Análise técnica de Giorgio Piola
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Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: As novidades dos carros da F1 2021 no segundo dia de testes no Bahrein

Giorgio Piola e Matt Somerfield vão a fundo no acervo de imagens do Motorsport Images para mostrar as novidades que surgiram no segundo dia da pré-temporada

Análise técnica: As novidades dos carros da F1 2021 no segundo dia de testes no Bahrein

Com o avanço da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, é muito comum que as equipes testem diversas novidades nos seus carros antes de decidir com qual especificação apostarão para a primeira etapa do ano.

Assim, é possível notar algumas pequenas, mas importantes diferenças nos carros de um dia para o outro.

Leia também:

Junte-se a nós para descobrir quais são essas novidades, com a explicação do mago dos desenhos técnicos da F1, Giorgio Piola, e o banco de imagens do Motorsport Images. E se você não acompanhou a primeira parte deste especial, não esqueça de ler depois. Basta clicar aqui.

Para acompanhar a galeria, aperte para o lado:

Detalhe da traseira do Red Bull Racing RB16B

Detalhe da traseira do Red Bull Racing RB16B
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Foto de: Giorgio Piola

Observe o alto ângulo da suspensão traseira do Red Bull RB16B, uma vez que é montada na lateral do suporte da caixa de câmbio, o que abre espaço para o fluxo por cima do difusor. Observe também as estrias angulares dentro do difusor que ajudam a alinhar o fluxo conforme ele se move através dele.

Assoalho da Mercedes AMG F1 W12

Assoalho da Mercedes AMG F1 W12
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Foto de: Giorgio Piola

A solução de assoalho da Mercedes W12 que chamou a atenção no primeiro dia do teste de pré-temporada. Observe o formato da protuberância sobre o difusor e o túnel criado na região em formato de garrafa de refrigerante que a equipe já trouxe no ano passado, mas expandindo a solução para mitigar os problemas enfrentados pelas novas regulamentações.

Detalhe dos bargeboards da AlphaTauri AT02

Detalhe dos bargeboards da AlphaTauri AT02
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Foto de: Giorgio Piola

Uma visão de perto da AlphaTauri AT02 de frente, que mostra como as partes superiores dos bargebords se alinham com as pontas das asas dianteiras e a região do vórtice Y250 (seta vermelha). Também é interessante ver a largura e o escopo que a aleta em formato de orelha de elefante tem (seta azul), enquanto a borda posterior da capa e placa inferior das palhetas giratórias provavelmente criam um efeito em cascata que atrai o fluxo de ar para a placa inferior do bargeboard (seta vermelha )

Detalhe da asa dianteira da Alfa Romeo Racing C41

Detalhe da asa dianteira da Alfa Romeo Racing C41
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Foto de: Giorgio Piola

A Alfa Romeo tem uma nova solução interessante na asa dianteira que apresenta um orifício na plataforma inferior, que permitirá que o fluxo de ar migre para a parte de baixo do conjunto e altere a forma como a asa gera o outwash. É semelhante a uma solução que vimos a AlphaTauri introduzir na temporada passada e será interessante ver se alguma outra equipe seguirá o exemplo nos próximos meses.

Detalhe do assoalho da McLaren MCL35M

Detalhe do assoalho da McLaren MCL35M
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Foto de: Giorgio Piola

A McLaren testou uma nova solução de piso no segundo dia da pré-temporada, que apresenta algumas semelhanças com a configuração de flap em loop que testaram em 2020 em conjunto com um assoalho já com a especificação 2021. O flap instalado no MCL35M é usado para preencher a lacuna entre os duas barras verticais e adicionar mais definição ao fluxo que está sendo empurrado em torno do pneu traseiro.

Assoalho da Alpine A521

Assoalho da Alpine A521
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Foto de: Uncredited

A Alpine experimentou um novo assoalho no segundo dia de testes, que incluiu três travões no limite exterior do assoalho à frente do pneu traseiro. Muito parecido com a configuração aerodinâmica montada no bargeboard, eles parecem ter sido cobertos por uma liga de cromo também.

Valtteri Bottas, Mercedes W12

Valtteri Bottas, Mercedes W12
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O Mercedes W12 com tinta flo-viz aplicada na parte inferior da asa dianteira que a equipe fotografaria ao retornar à garagem enquanto procura por pistas visuais para compreender se o carro está se comportando conforme o esperado.

Detalhe da traseira da McLaren MCL35M

Detalhe da traseira da McLaren MCL35M
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Foto de: Giorgio Piola

Outra vista do strake na seção central do difusor da McLaren MCL35M, que é formada pela extensão da transição do piso.

Detalhe da Ferrari SF21

Detalhe da Ferrari SF21
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Foto de: Giorgio Piola

Uma visão lateral do assoalho da Ferrari SF21, onde podemos notar as três palhetas torcidas no meio do caminho ao longo do assoalho e uma série de aletas na borda à frente do pneu traseiro.

Detalhe da Ferrari SF21

Detalhe da Ferrari SF21
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Foto de: Giorgio Piola

A visão três-quartos da traseira da Ferrari SF21 nos dá mais uma ideia do quão longe os ângulos das palhetas estão no meio do assoalho. Os tubos pitot montados no chão ajudarão a equipe a coletar mais dados sobre o fluxo de ar em direção à região em formato de garrafa de refrigerante e sobre o difusor.

Fernando Alonso, Alpine A521

Fernando Alonso, Alpine A521
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Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Uma visão lateral da Alpine A521 mostra que a equipe já está trabalhando com diferentes configurações de resfriamento, já que a carroceria volumosa atrás da caixa de ar foi reduzida e uma barbatana de tubarão maior foi usada.

Nicholas Latifi, Williams FW43B

Nicholas Latifi, Williams FW43B
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Visão lateral da Williams FW43B mostra a carroceria exagerada do sidepod em formato de rampa.

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

McLaren com uma grade de sonda kiel montada atrás da asa dianteira e à frente do pneu dianteiro para capturar dados sobre o desempenho do fluxo de ar.

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M

Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mais do que apenas um respingo de tinta flo-viz na lateral da McLaren MCL35M. Dá uma impressão geral do que o fluxo de ar está realmente fazendo ao descer para o assoalho e também como o fluxo desce do halo acima da saída de resfriamento elevada.

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT02

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT02
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Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Uma visão traseira da AlphaTauri AT02 não só nos dá uma boa visão do difusor, mas também é bom para observar o uso de uma tubulação de descarga dupla, enquanto a Red Bull mudou para uma única saída.

Nikita Mazepin, Haas VF-21

Nikita Mazepin, Haas VF-21
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Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Bela foto de ação mostrando a traseira da Haas VF-21 e difusor. Mas observe também a asa T, que parece estar se movendo mais do que a equipe possa ter planejado. Ele também estava usando uma saída de resfriamento muito menor hoje

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21
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Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Uma vista de cima para baixo da Aston Martin AMR21 mostra o entalhe no assoalho onde começa o corte diagonal exigido pelos regulamentos.

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C41

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C41
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Observe o equipamento de câmera adicional sendo transportado pela Alfa Romeo C41 nesta imagem, com câmeras de imagem térmica colocadas dentro dos pods na lateral da caixa de ar, que olham para os pneus dianteiros e traseiros e capturam informações de temperatura ao longo de uma volta.

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