Últimas notícias

Alonso: surpreso com impacto de ida para Indy 500 nos EUA

Fernando Alonso admite estar impressionado com o impacto que a decisão de disputar as 500 Milhas de Indianápolis teve nos Estados Unidos após passagem pelo país antes de desembarcar na Rússia

Fernando Alonso, McLaren

Fernando Alonso, McLaren

LAT Images

Fernando Alonso press conference
Fernando Alonso talking to an Andretti Autosport engineer
Fernando Alonso with the BorgWarner Trophy
Fernando Alonso in the Honda Performance Development simulator
Fernando Alonso in the Honda Performance Development simulator

Fernando Alonso chocou o paddock da Fórmula 1 ao anunciar que deixaria de disputar o GP de Mônaco para participar pela primeira vez das 500 Milhas de Indianápolis. No final de semana passado, o espanhol esteve em Alabama acompanhando a etapa de Barber da Indy, além de visitar a sede da Andretti em Indianápolis e utilizar o simulador da Honda para se adaptar ao carro da Indy.

O que Alonso não esperava, entretanto, era a dimensão que a decisão dele teria nos Estados Unidos e se mostrou surpreso com o tamanho da recepção que teve enquanto em terras norte-americanas.

"Andando no aeroporto em Indianápolis e em Chicago fui parado por muita gente, que vinha me cumprimentar e me desejar boa sorte. Eu meio que me senti na Espanha por alguns momentos", disse. "Uma mudança muito grande na minha ida aos EUA com essa corrida."

"Vi que a audiência da corrida na TV já é prevista para ser 50% maior, um impacto maior do que eu imaginava no início. Como eu disse, as maiores surpresas do final de semana ou dos últimos cinco dias foram o impacto da notícia e ver quantas pessoas me reconheceram neste período", afirmou.

"Eu costumava andar no país tranquilamente, costumava passar minhas férias nos EUA - ninguém me reconhecia e tinha certa privacidade. No entanto, não foi assim nos aeroportos pelo quais passei, pelo menos."

Alonso admitiu ainda que tem muito a aprender após acompanhar de perto a prova da Indy em Barber.

"Tudo é diferente aqui. O paddock, as pessoas, os fãs ao redor do carro, de você, o modo como você interage com a equipe, com os adversários e o briefing dos pilotos. Fui convidado para a reunião e vi coisas que são definitivamente diferentes do que temos na F1", acrescentou o espanhol, que comentou também sobre o trabalho no simulador.

"Estive no simulador por três ou quatro horas. Claro que o carro de verdade será muito diferente, pois no simulador é muito fácil ir a 370km/h e não aliviar nas curvas, pois nada vai acontecer. O carro real será mais difícil, mas pelo menos tive a chance de ver o carro, de ter uma ideia do esforço necessário nas curvas", ponderou.

Alonso também destacou que a ida para a Indy 500 renovou a mente dele, o que trará benefícios quando ele retornar à F1.

"Creio que será de uma ajuda valiosa no sentido de aprender algo novo, o que te obriga a começar tudo de novo, mentalmente falando. De certa forma, você é um novato, então precisa aprender coisas e estar aberto ao que os engenheiros dizem, precisa pegar as técnicas de pilotagem no simulador", ressaltou.

Por fim, o espanhol destacou o primeiro contato com o chefe da equipe que representará na Indy 500, Michael Andretti. O dirigente será o responsável pela estratégia do carro de Alonso durante a prova, mantendo contato constante com o bicampeão da F1 via rádio.

"Ele foi muito receptivo, recebeu a gente de maneira calorosa desde o primeiro dia, organizou um churrasco para nós. Ele será o responsável pela estratégia do meu carro. Conversei bastante com ele a cada oportunidade que tive nestes dias, ele tem sido parte fundamental deste projeto até agora", completou.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Escudo divide pilotos sobre melhor tipo de proteção
Próximo artigo Pérez: motor Mercedes só não perde para Honda no momento

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil