Análise técnica de Giorgio Piola
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Análise técnica de Giorgio Piola

Análise Técnica: Ferrari procura respostas sobre downforce

Escuderia admite que carro não evoluiu aerodinamicamente desde o GP da Espanha. Giorgio Piola e Matt Somerfield analisam as últimas tentativas para da equipe em gerar mais downforce

Análise Técnica: Ferrari procura respostas sobre downforce

 

Introduzido no GP da Hungria, a animação acima mostra uma visão diferente da aleta do último GP, na Alemanha.

A aleta se estende para a frente do assoalho e é usada para comprimir o fluxo de ar, melhorando o desempenho do difusor do canal do lado de fora.

Esta área do carro é extremamente sensível, devido à sua proximidade com o pneu traseiro, que se deforma sob a carga e pode ter um impacto dramático de desempenho.

Ferrari SF16-H front nose detail
Foto: Giorgio Piola

A Ferrari realizou testes durante os treinos livres para determinar o quanto sua asa dianteira está flexionando quando está na pista.

Adesivos foram afixados à placa terminal, e foram usados como uma referência para os engenheiros estudarem com as imagens das câmeras que foram colocadas no bico do SF16-H.

Nenhuma parte do carro é infinitamente rígida, mas com testes de carga e deflexão realizados pela FIA, é importante que as equipes entendam como atingir esses limites para testes de estática.

É parte de uma perseguição constante dos engenheiros de conseguir ganhos, mas certamente não se pode ignorar que outras equipes vão tentar chegar aos seus limites também.

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