Análise técnica de Giorgio Piola
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Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: as soluções de Alpine, Aston Martin e cia no Bahrein

Equipes da França e da Grã-Bretanha são analisadas por Giorgio Piola, que também destaca outros times do grid; confira

Análise técnica: as soluções de Alpine, Aston Martin e cia no Bahrein

No último fim de semana, foi realizada a pré-temporada 2021 da Fórmula 1, com três dias de testes no Bahrein antes da etapa inaugural do campeonato, também em Sakhir, no próximo dia 28 de março. 

O editor recomenda:

Perto do começo do torneio mundial, as equipes da categoria máxima desfilaram diferentes soluções técnicas nas atividades de pista no deserto barenita. Especialista na parte técnica da F1, o jornalista Giorgio Piola, do Motorsport.com, traz os destaques na galeria abaixo:

Clique nas setas das imagens para navegar entre as fotos...

Esteban Ocon, Alpine A521

Esteban Ocon, Alpine A521
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O 'arame' na parte traseira é angulado conforme o rake, de modo a melhor 'analisar' o fluxo de ar saído do difusor e da traseira do carro

Esteban Ocon, Alpine A521

Esteban Ocon, Alpine A521
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Durante uma manhã, a Alpine usou tinta flo-viz no assoalho do carro, que tem novidades para melhor distribuição do fluxo de ar

Fernando Alonso, Alpine A521

Fernando Alonso, Alpine A521
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Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Nessa foto, vê-se o uso de flo-viz no difusor. A tinta serve para avaliar se o fluxo de ar acontece como desejado

Aston Martin AMR21

Aston Martin AMR21
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Foto de: Giorgio Piola

No caso da Aston, a saída de ar traseira é pequena, embora seja mais larga e 'rasa' do que a da Mercedes, sua fornecedora de motores e peças

Haas VF-21, detalhe do difusor

Haas VF-21, detalhe do difusor
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Foto de: Uncredited

O carro de 2021 da Haas tem um novo layout de difusor na parte externa

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB16B

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB16B
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Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A Red Bull usou o 'arame' na região traseira esquerda, a fim de coletar dados sobre fluxo de ar

Pierre Gasly, AlphaTauri AT02

Pierre Gasly, AlphaTauri AT02
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Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A AlphaTauri usou 'arames' atrás da asa dianteira e também na parte traseira do carro, também para coleta de dados sobre fluxo

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C41

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C41
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Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

No caso da Alfa Romeo, a instalação foi pouco convencional, com a preocupação de coletar informações sem interferir tanto no fluxo

Mick Schumacher, Haas VF-21

Mick Schumacher, Haas VF-21
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Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A Haas instalou uma nova asa dianteira em seu carro de 2021 no último dia de testes

Pierre Gasly, AlphaTauri AT02

Pierre Gasly, AlphaTauri AT02
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Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A AlphaTauri usou o flo-viz verde nos flancos do carro, de modo a identificar as correntes de fluxo de ar e comparar com as simulações na fábrica

Ferrari SF21

Ferrari SF21
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Foto de: Uncredited

Um trio de ranhuras no limite do assoalho e do difusor da Ferrari serve para 'encaminhar' o fluxo e diminuir a turbulência no aro

Lando Norris, McLaren MCL35M

Lando Norris, McLaren MCL35M
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Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Assim como as outras equipes, a McLaren também colocou flo-viz no MCL35M, a fim de estudar o fluxo de ar

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB16B

Sergio Pérez, Red Bull Racing RB16B
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Esta foto mostra como a saída de ar traseira da Red Bull é mais alta em comparação às soluções da concorrência, o que 'eleva' todo o conjunto da suspensão de trás do carro de 2021

Ferrari SF21

Ferrari SF21
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Foto de: Giorgio Piola

Já a Ferrari apresenta um design mais baixo e mais 'largo', especialmente na comparação com o modelo anterior

Red Bull Racing RB16B rear detail

Red Bull Racing RB16B rear detail
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Foto de: Giorgio Piola

Na Red Bull, como se pode comparar nesta foto, o conjunto todo é mais compacto

Mercedes W12 rear detail

Mercedes W12 rear detail
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Foto de: Giorgio Piola

No caso da Mercedes, a estrutura é menor e tem formato diferente, como se pode observar

McLaren MCL35M

McLaren MCL35M
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Foto de: Giorgio Piola

Uma olhada no bargeboard e no sidepod da McLaren mostra como a parte inferior da estrutura é maior, a fim de direcionar o fluxo

McLaren MCL35M

McLaren MCL35M
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Foto de: Giorgio Piola

Nesta foto da McLaren, as setas mostram a 'junção' do assoalho com o difusor

Red Bull Racing RB16B

Red Bull Racing RB16B
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Foto de: Uncredited

Nesta foto, a boa iluminação nos permite ver quais peças da parte dianteira da Red Bull são estruturais e quais servem mais para fins aerodinâmicos ou regulatórios

ERRO BÁSICO da Mercedes e previsão de PÓDIOS da McLaren: Rico Penteado analisa pré-temporada da F1

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