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Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

ANÁLISE: A Red Bull realmente teve o melhor carro em 2018?

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ANÁLISE: A Red Bull realmente teve o melhor carro em 2018?
Por:
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Co-autor: Matthew Somerfield
30 de dez de 2018 12:40

O RB14 continuou a trazer o DNA dos carros anteriormente bem-sucedidos da Red Bull, pois seguiu com a mesma filosofia de chassi vencedora, fazendo apenas alterações para cumprir os regulamentos vigentes.

A crença da Red Bull em sua capacidade de criar o melhor carro muitas vezes levou a críticas de sua fornecedora de motores, a Renault, que tem tido dificuldades em comparação com os rivais sob os regulamentos híbridos.

Esta temporada pode ser vista como um ano de transição para a Red Bull, uma vez que mudará para a Honda em 2019, uma decisão que se espera que realmente coloque a equipe de vez na batalha a três pelo título.

Galeria
Lista

Red Bull Racing RB14 suspensão dianteira e detalhe aerodinâmico

Red Bull Racing RB14 suspensão dianteira e detalhe aerodinâmico
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Uma visão aproximada dos bargeboards e dos turning vanes abaixo do bico mostra como eles estiveram conectados juntamente para melhorar a rigidez.

Halo no Red Bull Racing RB14

Halo no Red Bull Racing RB14
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Red Bull foi a única equipe a manter uma versão simplificada do halo, optando por não usar aletas e outras parafernálias nesta área.

Caranagem no Red Bull Racing RB14

Caranagem no Red Bull Racing RB14
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Esta imagem mostra o quão longe está a entrada do sidepod do RB14, o que é possível devido à carroceria suspensa vista acima e abaixo.

Red Bull Racing RB14 retrovisor

Red Bull Racing RB14 retrovisor
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Uma bela vista dos espelhos de duas peças que a equipe apresentou durante a temporada, inspirando-se na Ferrari.

Retrovisor no Red Bull Racing RB14

Retrovisor no Red Bull Racing RB14
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Uma vista traseira da montagem do espelho mostra o quanto ficou disponível aerodinamicamente falando quando o espelho foi considerado como duas partes separadas.

Red Bull Racing RB14 detalhe dianteiro

Red Bull Racing RB14 detalhe dianteiro
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Foto de: Giorgio Piola

Os mecânicos fazem ajustes na suspensão dianteira da RB14, e também observam que as equipes usam as molas belleville para "levantar" seu amortecedor.

Red Bull Racing RB14 detalhe suspensão dianteira

Red Bull Racing RB14 detalhe suspensão dianteira
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Em comparação, aqui está uma foto do RB14 nos estágios iniciais da temporada, quando a equipe usou um amortecedor hidráulico.

Red Bull Racing RB14 cubo de roda traseira

Red Bull Racing RB14 cubo de roda traseira
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O tambor do freio traseiro do RB14 foi tratado com uma superfície resistente ao calor, para que a relação entre ele e o aro da roda traseira fosse otimizada.

Red Bull Racing RB14 bargeboards

Red Bull Racing RB14 bargeboards
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Uma excelente vista lateral dos bargeboards e defletores laterais do RB14.

Red Bull Racing RB14 entrada de ar

Red Bull Racing RB14 entrada de ar
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Foto de: Giorgio Piola

Destacado da unidade motriz enquanto a equipe completava um exercício de detecção de falhas, aqui podemos ver a entrada de ar do motor, que é dividida em dois para cada banco de cilindros.

Red Bull RB14 aumentador de pressão

Red Bull RB14 aumentador de pressão
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Foto de: Giorgio Piola

Aqui vemos como a Red Bull dividiu o airbox para alimentar o motor e os resfriadores auxiliares associados.

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
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Uma visão geral de cima do RB14 mostra o quão relativamente simplista a equipe tentou manter seu design.

Pintura aerodinâmica no Red Bull Racing RB14

Pintura aerodinâmica no Red Bull Racing RB14
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Tinta Flo-viz borrifada na parte de baixo do chassi do RB14, palhetas giratórias e bargeboards.

Red Bull Racing RB14 detalhe traseiro

Red Bull Racing RB14 detalhe traseiro
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Foto de: Giorgio Piola

O difusor da RB14 é pulverizado com flo-viz durante os testes de pré-temporada.

Red Bull Racing RB14 asa traseira no GP do Azerbaijão

Red Bull Racing RB14 asa traseira no GP do Azerbaijão
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Foto de: Giorgio Piola

A Red Bull usou uma asa traseira fina para o GP do Azerbaijão, com apenas duas aberturas ao lado.

Red Bull RB14 asa dianteira

Red Bull RB14 asa dianteira
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Foto de: Giorgio Piola

A equipe fez alterações em sua asa dianteira para o GP da Espanha, incorporando uma nova end plate [1] e revisando a forma das extremidades inferiores das end plates [2].

Red Bull RB14 sidepods, GP da Espanha

Red Bull RB14 sidepods, GP da Espanha
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Foto de: Giorgio Piola

A região do bargeboard também sofreu uma reformulação para o GP da Espanha, pois os footplates foram alterados [1], uma aleta de boomerang foi adicionada [2], três peças adicionais foram montadas na borda principal do assoalho, levando a contagem geral para seis, alternando as fendas na borda do piso [4].

Red Bull Racing RB14 sidepods, GP da França

Red Bull Racing RB14 sidepods, GP da França
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Foto de: Giorgio Piola

A equipe também fez algumas adaptações para os bargeboards do RB14 para o GP da França, alterando a forma e o número de serrilhas e flaps em cima da plataforma (com setas).

Red Bull Racing RB14 asa dianteira, GP da Grã-Bretanha

Red Bull Racing RB14 asa dianteira, GP da Grã-Bretanha
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Foto de: Giorgio Piola

Daniel Ricciardo tentou várias opções de flaps de asa dianteira durante o GP da Grã-Bretanha, já que o australiano procurava melhorar o equilíbrio do carro.

Red Bull Racing RB14 comparação de assoalho, GP da Alemanha

Red Bull Racing RB14 comparação de assoalho, GP da Alemanha
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Foto de: Giorgio Piola

No GP da Alemanha, a equipe tinha um novo assoalho disponível, que usava orifícios longos e totalmente fechados (destacados em amarelo) na borda do assoalho. A especificação mais antiga foi inserida para comparação.

Red Bull RB14 asa traseira e monkey seat

Red Bull RB14 asa traseira e monkey seat
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Foto de: Giorgio Piola

Para o GP da Hungria, a equipe optou por uma configuração de extremo alto downforce, que consistia não apenas em uma asa traseira de ângulo elevado, mas também em uma aleta em forma de cunha (seta azul) e asa T (seta vermelha).

Red Bull Racing RB14 detalhe asa traseira

Red Bull Racing RB14 detalhe asa traseira
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Um close no monkey seat e asa T usados na Hungria.

Red Bull Racing RB14 assoalho posterior

Red Bull Racing RB14 assoalho posterior
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Uma olhada nos furos do piso longitudinal totalmente fechados que correm paralelos à borda do assoalho do RB14.

Red Bull RB14asa traseira, GP da Bélgica

Red Bull RB14asa traseira, GP da Bélgica
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Foto de: Giorgio Piola

Em busca de uma melhor velocidade em linha reta, a equipe optou por essa asa de extrema baixa força aerodinâmica no GP da Bélgica.

Red Bull RB14 asa traseira, GP da Itália

Red Bull RB14 asa traseira, GP da Itália
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Foto de: Giorgio Piola

A Red Bull também adotou uma asa traseira extremamente fina para o GP da Itália, cujas placas finais não continham furos.

Red Bull Racing RB14, GP da Rússia

Red Bull Racing RB14, GP da Rússia
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Foto de: Giorgio Piola

A equipe emendou seu projeto de asa dianteira no GP da Rússia, criando outro elemento de fenda na parte traseira da placa final, a fim de melhorar seu potencial de lavagem.

Red Bull Racing RB14 detalhe asa dianteira

Red Bull Racing RB14 detalhe asa dianteira
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Para comparação, aqui está a asa dianteira da especificação mais antiga.

Red Bull Racing RB14 detalhe difusor traseiro

Red Bull Racing RB14 detalhe difusor traseiro
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Uma visão fantástica do difusor do RB14 no GP da Rússia, um projeto que não apenas apresentava uma seção externa curvada, mas também uma curvatura sutil quando o difusor se arqueava em direção à seção central.

Red Bull Racing RB14 detalhe difusor traseiro

Red Bull Racing RB14 detalhe difusor traseiro
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Para comparação, aqui está o difusor com uma seção central quadrada.

Red Bull Racing RB14 detalhe assoalho

Red Bull Racing RB14 detalhe assoalho
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Um close dos dois orifícios alongados adicionados paralelamente à borda do piso.

Red Bull Racing RB14 assoalho GP do México

Red Bull Racing RB14 assoalho GP do México
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Foto de: Giorgio Piola

A Red Bull testou essa nova configuração no México, após o teste de pista conduzido pela Ferrari no GP dos Estados Unidos. Ambas as equipes estavam avaliando o uso de cascatas verticais para melhorar as fendas longitudinais que eles montavam.

Red Bull Racing RB14 detalhe bargeboard

Red Bull Racing RB14 detalhe bargeboard
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Uma excelente vista da plataforma de bargeboard do RB14, cuja complexidade aumentou substancialmente ao longo do ano.

Red Bull Racing RB14 detalhe bargeboard

Red Bull Racing RB14 detalhe bargeboard
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Um olhar sobre os defletores do sidepod do RB14 no GP do Brasil.

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Autor Giorgio Piola