Análise

Análise técnica: direcionadores de fluxo da Red Bull

Time austríaco levou novidades para o GP da China após um GP da Austrália abaixo do esperado; confira a análise

Red Bull RB13 Shanghai turning vanes detail

Red Bull RB13 Shanghai turning vanes detail

Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

O desempenho da Red Bull no GP da China foi um pouco melhor do que o visto no GP da Austrália, com Max Verstappen chegando ao terceiro posto após largar em 19º e Daniel Ricciardo terminando em quarto.

Para a prova em Xangai, o time de Milton Keynes levou algumas novidades para tentar recuperar terreno em relação à Ferrari e Mercedes.

Red Bull mechanics at work on Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Mecânicos da Red Bull trabalham no carro de Max Verstappen

Foto: Giorgio Piola

Entende-se que a equipe testou um novo acerto de suspensão traseira na China, tendo feito alterações antes de Melbourne para se adequar à diretiva técnica apresentada por Charlie Whiting - que teve origem após um pedido de esclarecimento sobre a atuação aerodinâmica da suspensão, feito pela Ferrari.

A equipe também apresentou um revisados direcionadores de fluxo (imagem abaixo), com nova base, que conta com uma nova cavidade no elemento principal. A novidade foi introduzida para ampliar o as possibilidades operacionais das superfícies.

Red Bull RB13 Melbourne turning vanes detail
Red Bull RB13 Melbourne turning vanes detail

Photo by: Giorgio Piola


 

Aparentemente, Ricciardo optou por um acerto mais voltado para pista molhada do que Verstappen, já que o australiano admitiu que precisou de alterações no ajuste da asa dianteira no segundo pit stop para obter o desempenho desejado dos pneus dianteiros.

Com uma escolha praticamente imperceptível, ficou a impressão também de que Ricciardo optou por uma asa traseira com um pouco mais de carga aerodinâmica para manter o carro mais 'no chão' nas condições de pista molhada.

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, vai à frente de Max Verstappen, Red Bull Racing RB13

Foto: LAT Images

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Exclusivo: Veja como seria a nova proteção de cockpit da F1
Próximo artigo Williams admite erros estratégicos durante GP da China

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil