Recomendado para você

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles
ANÁLISE: Band 'devolve' F1 para Globo após subir sarrafo e levar público mais exigente

ANÁLISE: Band 'devolve' F1 para Globo após subir sarrafo e levar público mais exigente

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE: Band 'devolve' F1 para Globo após subir sarrafo e levar público mais exigente
F1: Bottas visita Cadillac e realiza primeiro teste de assento

F1: Bottas visita Cadillac e realiza primeiro teste de assento

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Bottas visita Cadillac e realiza primeiro teste de assento

ANÁLISE: Band 'devolve' F1 para Globo após subir sarrafo e levar público mais exigente

Emissora 'entrega' categoria para um público que vai exigir muito mais do que viu na própria Globo até o final de 2020

Starting Grid

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Desde 2024 vimos relatos sobre as dificuldades que o Grupo Bandeirantes tinha em cumprir sua parte no contrato com a Liberty Media, no acordo das transmissões da Fórmula 1. Após apuração, descobriu-se quer não era algo ligado a atrasos de pagamentos, mas na forma que eles aconteciam, o que desagradou os detentores dos direitos comerciais do esporte.

Leia também:

Muito por conta disso, a partir de 2026 a maior categoria do automobilismo mundial terá uma casa nova, mas já conhecida. A Rede Globo voltará às transmissões após cinco temporadas em que a F1 esteve na emissora da família Saad. Sabe-se que o valor acordado era menor que de outros 'concorrentes', como a Record, com a Liberty Media apostando no maior alcance de sua antiga cliente.

A Band foi recebida de braços abertos pelos fãs de F1 em 2021, muito por cumprir algo que os fãs sempre pediram: uma transmissão diferente e mais completa do que a Globo vinha mostrando, mesmo se utilizando da grande maioria de ex-profissionais da emissora carioca para isso. O espaço disponível na grade favoreceu esse contexto também.

Após a temporada de 2020, o consenso era que faltava mais espaço para a F1 na TV aberta. Os treinos classificatórios, que antes eram transmitidos na íntegra em todos os GPs, foram reduzidos para o Q3 e depois para a sua completa não exibição. O pódio, um dos momentos mais solenes da transmissão, não eram mais mostrados, assim como um acompanhamento pós-corrida.

Outras reclamações dos fãs eram sobre a cobertura em si, sem um grande espaço para o pré-corrida ou de matérias entre etapas. Na Globo, era garantido um espaço no Jornal Nacional no sábado para falar do quali, e uma matéria no Fantástico para noticiar como foi a corrida.

A Band chegou com a incumbência de satisfazer os fãs ‘hardcore’, com pelo menos meia-hora de pré-corrida, um espaço além pódio, e também destaques espalhados em toda a programação de sua grade. Além disso, o online se viu beneficiado, com as transmissões ao vivo e gratuitas da F1 no site da Band e no app Band Play.

Outro ganho dos fãs foram as principais categorias de acesso à F1. É bom recordar que a F2 chegou a ter transmissões apenas pelo YouTube e em inglês para os fãs brasileiros acompanharem o que acontece entre aqueles que almejam uma vaga na F1 algum dia.

O ‘pacote Band’ incluiu transmissões da F2 e F3 e F1 Academy, coincidindo também com momentos áureos dos brasileiros, incluindo os títulos de Felipe Drugovich na F2 e os de Gabriel Bortoleto na F3 e F2.

Nesta segunda-feira a Globo oficializou as 15 corridas que transmitirá na TV aberta, o que por si só deve facilmente bater em alcance as 24 que a Band transmitia. O Sportv será um organismo com vida própria, fazendo a cobertura mais completa para o fã e sempre com equipe dedicada. 

Após cinco temporadas, apesar de parecer pouco tempo, a Globo vai readquirir um produto diferente, não na sua essência, mas nos costumes do seu público, que terá que migrar de canal.

Qualquer medida que não leve a esse ‘novo normal’ fará com que o fã entenda como um retrocesso, o que pode atrapalhar qualquer percepção de valor feito pela Globo, mesmo sabendo da capacidade de cobertura de grandes eventos que a emissora tem.

Os 2 MAIORES DESAFIOS de DIOGO MOREIRA na MotoGP! Nosso ENCONTRO com AGOSTINI | KTM, Coldenhoff e +

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Bottas visita Cadillac e realiza primeiro teste de assento

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros