Análise técnica de Giorgio Piola
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Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: O que há de novo no carro da Ferrari de 2020

SF1000 é o primeiro carro a ser apresentado fisicamente este ano, de uma equipe que rapidamente se viu suas chances de luta pelo título naufragar na temporada passada

Análise técnica: O que há de novo no carro da Ferrari de 2020
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A Ferrari lançou nesta terça-feira o seu SF1000, carro que deve brigar pelo título de construtores e de pilotos, tendo o desafio de desbancar a hegemonia da Mercedes e de Lewis Hamilton.

Após a divulgação do novo modelo, o mago do design Giorgio Piola e Matthew Somerfield destacaram o que realmente há de novo. Confira na galeria abaixo.

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Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
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Isso é novo: Asas Viking, montadas na lateral da caixa de ar.

Foto de: Ferrari

Ferrari SF1000 - asa dianteira
Ferrari SF1000 - asa dianteira
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O bico foi refinado quando o comparamos com o design introduzido em Singapura na última temporada, com a frente muito mais pronunciada, devido a um novo design. Enquanto isso, as bordas externas do dispositivo também foram remarcadas para maximizar seu papel na geração de carga na frente do carro.

Foto de: Ferrari

Ferrari SF90
Ferrari SF90
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Para comparação, aqui está a solução introduzida pela Ferrari em Singapura na última temporada.

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
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As palhetas giratórias também foram colocadas mais adiante, com quatro elementos, em vez de três. A parte traseira, montada sob o chassi, também apresenta uma extensão da placa para melhorar o relacionamento.

Foto de: Ferrari

Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
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A Ferrari maximizou mais uma vez a altura dos bargeboards, pois, à primeira vista, as três áreas na frente da montagem parecem ser mais altas do que os regulamentos permitiriam.

Foto de: Ferrari

Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
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Esses bargeboards são relativamente convencionais, com várias superfícies e fendas, garantindo que operem bem em vários ângulos, velocidades e condições. Os boomerangs foram otimizados ainda mais, com um elemento mais fino implantado acima da borda principal, enquanto um mais robusto é colocado na parte traseira. Ambos os elementos são contorcidos no ponto mais externo para formar a primeira parte da matriz do defletor, que também é formada por um conjunto de asas em torno da cabeça do eixo do assoalho.

Foto de: Ferrari

Ferrari SF90
Ferrari SF90
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Aqui podemos ver o design do bargeboard do ano passado, que funciona como uma boa comparação ao visualizar a nova configuração.

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
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Por trás disso, encontramos os três principais painéis que compõem o conjunto de defletores, os dois mais à frente dos quais se seguem no padrão recente das equipes, de apêndices em forma de L, enquanto o painel superior foi simplificado e destacado da rampa superior do lado lateral.

Foto de: Ferrari

Red Bull RB15
Red Bull RB15
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Isso segue uma tendência empregada pela Red Bull nas últimas temporadas, o que provavelmente cria um vórtice contra-rotativo ao normalmente encontrado na ponta externa da superfície. Seu uso dessa rampa lateral levou a equipe a fazer mudanças semelhantes em sua geometria geral da carroceria e novamente vê o tamanho geral da entrada enterrada sob a carroceria ainda menor.

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF71H
Ferrari SF71H
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Sobre o espelho de duas peças, a Ferrari se afastou disso nos últimos anos…

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
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No entanto, o SF1000 apresenta um conjunto de haste de espelho complexa e uma configuração de duas peças mais uma vez.

Foto de: Ferrari

Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
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Pela vista lateral, é bem claro que o carro deste ano cresceu mais uma vez, e a equipe o usou como uma maneira de readequar o motor, acessórios e caixa de câmbio para reduzir a largura total da carroceria.

Foto de: Ferrari

Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
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Isso é ainda mais evidenciado pela enorme expansão na parte traseira do assoalho.

Foto de: Ferrari

 

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