Análise técnica: o que há por trás da Alfa Romeo C39
Alfa Romeo havia divulgado anteriormente imagens do C39 em um teste na semana passada; o lançamento oficial do carro na quarta permitiu analisar alguns aspectos do design
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
Luke Smith
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
No ano passado, a Alfa foi pioneira com sua asa dianteira "sem carga", talvez até com a variante mais agressiva do grid. Em 2020, as coisas não mudaram muito.
Entretanto, a mudança notável estão nas aletas principal e secundária, que permitirá um maior fluxo de ar sob a asa dianteira.
Alfa Romeo Racing C38 front wing detail
Photo by: Giorgio Piola
Para comparar, esta é a asa dianteira do ano passado, onde podemos ver uma abordagem mais contundente que a do C39.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
No ano passado, a Alfa já tinha um arranjo de três entradas na frente do carro, para se beneficiar do fluxo de ar capaz de passar através da estrutura.
No entanto, esse ano a equipe parece ter optado mais pelo estilo ao invés do resultado, já que a entrada central agora tem o formato distinto da grade da Alfa Romeo.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
O arranjo do sidepod, dispositivo aerodinâmico que melhora o fluxo de ar entre as rodas dianteiras e traseiras de monopostos, é muito similar ao do ano passado, mas há alterações significativas quando se trata das bargeboards (peças da carroceria localizadas atrás das rodas dianteiras que auxiliam na aerodinâmica do carro), defletores e peças aerodinâmicas associadas. Agora, o C39 possui um arranjo em formato de bumerangue duplo, similar ao visto na Ferrari.
O elemento superior se funde com o novo painel defletor, que tem uma forma diferente do primeiro, e é acompanhado por dois painéis de estilo similar a uma veneziana.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
A Alfa foi uma das primeiras equipes a adotar uma solução de extensão vertical em sua suspensão dianteira, que eleva o braço superior a um local mais desejável do ponto de vista aerodinâmico. No entanto, a equipe deu mais um passo adiante nesse sentido, aumentando substancialmente toda a suspensão dianteira, com o braço inferior agora muito mais próximo do centro da roda.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
Por enquanto, não há sinal das antenas, que se projetavam no painel do carro do ano passado, mas isso não quer dizer que a equipe não tenha algo na manga para uma instalação futura.
Alfa Romeo Racing C38 fins
Photo by: Giorgio Piola
Na imagem acima, você vê as antenas usadas pela Alfa no C38.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
A Alfa seguiu o pioneirismo da Ferrari nesta temporada e passou a adotar uma caixa de ar trapezoidal. No entanto, um grande exaustor também foi colocado na parte de trás para alimentar o sistema de refrigeração e acessórios localizados atrás da unidade de potência.
Alfa Romeo C39 detail
Photo by: Alfa Romeo
A equipe dedicou também uma quantidade considerável de trabalho no contorno da asa traseira do C39, a fim de reduzir o arrasto criado nas pontas da asa. É possível notar como a borda anterior da placa final se distancia da horizontal e se curva em direção ao corte traseiro para atingir o resultado.
Alfa Romeo Racing C38 rear wing detail
Photo by: Giorgio Piola
A Alfa introduziu esse recurso de design da placa traseira no C38, após ver a ideia aplicada no STR38.
Veja as imagens do C39
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