Análise

ANÁLISE: O que esperar de Carlos Sainz na Ferrari em 2021?

Carlos Sainz finalmente terá sua oportunidade, que também é seu maior desafio, um que Vettel sucumbiu

Charles Leclerc, Ferrari, Carlos Sainz Jr., McLaren and George Russell, Williams Racing in the Press Conference

Charles Leclerc, Ferrari, Carlos Sainz Jr., McLaren and George Russell, Williams Racing in the Press Conference

Simon Galloway / Motorsport Images

A trajetória de Carlos Sainz na Fórmula 1 foi, às vezes, repleta de obstáculos, muito diferente do que pensam alguns, que acreditam que o espanhol entrou na elite do automobilismo apoiado pelo seu sobrenome, com o patrocínio da Red Bull e com o apoio de empresas de seu país.

O filho do bicampeão mundial de rali cresceu como atleta, tendo o pai como modelo e Fernando Alonso como referência, padrões muito altos, mas que, de maneiras diferentes, o inspiraram a continuar a andar com a cabeça erguida, mesmo quando a caminhada se tornou difícil.

Leia também:

Por um momento, parecia que seu sonho de alcançar a F1 estava ficando distante. O dia da confirmação, após testar a Red Bull na pista de Abu Dhabi em novembro de 2014 foi, sem dúvida, o melhor de sua carreira até agora.

Helmut Marko havia dado um voto de confiança a outros colegas da Academia da Red Bull antes dele. Primeiro, Daniil Kvyat, depois, Max Verstappen, que caiu de paraquedas. E é fácil esquecer, mas o espanhol se classificou em oitavo em sua estreia na F1, à frente do holandês.

Em sua temporada de estreia, Verstappen criou uma atmosfera de muita tensão na Toro Rosso, resultando em um ambiente muito competitivo, dentro e fora do carro, com ambos tendo pais com experiência no mais alto nível competitivo do automobilismo.

A saída de Sainz das asas da Red Bull era compreensível. Já que não seria promovido à equipe principal de seus chefes, o caminho para continuar subindo a escada da F1 teria que ser outro. Seu próximo passo foi a Renault, mas a contratação de Daniel Ricciardo pela equipe francesa complicou seu futuro.

Sem a aposentadoria de Alonso no final de 2018, talvez Sainz tivesse dificuldades para encontrar uma boa vaga para 2019. A decisão de seu compatriota, indiretamente, deu a Sainz o impulso mais importante de sua carreira.

O piloto chegará à Ferrari para disputar sua sétima temporada na F1. E é curioso que seu caminho é semelhante ao de Alonso: da equipe de Faenza, que primeiro se chamava Minardi e, posteriormente, Toro Rosso, foi para a Renault e seguiu para a McLaren, antes de chegar à Ferrari.

No entanto, eles chegam em condições muito diferentes. Alonso chegou bicampeão e, na Ferrari, vinha com a expectativa de aumentar seu número de títulos. Embora Felipe Massa já fosse piloto da casa e tivesse chegado perto do título, ele voltou em 2010 buscando retomar sua carreira após o acidente na Hungria no ano anterior.

Veja imagens da trajetória de Carlos Sainz na F1

Carlos Sainz Jr., Toro Rosso

Carlos Sainz Jr., Toro Rosso

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso y Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso

Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso y Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso

Foto de: XPB Images

Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso

Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso

Foto de: XPB Images

Carlos Sainz, Scuderia Toro Rosso

Carlos Sainz, Scuderia Toro Rosso

Foto de: XPB Images

Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso y Marco Matassa, Scuderia Toro Rosso

Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso y Marco Matassa, Scuderia Toro Rosso

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR12, pasa el coche chocado de Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12

Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR12, pasa el coche chocado de Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team

Foto de: Renault F1

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team, Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team,

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team, Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team,

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team RS17

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team RS17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren, Carlos Sainz Jr., McLaren

Lando Norris, McLaren, Carlos Sainz Jr., McLaren

Foto de: McLaren

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

Foto de: Erik Junius

Podio: tercer lugar Carlos Sainz Jr, McLaren celebra con el trofeo

Podio: tercer lugar Carlos Sainz Jr, McLaren celebra con el trofeo

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Lando Norris, McLaren MCL34

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Lando Norris, McLaren MCL34

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1, y Carlos Sainz Jr., McLaren, en la conferencia de prensa

Daniel Ricciardo, Renault F1, y Carlos Sainz Jr., McLaren, en la conferencia de prensa

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren

Carlos Sainz Jr., McLaren

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Carlos Sainz Jr., McLaren

Carlos Sainz Jr., McLaren

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

19

Com isso, Alonso já chegou como o número um e seu status na Scuderia nunca foi questionado.

Sainz chegará à Ferrari depois de Charles Leclerc ter completado duas temporadas em Maranello, continuando sua consolidação, dependendo dos resultados apresentados e do quão competitivo o SF1000 será.

Sergio Pérez me disse na entrevista que fizemos essa semana para o Motorsport.com que as equipes tem um "molde" do que procuram em um piloto, falando sobre o que a Ferrari poderia esperar do futuro companheiro de equipe de Leclerc.

Da mesma forma, ele observou que a chegada e o desempenho do monegasco em 2019 foram peças fundamentais no divórcio entre Sebastian Vettel e a Ferrari, colocando Leclerc como sua aposta a longo prazo, após renovar seu contrato até o final de 2024 antes mesmo do Natal.

Sim, claro. A relação do alemão com a equipe foi se degradando com o passar da temporada, chegando a um ponto baixo no infame toque em Interlagos. É claro que existem elementos adicionais, mas os mencionados são os mais importantes.

Carregar o logotipo da Ferrari no peito é um privilégio de poucos, talvez o sonho de todos, mas que envolve também entrar em um ambiente mais político do que nas outras equipes. Nada que Sainz não saiba.

Da mesma forma, entrar em uma equipe, que sempre teve o status de protagonista, significa subir para uma outra esfera, onde triunfos são conquistados, derrotas significam crises em potencial, e onde todos os erros passam por escrutínio de todos os tifosi. É preciso ter uma pele grossa.

Exceto pela dupla da Ferrari na maior parte de 1968, formada por Jacky Ickx e Chris Amon, com média de menos de 24 anos de idade, a formação de 2021 será a composição mais jovem da história moderna da equipe italiana na F1, sendo apenas alguns meses mais velhos. Mas ambos terão bem mais corridas que o belga e o neozelandês tinham na época.

Leclerc endureceu no ambiente ferrarista ao longo de 2019, além da extraordinária maturidade que ele tem para uma pessoa de apenas 22 anos, e desfruta de um forte apoio político e da torcida pelo seu desempenho.

Já Sainz percorreu um caminho até chegar a Ferrari marcado pelo crescimento e fortalecimento do piloto, de apenas 25 anos. Agora, sua grande oportunidade chegou, como recompensa de uma excelente primeira temporada com a McLaren combinada com o trabalho de tantos anos.

Em 2021, ele enfrentará seu maior desafio, o mesmo que Vettel, com seus quatro títulos e 53 vitórias, acabou sucumbindo.

Ferrari está próxima de completar 1000 GPs; relembre os carros e pilotos da equipe

1950: Ferrari 125

1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375

1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500

1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625

1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801

1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246

1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P

1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156

1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63

1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158

1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512

1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66

1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312

1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67

1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68

1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69

1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B

1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2

1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73

1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74

1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T

1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2

1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3

1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4

1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5

1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK

1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2

1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B

1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3

1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4

1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85

1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85

1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87

1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C

1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640

1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641

1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642

1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643

1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A

1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT

1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A

1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1

1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B

1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2

1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310

1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B

1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300

1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399

1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000

2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001

2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002

2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA

2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004

2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005

2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1

2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007

2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008

2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60

2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10

2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150

2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012

2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138

2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T

2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T

2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H

2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H

2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H

2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90

2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000

Foto de: motosport.com

Charles Leclerc, Mattia Binotto e Sebastian Vettel
75

VÍDEO: Massa relembra dia em que Kimi 'zoou' Schumacher em evento

PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Renault manda recado para Ricciardo: "Unidade e comprometimento são valores essenciais"
Próximo artigo Entenda por que dupla da Ferrari para 2021 vai na contramão da história da escuderia

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil