustria na semana seguinte a Le Mans, receberam uma chuva de elogios e perguntas sobre o triunfo.

“Só nos demos conta da dimensão depois da vitória com Hulkenberg. O interesse de pilotos de primeiro nível por um assento na nossa equipe em Le Mans foi enorme. Significou muito para a Porsche”.

“Podíamos escolher os pilotos e estivemos em contato com vários. Houve conversas bastante avançadas com Juan Pablo Montoya. Ele estava nos Estados Unidos neste momento. Estava muito interessado porque também havia ganho em Mônaco e em Indianápolis. Só faltava Le Mans para a Tríplice Coroa. Havia se divertido muito conduzindo o carro no teste de 2015, no Bahrein”.

O colombiano finalmente abriu mão porque não obteve autorização para participar da prova. Alonso também não pode aceitar, pois o fornecedor de motores da McLaren naquele momento era a Honda o que resultava em algo difícil de ser aprovado pela Porsche.

“Para mim esse trio era muito atrativo. Levar um Porsche 919 Hybrid com três pilotos de Fórmula 1 a Le Mans teria sido uma verdadeira declaração de intenções”.

Outro empecilho para a formação do time, foi a coincidência de datas entre corridas da F1 e a mítica prova.

“Deixar o fim de semana de Le Mans livre de Fórmula 1 é sempre um desejo. Porém em 2016, por azar, um GP da categoria aconteceu no mesmo fim de semana. Muito ruim. Existe uma grande tradição de que pilotos de F1 também compitam em Le Mans”.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Ex-companheiro de ambos, Ricciardo diz que Verstappen é mais rápido que Vettel
Próximo artigo Chefão da McLaren diz que começa a ver sinais de Mercedes em sua equipe

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil