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Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: asas dianteiras e bicos da Fórmula 1 em 2019

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Análise técnica: asas dianteiras e bicos da Fórmula 1 em 2019
Por:
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Co-autor: Matthew Somerfield
Traduzido por: Vital Neto
19 de ago de 2019 14:40

Mago do desenho técnico do Motorsport.com, Giorgio Piola compara atualizações das equipes na primeira metade do ano

Depois de metade da temporada 2019 da Fórmula 1, já é possível avaliar as atualizações das equipes ao longo do ano, e algumas delas foram significativas. Para entendermos melhor essas mudanças, o mago do desenho técnico do Motorsport.com, Giorgio Piola, lança seu olhar sobre tudo, a começar pelas asas dianteiras e pelos bicos dos tecnológicos carros do atual campeonato.

Leia também:

O regulamento aerodinâmico de 2019 deu algumas possibilidades para as escuderias, que acabaram focando em duas abordagens aerodinâmicas muito diferentes para projetar as asas e os bicos de seus monopostos. Entenda na galeria abaixo:

Galeria
Lista

Alfa Romeo Racing C38

Alfa Romeo Racing C38
1/15

Foto de: Giorgio Piola

A Alfa Romeo optou por uma solução mais agressiva, adotando o que foi chamado de design leve, uma solução parecida com as usadas pela Ferrari e pela Toro Rosso. Essa asa frontal com menor carga possui uma forma de aba que segue até a base da placa final, que é curvada para fora, oferecendo um caminho diferenciado para o fluxo de ar, que viaja ao redor das rodas frontais.

Ferrari SF90: detalhe da asa usada no Azerbaijão

Ferrari SF90: detalhe da asa usada no Azerbaijão
2/15

Foto de: Giorgio Piola

A interpretação da Ferrari dessa asa frontal ‘leve’ adotou uma forma mais curvilínea, terminando um pouco mais no alto do que a da Alfa Romeo em relação à placa final, que expulsa o ar para fora.

Mercedes-AMG F1 W10

Mercedes-AMG F1 W10
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Foto de: Giorgio Piola

Enquanto isso, times como a Mercedes optaram por um design de maior carga aerodinâmica, chamado de ‘pesado’, com toda a extensão da asa sendo utilizada. Nessa primeira versão que a Mercedes usou na pré-temporada, a placa final acaba dentro da borda, forçando o ar para dentro e para cima, não para as laterais.

Mercedes-AMG F1 W10: nova asa

Mercedes-AMG F1 W10: nova asa
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Foto de: Giorgio Piola

É uma solução que foi rapidamente abandonada, com mudanças feitas não apenas na orientação da placa final, mas na atualização subsequente em que a equipe utilizou um recorte no quarto traseiro superior da placa final. A ideia foi criar um vórtice semelhante ao modelo anterior, mas distribuindo melhor o ar.

Renault R.S.19 vs Alfa Romeo C38

Renault R.S.19 vs Alfa Romeo C38
5/15

Foto de: Giorgio Piola

Incapazes de usar a parafernália aerodinâmica do passado para desviar o ar em torno da roda dianteira, os designers tentaram usar truques menores. No caso de Alfa e Renault, pode-se ver as aletas que desviam o fluxo, mas com efeito menor.

Mercedes W10

Mercedes W10
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Foto de: Giorgio Piola

A equipe continuou a fazer pequenas mudanças na asa dianteira, com novos componentes tendo sido analisados pela FIA. O time teve que fazer ajustes para usar as novidades.

Mercedes AMG F1 W10

Mercedes AMG F1 W10
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Foto de: Giorgio Piola

Um dos pontos de análise foi a parte de cima da lateral da asa. A FIA pediu para a Mercedes suavizar o design, de modo a evitar que as outras equipes usassem soluções ainda mais agressivas.

Mercedes W10

Mercedes W10
8/15

Foto de: Giorgio Piola

O flap superior da asa também foi alterado a pedido da FIA.

McLaren MCL34

McLaren MCL34
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Foto de: Giorgio Piola

A equipe britânica usou uma solução mais 'pesada', mas suavizou o design na Espanha.

Red Bull Racing RB15, asa do GP da Áustria

Red Bull Racing RB15, asa do GP da Áustria
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Foto de: Giorgio Piola

A Red Bull continuou firme com seu conceito de alta pressão aerodinâmica, com uma pequena alteração a partir da França.

Racing Point RP19

Racing Point RP19
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Foto de: Giorgio Piola

No GP da Canadá, a Racing Point diminuiu a superfície para alterar o vórtice do fluxo de ar.

Alfa Romeo C38, GP da Alemanha

Alfa Romeo C38, GP da Alemanha
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Foto de: Giorgio Piola

De forma similar, a Alfa buscou ganhos com o redesenho da parte de fora da asa a partir da etapa da Grã-Bretanha, alterando o design na parte inferior, com a adição de uma ranhura.

Racing Point RP19

Racing Point RP19
13/15

Foto de: Giorgio Piola

A Racing Point também teve uma atualização no Canadá.

Renault F1 Team R.S.19

Renault F1 Team R.S.19
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Foto de: Giorgio Piola

A Renault optou por introduzir uma nova aleta no bico em sua corrida local, na França.

Red Bull Racing RB15

Red Bull Racing RB15
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Foto de: Giorgio Piola

A RBR adotou um caminho diferente, mas também mexeu no seu bico, alterando a 'grade' da entrada de ar.

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Categoria Fórmula 1
Autor Giorgio Piola