Veja como foi o Tempo Real da primeira tarde da pré-temporada da F1 2022

Acompanhe os principais acontecimentos da pré-temporada da F1 2022 com o Motorsport.com Brasil

A partir das 10h, os carros da Fórmula 1 estarão de volta ao Circuito de Barcelona para a segunda sessão do primeiro dia da pré-temporada de 2022. Pela manhã, a liderança foi de Charles Leclerc, que também liderou no quesito de voltas completadas, fazendo o mesmo número do campeão Max Verstappen.

Leia também:
 

Por: Guilherme Longo

Resumo

Classificação Final

Piloto - Equipe - Tempo - Tipo de pneu - Voltas concluídas
  1. Norris, McLaren, 1m19.568s, C4 - 103 
  2. Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80
  3. Sainz, Ferrari, 1m20.416s, C3 - 67
  4. Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
  5. Hamilton, Mercedes, 1m20.929s, C3 - 50
  6. Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
  7. Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 115
  8. Alonso, Alpine, 1m21.746s, C2 - 121
  9. Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 147
  10. Bottas, Alfa Romeo, 1m22.572s, C3 - 23
  11. Albon, Williams, 1m22.760s, C3 - 66
  12. Schumacher, Haas, 1m22.962s, C3 - 18
  13. Stroll, Aston Martin, 1m23.327s, C2 - 61
  14. Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
  15. Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
  16. Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
Status: Parou
É isso aí pessoal, vamos encerrando por aqui o nosso Tempo Real! Muito obrigado a todos que nos acompanharam nessas quatro horas de atividades! Nos vemos amanhã por aqui e não esqueçam que logo mais tem vídeo no YouTube com uma análise desse primeiro dia em Barcelona. Até mais!

Classificação final

  1. Norris, McLaren, 1m19.568s, C4 - 103 (voltas)
  2. Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80
  3. Sainz, Ferrari, 1m20.416s, C3 - 67
  4. Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
  5. Hamilton, Mercedes, 1m20.929s, C3 - 50
  6. Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
  7. Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 115
  8. Alonso, Alpine, 1m21.746s, C2 - 121
  9. Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 147
  10. Bottas, Alfa Romeo, 1m22.572s, C3 - 23
  11. Albon, Williams, 1m22.760s, C3 - 66
  12. Schumacher, Haas, 1m22.962s, C3 - 18
  13. Stroll, Aston Martin, 1m23.327s, C2 - 61
  14. Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
  15. Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
  16. Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
E deu Lando Norris na ponta ao final do primeiro dia! Claro, na pré-temporada o tempo de volta não é o que mais importa, mas certamente foi um bom primeiro dia para McLaren e Ferrari que não somente andaram rápido como andaram muito, completando mais de 100 voltas cada. Vale o destaque também para a Mercedes, que fecha o top 5 com Russell e Hamilton, que não deu as caras nos minutos finais. Já Verstappen pode ter sido o nono, mas completou o equivalente a 2,5 GPs da Espanha, sendo a maioria com os pneus mais duros

Fim de papo!

Bandeira quadriculada, chega ao fim o primeiro dia da pré-temporada da F1 2022! Após oito horas de atividades de pista em Barcelona, é hora das equipes descansarem porque amanhã tem mais. E fique conosco porque ainda temos a classificação final e uma breve análise!

Problemas na reta final

Parte da carenagem da Haas se solta do carro nesses minutos finais. Aparentemente, sem problemas ou bandeiras amarelas
 
Com as saídas no final de Bottas e Schumacher, Alfa Romeo e Haas finalmente passam da marca de 30 voltas realizadas cada uma nesta quarta-feira. Em comparação, só Max Verstappen fez mais de 150 com a Red Bull até aqui

Voando no final!

Lando Norris abaixa ainda mais sua marca, para 01min19s568, aumentando a vantagem para Leclerc para mais de 0s6

15 minutos para o fim!

E a ação do dia parece estar chegando ao fim. No momento, apenas Stroll, Verstappen, Tsunoda e Sainz na pista

O #1 está de volta à F1!

Desde que a F1 introduziu o sistema de numeração permanente, o #1 não era visto desde Sebastian Vettel na temporada de 2014. Enquanto Rosberg não voltou para defender o título em 2017, Hamilton optou por manter o #44 após os seis títulos conquistados na era híbrida. Mas Max Verstappen quebrou isso ao optar por usar o #1 no carro neste ano. Ficou bonito novamente na Red Bull?

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Enquanto Tsunoda se junta ao grupo dos pilotos com mais de 100 voltas, Verstappen volta à pista para continuar aumentando sua marca de 139

E quem não vai à pista hoje,

fica só olhando...

 
A movimentação na pista começa a aumentar com o fim do dia chegando. Agora temos boa parte dos carros fazendo voltas

30 minutos para o fim!

Veja como está a classificação, agora com Norris na ponta

Piloto - Equipe - Tempo - Tipo de pneu - Voltas concluídas
  1. Norris, McLaren, 1m19.951s, C4 - 87
  2. Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80
  3. Sainz, Ferrari, 1m20.416s, C3 - 57
  4. Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
  5. Hamilton, Mercedes, 1m20.929s, C3 - 50
  6. Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
  7. Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 105
  8. Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 137
  9. Bottas, Alfa Romeo, 1m22.572s, C3 - 23
  10. Alonso, Alpine, 1m22.622s, C2 - 111
  11. Albon, Williams, 1m22.760s, C3 - 61
  12. Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
  13. Stroll, Aston Martin, 1m23.699s, C2 - 50
  14. Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
  15. Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
  16. Schumacher, Haas, 1m26.879s, C2 - 8

Temos um novo líder!

A pouco mais de 30 minutos do fim do dia, Lando Norris passa Leclec e pula para a ponta com 01min19s951, sendo o primeiro a marcar um tempo abaixo de 01min20s!
Lembrando que hoje ainda teremos um vídeo no canal do Motorsport.com no YouTube analisando o primeiro dia de atividades em Barcelona. Se você ainda não é inscrito, clique aqui, se inscreva e ative as notificações para não perder nenhuma novidade!
Relato de Adam Cooper, repórter do Motorsport.com que está em Barcelona:

"O carro de Hamilton está passando por uma mudança na suspensão dianteira - metade da equipe está na frente bloqueando a visão! Na Red Bull, os sidepods de Verstappen estão fora e a equipe trabalha. Ele está fora do carro, mas deve voltar logo".

As redes sociais não perdoam...

O novo bico da Alpine não passou despercebido pelos fãs nas redes sociais...
 
A 50 minutos do fim do dia, essa é a classificação:

  1. Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80 (voltas)
  2. Sainz, Ferrari, 1m20.416s, C3 - 53
  3. Norris, McLaren, 1m20.474s, C3 - 82
  4. Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
  5. Hamilton, Mercedes, 1m21.032s, C3 - 45
  6. Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
  7. Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 93
  8. Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 131
  9. Bottas, Alfa Romeo, 1m22.572s, C3 - 22
  10. Albon, Williams, 1m22.760s, C3 - 53
  11. Alonso, Alpine, 1m23.317s, C3 - 123
  12. Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
  13. Stroll, Aston Martin, 1m23.699s, C2 - 42
  14. Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
  15. Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
  16. Schumacher, Haas, 1m26.879s, C2 - 8

Olho na parte técnica...

Na parte da tarde, a Red Bull trouxe uma adição ao RB18 de Verstappen: uma série de nadadeiras na lateral, veja na seta verde
Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Dobradinha da Ferrari

Carlos Sainz marca 01min20s416 e sobe para a segunda posição, atrás apenas de seu companheiro de Ferrari, Charles Leclerc
Bottas finalmente volta à pista com Alfa Romeo, em busca de aumentar a quilometragem. E já chega melhorando sua marca, para 01min22s572

Falta uma hora!

Chegamos ao fim da terceira hora da sessão da tarde, restando apenas mais uma nesta quarta em Barcelona. Veja como estava a classificação às 12h55, horário de Brasília. Logo trazemos a versão atualizada!
 
Verstappen e Sainz vinham em uma perseguição digna de corrida, com direito a abertura de DRS e tudo, mas ambos tiraram o pé e entraram nos boxes. Outro que quebrou expectativas alheias foi Hamilton, que abriu uma volta rápida fazendo setor roxo, mas tirou o pé logo depois. Inimigos do entretenimento...

Agora quero ouvir vocês!

Nas últimas horas eu apresentei aqui todas as dez pinturas da F1 2022. Agora quero a opinião de vocês! Manda lá no Twitter do Motorsport.com qual é a sua pintura favorita do ano, lembrando que a da Alfa Romeo ainda é temporária!
 
Williams avisa que Albon vai voltar à pista após algum tempo nos boxes. Mesmo com apenas metade das voltas feitas em comparação a Latifi, ele já possui um tempo de volta melhor que o do companheiro de equipe
 

Sai do fundo do grid?

Finalizando a apresentação das dez equipes e suas pinturas, temos a Haas, talvez a que mais aguardava a chegada do novo regulamento. Após um 2021 para esquecer, a equipe americana busca crescer no grid com os mesmos pilotos do ano passado: Mick Schumacher e Nikita Mazepin
Nikita Mazepin, Haas VF-22

Nikita Mazepin, Haas VF-22

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Até o momento, apenas quatro equipes cruzaram a marca de 100 voltas na quarta-feira: Mercedes, Ferrari, Red Bull e Alpine. Na outra ponta, temos Haas e Alfa Romeo, sendo que a última sequer chegou a 20 voltas

Em busca de títulos (no futuro)

Após um decepcionante ano de "estreia", a Aston Martin chega a 2022 com o objetivo de dar a volta por cima após a sétima posição no Mundial de 2021, visando lutar por vitórias e títulos a médio prazo, preferencialmente a partir de 2024
Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Pouca atividade de pista no momento, e os poucos que não estão nos boxes fazem simulações de corrida

Dá para crescer?

A Williams chega a 2022 com a expectativa de aproveitar o novo regulamento para subir na classificação. E a equipe britânica traz para este ano uma pintura bem diferente em comparação com os anos anteriores
Nicholas Latifi, Williams FW44

Nicholas Latifi, Williams FW44

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Enquanto Hamilton entra nos boxes, Verstappen sai novamente à pista. O campeão de 2021 já completou 114 voltas, chegando próximo à distância de 2 GPs da Espanha. Cada prova em Barcelona possui 66 voltas

Ficou no passado?

Nesta quarta em Barcelona rolou uma coletiva de imprensa com chefes de equipe, colocando lado a lado pela primeira vez desde Abu Dhabi Toto Wolff, da Mercedes, e Christian Horner, da Red Bull. Segundo ambos, a final de 2021 está no passado e o foco está em reconstruir o relacionamento. Mas será que isso seguirá vivo até o fim do ano?
 

Vai lutar pelo topo do pelotão do meio?

Após um 2021 com Gasly puxando os resultados da equipe, a AlphaTauri chega a 2022 com a expectativa de que Tsunoda se aproxime do companheiro, ajudando a levar o time italiano mais à frente no Mundial
Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT03

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT03

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Se aproximando do novo companheiro...

Hamilton marca 01min21s022 e se aproxima da casa de 01min20s, ficando a menos de três décimos do tempo feito por Russell pela manhã...

  1. Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80 laps
  2. Norris, McLaren, 1m20.474s, C3 - 68
  3. Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
  4. Hamilton, Mercedes, 1m21.022s, C3 - 30
  5. Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52

Laranja com um azul diferente

Continuando a exibição das pinturas de 2022, temos a McLaren que, apesar de manter a base dos anos anteriores, trouxe algumas mudanças no visual. E aí, aprovada?
Lando Norris, McLaren MCL36

Lando Norris, McLaren MCL36

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

100 voltas para Alonso

O bicampeão é o segundo piloto a cruzar a marca de 100 voltas concluídas nesta quarta. Assim como Verstappen, o espanhol foi escalado pela Alpine para o dia inteiro. Essa notícia deve vir como um alívio para fãs de Alonso e da Alpine, após uma declaração do CEO Laurent Rossi que chamou a atenção, com a Renault focando em performance em vez de confiabilidade no desenvolvimento do novo motor
 

Uma breve análise

Olhando o que temos até aqui, é possível notar como destaques positivos Ferrari, Mercedes e Red Bull. As três equipes, que desde o ano passado eram apontadas como as favoritas em 2022, vêm entregando nos quesitos que importam em uma pré-temporada, em especial o número de voltas concluídas, um bom indicador sobre confiabilidade do motor e desgaste de pneus.
No lado inferior da tabela, chama a atenção a pouca quilometragem de Alfa Romeo e Haas, duas equipes que aguardavam com grandes expectativas a chegada do novo regulamento para darem um salto de performance.
Mas ainda é apenas o primeiro dia de pré-temporada, então precisamos tomar tudo com muita cautela!

Classificação após duas horas:

Os tempos da manhã seguem imbatíveis, com Leclerc, Norris e Russell ainda no top 3. Hamilton é o primeiro entre os pilotos que guiam apenas na parte da tarde

  1. Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80 (voltas)
  2. Norris, McLaren, 1m20.474s, C3 - 66
  3. Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
  4. Hamilton, Mercedes, 1m21.197s, C3 - 25
  5. Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
  6. Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 76
  7. Sainz, Ferrari, 1m22.134s, C2 - 29
  8. Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 113
  9. Albon, Williams, 1m22.938s, C3 - 18
  10. Alonso, Alpine, 1m23.317s, C3 - 97
  11. Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
  12. Stroll, Aston Martin, 1m23.793s, C2 - 20
  13. Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
  14. Bottas, Alfa Romeo, 1m24.981s, C2 - 10
  15. Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
  16. Schumacher, Haas, 1m26.879s, C2 - 8

Faltam 2 horas!

50% da sessão concluída, restam mais duas horas de atividades em Barcelona! Logo mais traremos a versão atualizada da classificação

Já gerou muitos memes...

Na segunda-feira, a Alpine revelou a pintura de seu carro, misturando o azul da marca com o rosa da BWT, sua patrocinadora máster. O A522 já foi apelidado de "Bala 7Belo", "Icegurt", "Chá de revelação" e mais. E aí, aprovado o carro da Alpine?

Fernando Alonso, Alpine A522

Fernando Alonso, Alpine A522

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil