Últimas notícias

ANÁLISE: Como Mazepin pode mexer com mercado de pilotos da F1 para 2021 (e além)

O bilionário russo Dmitry Mazepin, pai do piloto da F2, quer ver o filho na principal categoria do automobilismo mundial já no próximo ano

Nikita Mazepin, Hitech Grand Prix celebrates on the podium

Nikita Mazepin, Hitech Grand Prix celebrates on the podium

Mark Sutton / Motorsport Images

Com o grid da Fórmula 1 começando a se fechar para 2021, uma notícia chama a atenção pelo impacto que ela pode ter no mercado de pilotos: segundo diversas fontes, houve uma reunião durante o GP da Rússia entre Helmut Marko, consultor da Red Bull, Dmitry Mazepin, pai de Nikita Mazepin, piloto da Fórmula 2 e Oliver Oakes.

Este último é um ex-piloto da Academia da Red Bull que, após abandonar seu sonho de chegar à F1, formou uma reputação sólida no mundo das categorias de acesso, comandando a Hitech, equipe que compete na F2 e na F3 e comprada há alguns anos por Mazepin para apoiar a carreira de seu filho.

Leia também:

Inicialmente, o paddock assumiu que o tema do encontro seria o planejamento dos pilotos da Academia para 2021, já que a Hitech tem dois nomes desse grupo na F3: Liam Lawson e Dennis Hauger.

Mas, após o anúncio da saída da Honda após o final da temporada 2021 da F1, a reunião pode ter adquirido outros contornos.

A chegada de Yuki Tsunoda na AlphaTauri em 2021 pode ter ficado mais distante depois das últimas notícias. O japonês precisa apenas de alguns pontos para completar sua superlicença, viabilizando seu passo adiante para a F1, precisando apenas terminar entre os cinco primeiros na F2 em 2020.

No momento, Tsunoda é o terceiro do campeonato, sendo que faltam apenas as rodadas no Bahrein para finalizar a temporada.

Mas o adeus da Honda ao final de 2021 pode ter mudado muito esse cenário, já que Red Bull e AlphaTauri têm agora a obrigação de correr atrás de uma nova montadora. Neste contexto, a candidatura de Tsunoda parece menos sólida que há um mês, já que os japoneses não são mais uma parte estratégica para os programa.

Agora, Marko tem duas alternativas: confirmar Daniil Kvyat por mais um ano ou sondar o mercado, já que, entre os pilotos da Academia, nenhum além de Tsunoda tem condições de avançar.

E é aqui que pode pesar a candidatura de Mazepin que, com a quinta posição na F2, garantiria os pontos para a superlicença.

No paddock, sabe-se que Mazepin traria um importante apoio econômico, um aspecto que não era considerado anteriormente pela marca austríaca. Mas, em um momento em que o futuro do esporte a motor é uma icógnita, conseguir mais recursos para ajudar a pagar a nova fornecedora de motores não parece uma má ideia.

A estratégia de Mazepin é clara: explorar todas as oportunidades que o mercado oferece no momento, botando na mesa sua proposta antes que decisões sejam tomadas. A primeira opção segue sendo a Haas, mas o russo não descarta nenhuma das alternativas possíveis.

Um assento na F2 estará sempre disponível para ele, obviamente, mas a determinação com que entrou no mercado sugere que seus planos incluem levar o filho à categoria máxima do automobilismo mundial já no próximo ano. Primeiro, como piloto, mas sempre de olho atento à possibilidade de assumir as operações de uma equipe (ou pelo menos de modo parcial), caso apareça uma possibilidade atraente.

AlphaTauri AT01 (Temporada 2020)
AlphaTauri-Honda AT01
Motor: Honda
Combustível: ExxonMobil
Pneus: Pirelli

Pilotos:

10 - Pierre Gasly

26 - Daniil Kvyat

Os detalhes da carta de Chase Carey sobre GP do Brasil e o que falta para o Rio ser confirmado na F1

PODCAST: Kimi Raikkonen, 'apenas' um grande personagem ou um verdadeiro campeão?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Alonso se vê distante do tricampeonato na F1: "Conheço as limitações"
Próximo artigo F1: Red Bull nega que Verstappen tenha cláusula de saída por motor

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil