Recomendado para você

F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Stock Car
Stock Car
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

Consultor está encerrando seu vínculo com a marca austríaca um ano antes do fim de seu contrato

Max Verstappen, Red Bull Racing, Helmut Marko, Red Bull Racing, Laurent Mekies, Red Bull Racing Team Principal

A possibilidade de o GP de Abu Dhabi ser a última corrida de Helmut Marko como conselheiro da Red Bull na Fórmula 1 já estava se espalhando pelo paddock no circuito de Yas Marina. O caso avançou na segunda-feira (08) em uma reunião com a cúpula da marca em Abu Dhabi, antes de ser oficializada ao público na terça-feira, encerrando uma era de mais de 20 anos.

Leia também:

De acordo com a nota oficial da Red Bull, Marko está se aposentando - o que também é completamente normal aos 82 anos de idade - e Mintzlaff lamenta profundamente, embora na realidade vários fatores tenham desempenhado um papel importante.

Para começar, a matriz austríaca está assumindo mais controle das operações da F1 novamente, algo que, na verdade, está em andamento desde toda a luta pelo poder em torno de Christian Horner. Isso deve trazer calma para as duas equipes da F1 e também pode ser visto em outras áreas.

Por exemplo, a Red Bull também nomeou um novo chefe de relações públicas, transferido da filial austríaca. Nessa função, ele sucede Paul Smith, que teve de deixar o cargo ao mesmo tempo em que Christian Horner.

Mudança de direção e interesses de relações públicas

Alguns eventos recentes desempenharam um papel importante. Em primeiro lugar, eles estão ligados às nomeações de pilotos. Marko, como chefe do programa de treinamento da Red Bull, sempre teve uma voz crucial e, muitas vezes, decisiva nesse aspecto.

Recentemente, o mesmo aconteceu com Arvid Lindblad e Alex Dunne. O primeiro é um produto da Red Bull e, portanto, ainda não era tão problemático - embora houvesse algumas reclamações sobre procedimentos e comunicação -, mas Dunne era supostamente mais problemático.

O irlandês teve sua parceria com a McLaren encerrada quando não se convenceu com o quadro futuro delineado e, em sua opinião, não tinha a perspectiva de um lugar na F1 em breve.

Marko revelou imediatamente no paddock a veículos como o Motorsport.com que Dunne seria uma boa opção para a Red Bull e, em seguida, também quis seguir adiante, assumindo um compromisso com ele. No entanto, a cúpula da marca austríaca não sabia disso e também não levou a proposta adiante, pois estava menos convencida com o piloto de F2 do que Marko. Neste cabo de guerra, derrota para o austríaco.

Tudo isso é explicável, pois Marko tem o domínio sobre esta área há anos. Portanto, é lógico que ele tenha continuado a agir da mesma forma, embora a situação ao seu redor no grupo Red Bull tenha mudado.

Nesse sentido, é revelador que Marko tenha dito no domingo à noite que teria que se sentir "confortável" para continuar. Nesta nova realidade, o alinhamento mútuo não parecia mais tão perfeito quanto antes, tornando este momento inevitável, até certa forma.

Além disso, Marko sempre foi um homem sem papas na língua. Em um mundo da F1 cada vez mais controlado pelas relações públicas, Marko era uma exceção bem-vinda - um cara de tempos antigos, assim como o falecido Niki Lauda. Marko sempre se mostrou acessível no paddock e nunca mediu palavras. Ao contrário dos outros nomes da equipe, ele nunca foi acompanhado por um relações públicas: assim, a Red Bull geralmente só descobria o que ele havia dito quando já estava no ar na imprensa.

Isso foi um alívio para a imprensa e também para uma parte dos fãs, mas não teve a mesma recepção unânime na Red Bull. Isso também veio à tona no Catar, quando Marko cometeu um erro de julgamento ao afirmar que Andrea Kimi Antonelli havia deixado Lando Norris passar.

Max Verstappen enfatizou em Abu Dhabi que, independentemente do que Marko tenha dito, isso ainda não era motivo para "repreender alguém", embora a Red Bull tenha se sentido compelida a pedir desculpas em um comunicado oficial. Com a Red Bull buscando chegar a um ponto maior de consistência, um alinhamento de RP parece ter um papel nesse ponto final.

O que isso significa para o futuro de Max Verstappen?

Por fim, é claro, resta a pergunta sobre o que isso significa para o futuro de Verstappen na Red Bull. Marko pegou o holandês ainda em seus primeiros anos e acelerou o caminho para sua estreia na F1.

Enquanto Toto Wolff e a Mercedes pensaram em colocá-lo por um ano na GP2 enquanto negociavam em 2014, Marko se colocou na dianteira ao oferecer levar Verstappen direto para a Toro Rosso na temporada seguinte.

A lealdade tem sido mútua desde então. Como tal, Verstappen saiu em defesa de Marko em várias ocasiões. Isso foi especialmente verdadeiro durante o GP da Arábia Saudita de 2024, quando Marko quase se tornou uma vítima da luta pelo poder com Christian Horner. "Se Helmut tiver que sair, então eu também sairei", disse Verstappen.

A última frase talvez deixe implícito que as notícias desta semana possam ter implicações para Verstappen, embora as fontes internas revelem que a realidade é um pouco mais sutil.

Tanto a parte austríaca da empresa quanto o lado tailandês reiteraram seu compromisso total com Verstappen à luz dos eventos recentes - o que não é surpreendente, dada a importância do holandês para os resultados da Red Bull na pista.

O próprio Verstappen revelou no domingo que está feliz com a atmosfera atual da equipe. Ele até acrescentou que se sente melhor em Abu Dhabi agora do que há 12 meses, apesar de ter sido campeão mundial naquela época e não agora.

Verstappen, no entanto, já sentia que as coisas estavam dando errado na Red Bull, e é por isso que o grupo, com Laurent Mekies e Mintzlaff, quer pregar a calma acima de tudo.

Para Verstappen, tudo ainda depende de duas coisas: o desempenho em 2026 e o que ele achar do novo regulamento. Se o desempenho ficar aquém do esperado, ele procurará uma nova casa. Se ele não gostar das novas regras da F1, então - como ele só tem reiterado nas últimas semanas - ele pode até mesmo buscar refúgio fora da categoria.

Portanto, tudo ainda depende do cenário esportivo, como seu empresário Raymond Vermeulen também explicou recentemente. Ele não mencionou 2026 como um ano importante para o futuro de longo prazo de Verstappen para nada.

Deve-se mencionar aqui que é importante para a Red Bull o fato de a tão discutida cláusula Marko ter se tornado inofensiva no contrato de Verstappen no ano passado por meio de uma "carta de acompanhamento" - do ponto de vista da Red Bull.

Como em qualquer contrato da F1, é claro que ainda há cláusulas de desempenho, portanto tudo dependerá da competitividade da Red Bull na nova era da F1 - incluindo seu próprio motor em parceria com a Ford.

Em conclusão, ainda não está claro exatamente como a Red Bull pretende montar a estrutura sem Marko e quem será o responsável pela Academia a partir de 2026. Não se pode descartar o fato de que algumas coisas mudarão na Red Bull em termos de divisão de tarefas, para que uma estrutura de liderança se torne sustentável a longo prazo.

Pelo menos por enquanto, o impressionante histórico de Marko permanece, com oito títulos de pilotos, seis de construtores e 130 vitórias durante seu tempo na Red Bull - e com Sebastian Vettel e Max Verstappen como os expoentes mais bem-sucedidos da trajetória da equipe taurina.

Os 2 MAIORES DESAFIOS de DIOGO MOREIRA na MotoGP! Nosso ENCONTRO com AGOSTINI | KTM, Coldenhoff e +

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Próximo artigo F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros