Análise técnica de Giorgio Piola
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Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: Os desenvolvimentos apresentados pela F1 na Turquia

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Análise técnica: Os desenvolvimentos apresentados pela F1 na Turquia
Por:
, Especialista
Co-autor: Matthew Somerfield

Junte-se a nós enquanto investigamos os últimos desenvolvimentos técnicos em exibição no GP da Turquia, no Circuito de Istambul, cortesia de Giorgio Piola.

Apesar de estarmos no final da temporada de 2020 da Fórmula 1, as equipes do grid seguem pensando no próximo ano, principalmente porque os modelos serão mantidos em boa parte.

Giorgio Piola e Matt Somerfield explicam quais são os desenvolvimentos apresentados e como eles podem influenciar nas performances dos carros.

Leia também:

Veja na galeria abaixo:

Detalhe da suspensão do RB16 da Red Bull Racing

Detalhe da suspensão do RB16 da Red Bull Racing
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Foto de: Giorgio Piola

Esta imagem da Red Bull revela a capacidade de ajuste da haste sob a carenagem aerodinâmica

Detalhe do freio dianteiro do AT01 da AlphaTauri

Detalhe do freio dianteiro do AT01 da AlphaTauri
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Foto de: Giorgio Piola

Uma olhada no conjunto de freio dianteiro do Alpha Tauri AT01 antes da instalação do tambor de freio - observe a tampa montada à direita do disco, isso ajudará a direcionar o fluxo de ar cruzando a face do conjunto, uma vez que o tambor foi montado

Detalhe do freio dianteiro do AT01 da AlphaTauri

Detalhe do freio dianteiro do AT01 da AlphaTauri
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Foto de: Giorgio Piola

Aqui está o conjunto do freio dianteiro no AT01 com o tambor de freio instalado, como podemos ver a tampa agora ajuda a formar um duto para que o fluxo de ar seja transportado através do conjunto e para que fora da face da roda também seja direcionado de forma mais eficaz

Detalhe lateral do R.S.20 da Renault

Detalhe lateral do R.S.20 da Renault
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Foto de: Giorgio Piola

Não ter carroceria nos sidepods do Renault RS20 nos permite ver como a eletrônica e os radiadores são embalados. Observe como ter a longarina de impacto superior montado em uma posição inferior abre um caminho para o fluxo de ar entrar na entrada da cápsula lateral. Observe a tela de arame que foi instalada na frente do radiador para evitar que pedaços maiores de resíduos de pneus derretidos possam se prender ao radiador, o que reduziria o desempenho.

Detalhe frontal do MCL35 da McLaren

Detalhe frontal do MCL35 da McLaren
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Foto de: Giorgio Piola

O McLaren MCL35 durante a construção - observe os elementos de suspensão internos expostos, como o amortecedor de elevação, enquanto podemos ver claramente os canais dentro do conjunto do freio que transportam o ar frio da entrada para as pinças do freio

Detalhe do freio dianteiro do MCL35 da McLaren

Detalhe do freio dianteiro do MCL35 da McLaren
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Foto de: Giorgio Piola

A aproximação ao conjunto do freio dianteiro do MCL35 enquanto ainda estava em construção nos mostra como o fluxo de ar é alimentado por dois canais para resfriar o calibrador

Detalhe do freio dianteiro do MCL35 da McLaren

Detalhe do freio dianteiro do MCL35 da McLaren
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Foto de: Giorgio Piola

Uma olhada no conjunto de freio do outro lado com a tubulação de resfriamento da pinça completamente instalada

Detalhe do freio dianteiro do F1 W11 da Mercedes

Detalhe do freio dianteiro do F1 W11 da Mercedes
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Foto de: Giorgio Piola

O detalhe do duto de freio do Mercedes W11 que fica exposto quando o tambor não está instalado - observe o tubo de desvio prata que leva o fluxo de ar capturado pela concha de entrada principal e o ejeta para fora da face da roda

Detalhe do freio dianteiro do F1 W11 da Mercedes

Detalhe do freio dianteiro do F1 W11 da Mercedes
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Foto de: Giorgio Piola

Aqui está a montagem com o tambor de freio instalado, observe como a Mercedes não só tem o grande coletor de ar em forma de L, mas também três pequenos coletores embaixo.

Detalhe do freio dianteiro do SF1000 da Ferrari

Detalhe do freio dianteiro do SF1000 da Ferrari
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Foto de: Giorgio Piola

A Ferrari voltou às especificações do duto de freio com arco usado desde o início da temporada, em vez da mais fechada testada nas últimas corridas

Detalhe do freio dianteiro do C39 da Alfa Romeo Racing

Detalhe do freio dianteiro do C39 da Alfa Romeo Racing
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Foto de: Giorgio Piola

A entrada do freio dianteiro da Alfa Romeo tem alguns recursos interessantes para ajudar a desviar e capturar o fluxo de ar e distribuí-lo para os vários componentes internos, permitindo não apenas manter as coisas frias, mas também agindo como uma ferramenta aerodinâmica

Detalhe da asa dianteira do C39 da Alfa Romeo Racing

Detalhe da asa dianteira do C39 da Alfa Romeo Racing
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Foto de: Giorgio Piola

A Alfa não se afastou do design de asa dianteiro descarregado introduzido em 2019, mas as abas superiores foram desenvolvidas por completo. Observem como ele usa uma pequena seção Gurney na borda posterior da aba atrás do ajustador para realmente definir as duas seções.

Detalhe do difusor do C39 da Alfa Romeo

Detalhe do difusor do C39 da Alfa Romeo
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Foto de: Giorgio Piola

A saída acima da luz de chuva é sempre uma característica digna de nota a se ter em mente, assim como a aba bico de pato acima dela. Enquanto isso, a aba semelhante a uma Gurney abaixo da estrutura de impacto também tem uma ranhura horizontal interessante que só vai até onde a Gurney perfurada abaixo começa a mudar de forma.

Detalhe do difusor do MCL35 da McLaren

Detalhe do difusor do MCL35 da McLaren
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Foto de: Giorgio Piola

O difusor da McLaren ainda é muito diferente de todos os outros na parte central, com a seção da rampa afinando mais firmemente do que todas as outras equipes.

Detalhe do freio traseiro do Red Bull Racing RB16

Detalhe do freio traseiro do Red Bull Racing RB16
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Foto de: Giorgio Piola

A suspensão traseira e conjunto de freio da Red Bull, que, como você notará, tem a entrada na seção vertical que foi introduzida algumas corridas atrás.

Detalhe do RP20 da Racing Point

Detalhe do RP20 da Racing Point
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Foto de: Giorgio Piola

Uma foto interessante aqui, pois mostra como a carroceria do sidepod se encaixa sobre a longarina de impacto lateral. Racing Point é agora a única equipe no grid a ter sua longarina na posição mais alta

Detalhe do freio dianteiro da Williams FW43

Detalhe do freio dianteiro da Williams FW43
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Foto de: Giorgio Piola

O duto do freio dianteiro no Williams FW43 - observe como a seção inferior da cerca do freio é recortada para permitir as barbatanas.

Detalhe do freio traseiro da Williams FW43

Detalhe do freio traseiro da Williams FW43
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Foto de: Giorgio Piola

Na traseira do Williams FW43 podemos ver a entrada que a equipe esculpiu na cerca do freio para que o fluxo de ar seja capturado na abertura de ar entre ele e o pneu

Detalhe dos sidepods do Racing Point RP20

Detalhe dos sidepods do Racing Point RP20
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Foto de: Giorgio Piola

Uma aproximação do painel defletor da Racing Point - a seção veneziana tem uma forma muito específica, a fim de alterar a direção do fluxo de ar conforme ele passa.

Detalhe do assoalho da Racing Point RP20

Detalhe do assoalho da Racing Point RP20
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Foto de: Giorgio Piola

Aqui estão as três barbatanas montadas no centro do assoalho do RP20 e capacitam as aberturas em que residem

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Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP da Turquia
Autor Giorgio Piola