Análise: Manuseio de volante foi determinante para punição de Vettel

Segundo movimento do volante de Sebastian Vettel depois de recuperar o controle de sua Ferrari para voltar à pista foi fundamental na decisão de puni-lo no GP do Canadá, segundo apurado pelo Motorsport.com

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sebastian Vettel ficou furioso depois de receber uma punição de cinco segundos por ter voltado à pista de maneira insegura e forçado Lewis Hamilton a sair do circuito quando errou na primeira chicane na 48ª volta da corrida de Montreal deste domingo.

O alemão estava convencido de que não fizera nada de errado e disse que não tinha conseguido nada na situação, já que seu carro ficou fora de controle depois de correr pela grama.

Mas, enquanto está claro a partir das imagens a bordo que Vettel estava lutando para recuperar o controle de seu carro depois de passar pela grama, entende-se que a decisão dos comissários foi baseada em ações que Vettel tomou uma vez que ele estava no controle de suas ações novamente.

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Os comissários examinaram as imagens em câmera lenta das ações de Vettel desde o momento em que ele havia recuperado o controle e começou a guiar seu carro e foi percebido que o alemão poderia ter escolhido um caminho diferente daquele que ele pegou.

As imagens claramente capturam Vettel corrigindo um momento de saída de traseira quando ele volta à pista, o que é mostrado por um movimento acentuado do volante para a direita pelo alemão.

Logo depois disso, no entanto, Vettel começa a seguir para a esquerda na direção do circuito - sugerindo que ele estava no controle.

Mas um momento depois, em vez de se manter à esquerda, Vettel vira o volante que permite que seu carro vá para a direita, cortando a rota que Hamilton teria tomado se tivesse espaço livre.

O movimento que colocou Vettel no caminho de Hamilton é considerado fundamental para a decisão unânime dos comissários de punir Vettel.

Outra razão que os comissários estabeleceram a decisão veio por uma câmera que não foi transmitida no canal oficial da transmissão, mostrando a cabeça de Vettel olhando nos espelhos onde Hamilton estava durante esses momentos.

As imagens onboard do incidente de Vettel também mostram sua cabeça olhando para os espelhos naquele momento, sugerindo que ele sabia onde Hamilton estava.

Se Vettel mantivesse o carro para a esquerda quando recuperasse o controle, provavelmente haveria espaço suficiente para permitir a passagem de Hamilton à direita, o que faria o caso não ser investigado.

O fato de os dados de telemetria mostrarem que Hamilton teve que frear para evitar a colisão com Vettel mostrou como o piloto da Mercedes foi surpreendido pelas ações de seu rival.

Antes do caso de Vettel, Max Verstappen passou por situação parecida no Japão, quando foi punido com uma penalidade de cinco segundos por uma colisão com Kimi Raikkonen na chicane.

Verstappen passou reto na chicane na primeira volta da corrida e voltou de forma agressiva, empurrando Raikkonen para fora.

Na época, o falecido diretor de corridas, Charlie Whiting, disse: "É necessário que você se junte com segurança e Kimi estava lá. Então, acho que foi bastante simples para os comissários".

Confira as imagens do polêmico GP do Canadá

No sábado, Vettel fez a pole, algo que não conseguia desde o GP da Alemanha em 2018.
Antes da corrida, a Mercedes identificou um vazamento no carro de Hamilton e teve que correr contra o tempo pra colocar o piloto na pista em tempo.
Na largada, os três primeiros mantiveram as posições.
As Renault mostraram força desde o início, brigando com a Red Bull
Lando Norris começou bem a prova com sua McLaren
Mas o carro da McLaren teve um problema na suspensão e o jovem precisou abandonar a prova
Daniel Ricciardo foi um dos destaques da prova
O australiano conseguiu segurar Valteri Bottas por muitas voltas, mesmo com um equipamento inferior
Antes das paradas, os ponteiros se mantinham próximos mas sem ameaças.
Sebastian Vettel parou primeiro e levou vantagem.
Lewis Hamilton parou na sequência
Sebastian Vettel fez algumas voltas rápidas e abriu do inglês
Mas o ritmo de Hamilton foi melhorando e ele colou em Vettel, pressão total.
Vettel errou e escapou da pista, no retorno, espremeu Hamilton contra a parede. Esse foi o lance que definiu a prova, pois os comissários entenderam que o movimento foi errado e puniram o alemão em 5 segundos.
O piloto da Ferrari cruzou a linha de chegada em primeiro, com cerca de 2 segundos de vantagem para Hamilton.
Com a punição de Vettel, Hamilton herdou a vitória.
Hamilton comemorou, mas disse no rádio
O piloto ficou emocionado com a vitória depois dos problemas que teve antes da largada.
E Hamilton valorizou o trabalho de sua equipe em solucionar os problemas do carro.
Vettel estacionou seu carro no lugar errado e sumiu. Quando voltou, foi até o carro de Hamilton e tirou a placa de 1º lugar da frente e substituiu pela de 2º colocado.
Vettel arrastou a placa do vencedor e posicionou no lugar onde deveria estar seu carro.
No pódio, Lewis Hamilton puxou Vettel e colocou o alemão ao seu lado no degrau mais lado ao seu lado. O alemão ficou sem graça e não sabia se subia ou descia.
Foi provavelmente o pódio mais constrangedor desde a marmelada da Ferrari na Áustria em 2002, com Barrichello e Schumacher.
O Clima no pódio ficou tenso apesar das tentativas de Hamilton para amenizar as coisas.
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