Comentários

Análise: Será o fim da era das fortes duplas na mesma equipe na F1?

Derrota de Sebastian Vettel na Ferrari no ano passado por Charles Leclerc pode ter sido a última combinação de pilotos alfa na mesma equipe por algum tempo

fans with Sebastian Vettel, Ferrari and Charles Leclerc, Ferrari masks

fans with Sebastian Vettel, Ferrari and Charles Leclerc, Ferrari masks

Mark Sutton / Motorsport Images

O que constitui um piloto alfa em uma equipe de Fórmula 1? Como na natureza, é o indivíduo que mostra a maior força. A chave para um indivíduo permanecer no topo não é apenas derrotar o rival (companheiro de equipe), mas também forjar fortes alianças no pelotão (o time).

Quando se trata das três grandes equipes na F1 para 2021, os alfas devem ser: Lewis Hamilton na Mercedes, Max Verstappen na Red Bull e Charles Leclerc na Ferrari. A menos que haja mais mudanças pela frente, os adversários de seus tronos serão Valtteri Bottas, Alexander Albon e Carlos Sainz, respectivamente.

Leia também:

Falando sobre o novo garoto da Ferrari primeiro, fiquei mais do que um pouco intrigado com o que o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, tinha a dizer sobre o assunto na entrevista coletiva. Antes de tudo, ele discutiu o motivo da saída de Vettel - que parece que o alemão não gostou da ideia de um papel de número dois - e depois passou para o que estava por trás da assinatura de Sainz.

"Nas últimas semanas, o mundo mudou, não apenas do ponto de vista econômico, mas também do ponto de vista técnico e esportivo", disse Binotto. “Existem desafios à frente e obstáculos que serão difíceis. Estamos lançando as bases para o nosso futuro. Queremos ter uma perspectiva específica. Discutimos com Sebastian e descobrimos que não compartilhamos dos mesmos objetivos - de curto ou longo prazo.”

“Sainz é um ótimo complemento. Ele é muito inteligente, muito jovem. Mas ele participou de cinco temporadas no passado, ele é um piloto forte e confiável, que conquistou muitos pontos no campeonato, e acredito que para nós ele é um ótimo piloto para se juntar ao puro talento de Charles, para que ele possa crescer e vencer."

Eu li a última linha de duas maneiras. Do jeito que eu tenho certeza, Binotto está dizendo que Sainz pode crescer e vencer com a equipe e, é claro, eles o contrataram para ter sucesso, pois a Ferrari persegue o Campeonato de Construtores depois de uma era tão dominante da Mercedes.

Mas você também não entendeu que Carlos é "confiável" e pontuador, deve estar "emparelhado com o puro talento" de Leclerc? Então, talvez seja Charles que "possa crescer e vencer" (campeonatos)?

Acredito muito nas habilidades de Sainz. Ele é rápido, com um ótimo histórico de classificação contra aqueles com os quais competiu na Toro Rosso - incluindo Verstappen. Ele é consistente e acumulou 267 pontos em 102 corridas. Ele foi o melhor do resto no ano passado e merece totalmente sua chance em um grande time. Fiquei um pouco decepcionado em sua temporada na Renault, mas sinto que ele se recuperou muito bem com a McLaren em 2019. Para a Ferrari, ele foi uma escolha óbvia para 2021.

Mas não vamos esquecer uma coisa: quando esta temporada começar, Vettel será o ex-alfa ferido na Ferrari. Como ele lutará quando voltarmos às pistas? Ele vai tentar de ser o melhor? Pensando em sua selvageria Multi-21, ele está preparado para jogar o jogo de equipe?

Em 2021, não vejo nenhum confronto alfa imediato, além do fluxo e refluxo natural dos poderes dos pilotos. Hamilton é o mais velho em termos de idade, mas mostrou poucos sinais de fraqueza para Bottas. É preciso um grande salto para Albon chegar ao nível de Verstappen - e, como sempre na Red Bull Racing, ele está apenas a uma sequência de corridas ruins longe de ser demitido...

Se Leclerc atuar na Ferrari como você esperaria, e entrar em seus corações como ele fez em Monza no ano passado, será necessário um esforço hercúleo de Sainz para ser algo mais do que o número dois quando chegar. A menos que haja algum colapso de Leclerc inspirado em Vettel.

Você pode ter certeza de que Carlos estará observando isso como um falcão!

VÍDEO: Vettel deu vexame na Ferrari? Alemão foi pior que Alonso?

PODCAST:  Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari confirma que avalia projeto na Indy a partir de 2022
Próximo artigo McLaren considera hipotecar coleção histórica de carros de F1 para arrecadar fundos e sobreviver à crise

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil