Após adiamento, organizadores do GP do Azerbaijão esperam voltar ao calendário da F1 ainda em 2020

Na semana passada, o GP do Azerbaijão se tornou a mais recente corrida de F1 de 2020 a ser adiada, como resultado do Covid-19, deixando o Canadá como próximo da fila para qualquer anúncio

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Hasan Bratic / Motorsport Images

Os organizadores do GP do Azerbaijão agora estão no limbo, aguardando notícias de uma data alternativa, e estão prontos preparar o local, caso seja possível realizar a corrida em 2020.

Dos oito GPs suspensos até agora, apenas Mônaco declarou formalmente que não buscava uma data de substituição em 2020. No entanto, a Austrália não é considerada uma candidata séria, devido à enorme escala da operação envolvida na preparação de Albert Park para o segundo semestre.

Quatro dos eventos restantes na lista de espera são circuitos permanentes, e dois - Hanói e Baku - são locais temporários nas ruas. Nos dois casos, enfrentam maiores desafios logísticos do que as pistas estabelecidas ao aceitar novas datas, devido ao tempo necessário para a construção de suas instalações.

Leia também:

Foi esse tempo de espera maior que forçou os organizadores a decidir relativamente cedo por um adiamento, antes que qualquer trabalho de preparação tivesse começado.

"Tornou-se um pouco mais claro após a mudança de eventos na Austrália", disse o chefe e promotor de corridas da BCC, Arif Rahimov, ao Motorsport.com.

“Acho que foi bastante devastador para o promotor na Austrália, colocando todo o trabalho e esforço e gastando todo esse tempo e dinheiro para se preparar para o evento, apenas para ser cancelado no último minuto.”

"Essa é uma situação em que eu nunca gostaria de colocar minha própria equipe e realmente senti pena do que eles tiveram que passar. Depois disso, ficou mais claro o rumo que as coisas estavam tomando e, em seguida, vimos mais cancelamentos de eventos globais em todo o mundo, incluindo a Euro 2020, e agora os Jogos Olímpicos. Havia pressão de todos os lados.”

Montar um circuito de rua é uma operação imensa, e Rahimov sabia que era necessário uma decisão antes do início de qualquer trabalho e pagar as contas.

"Tivemos que tomar a decisão agora", diz Rahimov. "Porque certamente não somos um circuito que pode tomar a decisão tarde, porque precisamos configurá-lo e precisamos de um pouco de tempo para fazer isso.”

“Leva de dois a três meses apenas para preparar o circuito. Nem estou falando de todos os aspectos comerciais, os aspectos de entretenimento do espectador, que são mais relacionados a artistas. Essas coisas não podemos fazer no último minuto.”

“Em nosso primeiro plano, planejávamos começar a montar o circuito em 15 de março. Por isso, com a virada dos eventos, decidimos adiar por uma semana, e nessa semana houve muitas idas e vindas entre nós e a F1, governo do Azerbaijão tentando descobrir o que ia acontecer. Passamos por todos os cenários diferentes e depois decidimos parar.”

Embora o evento seja apoiado pelo governo e uma importante ferramenta promocional anual para o país e a cidade, os políticos tinham outras prioridades, mesmo que ainda houvesse uma chance de que isso acontecesse em 7 de junho, obviamente não era certo promovê-lo.

“Tivemos que tomar uma decisão com todos os conselhos do governo, que passaram de conselhos a decretos pelos ministros do gabinete para introduzir as ações preventivas que não nos permitiam sediar uma corrida. Esse foi o ponto final para garantir que precisávamos adiar a corrida.”

Alexander Albon, Toro Rosso STR14

Alexander Albon, Toro Rosso STR14

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

Do lado positivo, por não começar a montar o circuito, Baku evitou a situação em que Albert Park estava, com dinheiro gasto e nada para mostrar.

"De fato sim. Fizemos alguns pedidos, mas essas são as coisas que podemos usar no próximo ano ou em um estágio posterior.”

"Mas todas as despesas que teríamos incorrido, seriam apenas um desperdício, elas não aconteceram. Portanto, não sofremos nenhuma perda financeira direta até agora."

Baku se juntou às outras corridas adiadas à espera de notícias em uma data alternativa. Rahimov diz que há alguma flexibilidade.

"Já tivemos a corrida em abril e junho. O ponto crítico no Azerbaijão, em particular, são as escolas, a temporada escolar. É isso que mais influencia a data da corrida. No entanto, tivemos corridas em abril, quando ainda havia aulas, por isso vimos os dois casos.”

“Provavelmente seria um pouco mais difícil ter uma corrida logo no início da temporada escolar, que é 15 de setembro. No entanto, acho que há muito mais complicações envolvidas na configuração do calendário, por isso estamos tentando oferecer o máximo de flexibilidade possível."

No entanto, isso não se estende à corrida nos meses de inverno.

"A principal preocupação é garantir uma decisão de dois ou três meses, isso é realmente importante.”

"E a segunda parte é que é na estação quente, quando as pessoas não precisam congelar do lado de fora, ou teremos arquibancadas vazias, o que realmente não queremos. Então, nós queremos a corrida antes de outubro.”

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

Rahimov insiste que ainda não foi informado sobre possíveis alternativas: "Não podemos ter a nova data até as coisas ficarem claras, não podemos apenas especular sobre uma nova data.”

"Isso é bastante lógico, e não foi um debate, foi algo que colocamos na mesa e todos concordaram com isso. Não somos apenas nós, acho que eles concordaram com todos os outros promotores cujas corridas foram adiadas, não vamos especular sobre a data, só podemos definir a data em que a situação com o Covid-19 estiver clara.”

“Infelizmente, não há como saber sobre isso. Espero que isso aconteça no verão. É uma questão de quando tudo vai melhorar, se pudermos ver a desaceleração no início de junho, isso é uma coisa, mas se ela permanecer conosco até o final de agosto, definitivamente será uma proibição para a nossa corrida. Não podemos adiar até novembro.”

O Azerbaijão é conhecido por pagar à organização da Fórmula 1 uma das taxas mais altas e, como em todas as corridas, os fundos são transferidos com bastante antecedência.

Na teoria, o que acontece com esse dinheiro no caso de um cancelamento completo depende de quem toma a decisão. No entanto, agora se entende que, nas circunstâncias atuais excepcionais, não se espera que os locais percam sua taxa por uma corrida que não aconteça.

"Acho que será uma grande perda de receita para a F1, infelizmente", diz Rahimov. "Mas é força maior, é algo que está fora do nosso controle. E não é apenas local, é uma força global.”

“Esse tipo de situação é contabilizado na cláusula de força maior do contrato. Nosso governo certamente não perderá dinheiro se a corrida não acontecer. O fato de a corrida não ser realizada estará além do nosso controle.”

O que acontecerá com o dinheiro que já foi pago?

"Se a corrida não está acontecendo, uma opção seria pedir que o dinheiro fosse devolvido às nossas contas, mas outra seria não ter que pagar pelo próximo ano. Há várias coisas que podemos fazer."

Para todas as corridas perdidas completamente em 2020, também há uma complicação legal em potencial a ser superada, a prova perdida conta como parte de um contrato em andamento ou será revertida e um ano a mais ao prazo?

No momento, Rahimov continua comprometido em sediar a corrida até 2020, apesar de admitir que pode ser um evento em escala reduzida, com menos apresentações para fãs. Mesmo permitindo isso, não será fácil sediar a corrida em uma nova data.

“É extremamente complicado, mas acho que há coisas mais complicadas acontecendo no mundo no momento. Este é um dos efeitos colaterais da pandemia. Mas como o mundo inteiro está nessa situação, acho que a expectativa para a corrida será um pouco menor.

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina e Espanha também foram suspensas, com adiamento. No momento, o GP da França é o primeiro da temporada. Mas o multicampeão Valentino Rossi acredita que as etapas de França e Itália dificilmente serão realizadas na data inicial
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
28

VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Memória: Há 27 anos, Senna vencia no Brasil e encontrava Fangio no pódio
Próximo artigo Heroes: Hakkinen conta como foi o dia mais sombrio que teve na F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil