Análise técnica: o motor Honda que impulsiona a Red Bull às vitórias na F1
O Motorsport.com analisa o layout complexo da unidade de potência que terminou com a seca de vitórias da fabricante japonesa
Red Bull Racing RB15, Honda engine
Giorgio Piola
A evolução da unidade de potência da Honda na Fórmula 1 foi um dos destaques da temporada 2019, na qual a fabricante japonesa voltou aos seus tempos de sucesso impulsionando a Red Bull às vitórias.
Leia também:
Com três triunfos neste ano - sendo a glória no GP da Áustria a primeira vitória da Honda na F1 desde 2006 -, a montadora nipônica também experimentou uma estratégia agressiva de atualizações durante o campeonato.
GALERIA: Como era o mundo na época da última vitória da Honda na F1 antes de 2019
Hamilton era campeão, mas da GP2
Foto de: GP2 Series Media Service
O dólar estava na faixa de R$2,15
Foto de: Divulgacao
Michael Schumacher anunciava sua primeira aposentadoria
Foto de: XPB Images
Fabio Cannavaro era eleito o melhor jogador do mundo daquele ano, após título mundial da Itália
Foto de: Divulgacao
Max Verstappen estava prestes a completar nove anos de idade
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Seu pai, Jos, competia na extinta A1 GP, representando a Holanda
Foto de: XPB Images
“Crash - No Limite” ganhou o Oscar de melhor filme
Foto de: Divulgacao
Max Mosley (à direita) era o presidente da FIA
Foto de: Sutton Motorsport Images
Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ele fundou um banco que pretendia acabar com a pobreza no mundo. Escreveu “O banqueiro dos pobres”
Foto de: Divulgacao
Marc Márquez tinha apenas 13 anos
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Valentino Rossi era “apenas” pentacampeão da principal categoria da motovelocidade, e Nicky Hayden venceu o campeonato daquele ano
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Sony lançou o PlayStation 3, no Japão
Foto de: Divulgacao
Fernando Alonso se tornava bicampeão da F1
Foto de: Eric Gilbert
Plutão deixava de ser um planeta
Foto de: Divulgacao
Bento XVI era o Papa
Foto de: Divulgacao
O São Paulo FC conquistava títulos e foi o campeão brasileiro daquele ano
Foto de: Divulgacao
O Brasil era eliminado pela França, nas quartas de final da Copa de 2006
Foto de: Divulgacao
Jimmie Johnson conquistava seu primeiro título da NASCAR; o primeiro de sete
Foto de: Getty Images
O iPhone ainda não havia sido lançado
Foto de: Divulgacao
O Gol "Bolinha" foi o carro mais vendido, com 16.592 unidades
Foto de: Divulgacao
Assim, a forma com a qual a Red Bull conseguiu 'liberar' o poder da unidade motriz da Honda se uniu aos méritos do desenvolvimento aerodinâmico da equipe austríaca, que tem em Adrian Newey seu grande mago projetista.
Tendo tudo isso em vista, o especialista em desenho técnico do Motorsport.com, o lendário designer italiano Giorgio Piola, destrinchou todos os detalhes do motor Honda que permitiu grandes momentos da Red Bull em 2019. Confira abaixo:
Red Bull Racing RB15, Honda engine
Photo by: Giorgio Piola
Ao longo dos anos, a principal entrada de ar (1) foi usada exclusivamente para o sistema de admissão do motor, mas a Honda permitiu que a peça também fosse utilizada para o resfriamento do radiador.
Ao aninhar parte do sistema de radiadores (2) acima do motor, a equipe pode fabricar os sidepods - onde os radiadores geralmente estão alojados - muito menores.
Mas a entrada também é usada para trazer ar para o compressor (3), que é acionado pela turbina, antes de passar pelo sistema de admissão do motor.
Os pontos (4), (6) e (7) indicam mais entradas, que são redirecionadas através dos sidepods do carro.
Em (8) e (9), existem pontos de resfriamento - embora a Red Bull tenha preferido não comentar qual é a função de (8).
Como o motor de combustão interna é usado como um membro do chassi, ele apresenta pontos de montagem altamente robustos, conforme indicado em (5).
Também equipada pela Honda, a Toro Rosso possui um sistema de admissão um pouco diferente e, embora também possua um radiador "suspenso" no carro acima do motor, a entrada é dividida em três partes distintas para alimentar o compressor e o resfriamento.
GALERIA: Todos os carros e pilotos de Red Bull e Toro Rosso na F1
2005 - Red Bull, David Coulthard
Foto de: Red Bull Racing
2005 - Red Bull, Christian Klien
Foto de: XPB Images
2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi
Foto de: Red Bull Racing
2006 - Toro Rosso, Scott Speed
Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard
Foto de: XPB Images
2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
Foto de: XPB Images
2007 - Toro Rosso, Scott Speed
Foto de: XPB Images
2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
Foto de: Sutton Motorsport Images
2007 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: XPB Images
2007 - Red Bull, David Coulthard
Foto de: XPB Images
2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
Foto de: XPB Images
2008 - Red Bull, David Coulthard
Foto de: XPB Images
2008 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
Foto de: XPB Images
2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
Foto de: XPB Images
2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
Foto de: XPB Images
2009 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: XPB Images
2009 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: XPB Images
2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
Foto de: XPB Images
2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
Foto de: XPB Images
2010 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: XPB Images
2010 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi
Foto de: XPB Images
2011 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: XPB Images
2011 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
Foto de: XPB Images
2012 - Red Bull, Mark Webber
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2012 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: Sutton Motorsport Images
2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
Foto de: XPB Images
2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel
Foto de: XPB Images
2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,
Foto de: XPB Images
2014 - Red Bull, Sebastian Vettel
Foto de: Sutton Motorsport Images
2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo
Foto de: LAT Images
2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.
Foto de: XPB Images
2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo
Foto de: Sutton Motorsport Images
2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.
Foto de: Sutton Motorsport Images
2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo
Foto de: Sutton Motorsport Images
2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia
Foto de: Sutton Motorsport Images
2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly
Foto de: Scuderia Toro Rosso
2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
2019 - Red Bull, Max Verstappen
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
ANÁLISE: Novo carro da Ferrari trouxe elemento nunca visto antes na F1; entenda
Conheça a evolução do bargeboard e entenda porque a F1 se livrou dele para 2022
ANÁLISE: Conheça, em detalhes, a evolução dos volantes da F1, dos anos 1980 até os dias atuais
F1: Calmaria na Red Bull? Jornais apontam momento sólido de Horner na equipe austríaca
F1: Abandono na Austrália impede Verstappen de se aproximar de recorde de Hamilton
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments