Análise técnica de Giorgio Piola
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Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: As novidades dos carros da F1 2021 no Bahrein

Giorgio Piola e Matt Somerfield vão a fundo no acervo de imagens do Motorsport Images para mostrar as pequenas, mas importantes inovações das equipes

Análise técnica: As novidades dos carros da F1 2021 no Bahrein
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Com o início da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein na última sexta-feira (12), chegou também um momento muito aguardado por boa parte dos fãs do esporte a motor, quando as equipes finalmente revelam de fato seus carros novos e as novidades técnicas que trazem para o ano.

É muito comum que os lançamentos dos carros sejam mascarados, com as equipes colocando a pintura do ano em um modelo antigo ou de fato escondendo novidades técnicas, como fez a Mercedes com seu novo assoalho.

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Mas agora com todos na pista, é hora de descobrir os primeiros detalhes dos carros de 2021, com a explicação do mago dos desenhos técnicos da F1, Giorgio Piola, e o banco de imagens do Motorsport Images.

Para acompanhar a galeria, aperte para o lado:

Detalhe do assoalho da Mercedes W12
Detalhe do assoalho da Mercedes W12
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Há muitos detalhes para absorver com o assoalho da Mercedes W12: além de todos os novos adereços em sua borda, vale a pena notar o lábio voltado para cima à frente do pneu traseiro, que também tem uma aba Gurney voltada para baixo, para ajudar a forçar o fluxo de ar ao redor do pneu (seta azul). A parte central foi entalhada significativamente para permitir que o fluxo máximo possível na estrutura em formato de garrafa de refrigerante (seta vermelha).

Foto de: Giorgio Piola

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
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A McLaren obteve muitos dados sobre o desempenho da nova extremidade traseira do MCL35M com os ancinhos de sondagem kiel montados à frente e atrás dos pneus traseiros no início da sessão da manhã.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Detalhe da Red Bull Racing RB16B
Detalhe da Red Bull Racing RB16B
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Tendo mantido o RB16B em segredo até agora, aqui está a importantíssima foto da traseira da Red Bull. Ela seguiu o exemplo da Mercedes em termos do layout da suspensão traseira, com todos os elementos levantados o mais alto e para trás possível para permitir o fluxo por cima do difusor.

Foto de: Giorgio Piola

Detalhe da Aston Martin AMR21
Detalhe da Aston Martin AMR21
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Como comparação, aqui está o arranjo na Aston Martin AMR21, que traz o mesmo layout que a Mercedes usava em 2020. O braço traseiro na parte inferior está localizado mais para trás nesta configuração, já que é inserido na estrutura de colisão e não na embalagem da caixa de câmbio

Foto de: Giorgio Piola

Detalhe da Aston Martin AMR21
Detalhe da Aston Martin AMR21
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O resfriamento do sidepod na Aston Martin AMR21 é feito por duas tomadas, ambas as quais podem ser alteradas com painéis intercambiáveis.

Foto de: Giorgio Piola

Detalhe dos sidepods da Williams FW43B
Detalhe dos sidepods da Williams FW43B
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O defletor lateral da Williams FW43B que - ao contrário do resto do grid - apresenta um arranjo predominantemente vertical, ao invés das venezianas horizontais usadas pelas rivais

Foto de: Giorgio Piola

Detalhe do Red Bull RB16B
Detalhe do Red Bull RB16B
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O RB16B está equipado com uma sonda de kiel entre a roda dianteira e os sidepods, mas observe também as ranhuras em forma de pena na borda superior do bardeboard principal.

Foto de: Giorgio Piola

Detalhe da traseira da Ferrari SF21
Detalhe da traseira da Ferrari SF21
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A Ferrari SF21 é equipada com uma grande sonda de kiel na traseira do carro, visando medir o fluxo do difusor e a onda gerada pelos pneus traseiros. Observe também como elas foram posicionadas em uma angulação diferente para capturar melhor o fluxo.

Foto de: Giorgio Piola

Detalhe do Red Bull RB16B
Detalhe do Red Bull RB16B
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Uma imagem de ângulo mais amplo do RB16B mostra a altura da suspensão traseira e como a equipe está usando uma única montagem no pilar traseiro, como fez nas últimas corridas de 2020, que envolve o escapamento principal e agora com a única válvula de escape mais abaixo.

Foto de: Giorgio Piola

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
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Outro ângulo da McLaren MCL35M com os ancinhos montados em cada lado das rodas traseiras. Observe também como esse ângulo mostra como as venezianas são puxadas para cima.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21
Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21
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A Aston Martin AMR21 vista de cima mostra as novas aletas montadas no topo do assoalho logo à frente do corte. Observe também a nova asa T que a equipe testou durante o shakedown em Silverstone apresenta uma placa final mais curvilínea na parte inferior.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF21
Charles Leclerc, Ferrari SF21
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A Ferrari SF21 completa com uma especificação de assoalho semelhante ao testado pela equipe em Abu Dhabi, em que um conjunto de barbatanas ajudam a direcionar o fluxo de ar ao redor do carro.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Detalhe do assoalho da Aston Martin AMR21
Detalhe do assoalho da Aston Martin AMR21
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Mudanças imediatamente aparentes na Aston Martin AMR21 no Bahrein com um novo assoalho disponível para Sebastian Vettel e Lance Stroll avaliarem.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
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Pintura Flo-viz aplicada na parte inferior da asa dianteira da McLaren MCL35M e os componentes da suspensão enquanto a equipe procura por pistas visuais de como está funcionando a sua aerodinâmica

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Esteban Ocon, Alpine A521
Esteban Ocon, Alpine A521
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Uma visão relativamente desobstruída da extremidade traseira da capa e do aglomerado de bargeboards na Alpine A521.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21
Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21
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Flo-viz aplicado no plano principal da asa traseira da Aston Martin AMR21, mas com ambos sendo verdes, torna mais difícil distingui-lo da pintura.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
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Uma ótima visão de cima para baixo da McLaren MCL35M conforme entra no pitlane, o flo-viz tendo se acomodado na suspensão dianteira e nos dutos de freio dianteiros. A equipe tirará fotos de perto antes de limpá-lo para a próxima saída.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
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Ainda mais flo-viz na McLaren, agora na asa traseira e no difusor

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Detalhe da asa dianteira da Red Bull Racing RB16B
Detalhe da asa dianteira da Red Bull Racing RB16B
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Uma foto em detalhe da placa final da asa dianteira da Red Bull RB16. Como vocês podem notar, ela perdeu um pouco de espaço para a placa inferior.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Detalhe da asa traseira da Red Bull Racing RB16B
Detalhe da asa traseira da Red Bull Racing RB16B
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Na parte traseira do RB16B há muitos detalhes para absorver, embora nem todos sejam novos. Ele ainda tem a saliência da placa final com persianas, enquanto as rodas traseiras ainda têm saliências semelhantes a dissipadores de calor para ajudar a controlar a temperatura dos pneus. O escapamento é envolvido pelo único pilar de montagem da asa traseira, que agora vê o escapamento principal montado no topo da tubulação do wastegate.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Detalhe da asa traseira da Aston Martin AMR21
Detalhe da asa traseira da Aston Martin AMR21
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A foto da parte traseira da Aston Martin AMR21 nos dá uma boa visão do novo design no canto dianteiro da placa final. A fim de alterar o vórtice de ponta gerado pela asa, a equipe reduziu a espessura da placa final, o que, por sua vez, permitiu a instalação de componentes extras

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Detalhe da asa traseira da Red Bull Racing RB16B
Detalhe da asa traseira da Red Bull Racing RB16B
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Outra foto, desta vez do lado de dentro, da saliência da placa final com venezianas do Red Bull RB16B.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Detalhe da traseira da Red Bull Racing RB16B
Detalhe da traseira da Red Bull Racing RB16B
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Um close up da parte central do difusor do Red Bull RB16B, que foi alterado no final da temporada passada e ainda apresenta o tratamento de superfície diferente que foi introduzido. Observe também a carenagem em forma de lágrima na lateral do suporte da caixa de câmbio onde a carenagem de suspensão se conecta, logo atrás daquela outra aleta geradora de fluxo ascendente.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Detalhe dos sidepods da AlphaTauri AT02
Detalhe dos sidepods da AlphaTauri AT02
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Os defletores laterais da AlphaTauri agora apresentam a matriz horizontal de estilo veneziano quase universalmente adotada como um componente central para influenciar o fluxo de ar.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Detalhe da Ferrari SF21
Detalhe da Ferrari SF21
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Em uma olhada através do piso da Ferrari SF21, podemos ver as três abas do assoalho retorcidas no meio do caminho. Observe também que o defletor lateral central, que é novo no carro nesta temporada, também está dividido em dois.

Foto de: Giorgio Piola

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21
Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21
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Flo-viz aplicada na estrutura de impacto traseira da Aston Martin AMR21

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Roy Nissany, Williams FW43B
Roy Nissany, Williams FW43B
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A Williams FW43B com flo-viz aplicado na suspensão traseira, dutos de freio e assoalho

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Roy Nissany, Williams FW43B
Roy Nissany, Williams FW43B
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Mais um ângulo da Williams FW43B com flo-viz aplicado na traseira do carro

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
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Entre a nuvem de poeira levantada pelo MCL35M, podemos ver que a metade inferior direita do duto do freio, que foi afetada pelos novos regulamentos, tem flo-viz pintado.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL35M
Lando Norris, McLaren MCL35M
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A McLaren tinha câmeras adicionais para monitorar a temperatura dos pneus do carro no Bahrein, com as caixas das câmeras na lateral da caixa de ar expandidas para abrigá-los.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Roy Nissany, Williams FW43B
Roy Nissany, Williams FW43B
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Vista lateral do Williams FW43B - observe a adição da aleta acima do braço superior da suspensão dianteira.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21, faz um pit stop
Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21, faz um pit stop
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Outra olhada no novo piso do AMR21 conforme ele é levado de volta para a garagem e também observe o flo-viz no plano principal da asa traseira.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

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