VÍDEO: Alonso foi determinante para decisão sobre Verstappen; entenda

Uma câmera a bordo do carro do bicampeão mostrou aos comissários que Max Verstappen mal tocou a asa traseira do carro de Lewis Hamilton

Fernando Alonso, Alpine A521, leaves the garage

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Depois que os comissários iniciaram uma investigação sobre o DRS do carro de Lewis Hamilton após a qualificação na sexta-feira no Brasil, um vídeo de um torcedor nas arquibancadas do circuito de Interlagos surgiu nas redes sociais e adicionou mais drama à situação.

As imagens mostravam Max Verstappen no Parque Fechado inspecionando o carro de seu rival e tocando a asa, violando o regulamento que estipula que apenas pessoas autorizadas podem operar os carros nestas condições.

 

Por isso, na noite de sexta-feira, os comissários convocaram Verstappen para depor às 9h30 da manhã de sábado, que compareceu com um representante da equipe Red Bull.

Enquanto aguarda a decisão dos comissários, o Motorsport.com apurou, de fonte direta, que havia um elemento-chave na resolução do caso: a câmera de bordo do carro de Fernando Alonso, estacionada no pitlane próximo ao Mercedes de Hamilton, verificou que Verstappen, de acordo com os envolvidos, realmente mal tocou no carro investigado.

O Alpine espanhol estava estacionado à esquerda, mais perto da área dos boxes, o primeiro na fila de carros que estavam na Q3, mas não terminaram entre os três primeiros. O de Hamilton, no centro como primeiro classificado, cerca de 10 metros à frente como vocês podem ver na foto abaixo.

Leia também:

Por mais ligeiro que seja o toque, as regras não falam em ser proibido encostar em qualquer peça do carro, mas dizem, no artigo 2.5.1 do Regulamento Desportivo, o seguinte:

"Dentro do Parque Fechado, apenas os oficiais designados podem entrar. Nenhuma operação, verificação, montagem ou reparo é permitida, a menos que seja autorizada pelos próprios oficiais ou pelos regulamentos aplicáveis."

Após horas de investigação, o atual líder do campeonato se livrou de punição esportiva e terá que pagar 50 mil euros. Ao mesmo tempo, viu o principal rival na luta pelo título, Lewis Hamilton, ser punido e ter que largar em último na Sprint de Interlagos

A partir desta imagem, a decisão foi uma tomada com uma qualidade superior e muito mais reveladora do que as gravadas com um celular e do outro lado da pista, na arquibancada do Autódromo José Carlos Pace em Interlagos, por um torcedor cujo vídeo rapidamente se tornou viral.

F1 AO VIVO: Hamilton DERROTA Verstappen na pole da Sprint; TUDO do quali em Interlagos | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #145 - TELEMETRIA: Rico Penteado analisa fim de semana em Interlagos

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton é desclassificado por irregularidade no DRS e larga em último na Sprint de Interlagos
Próximo artigo F1: Com Hamilton em último, veja como ficou o grid da Sprint em Interlagos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil