Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1
A última vítima fatal na F1 foi Jules Bianchi, que se chocou contra um trator em 2014 e faleceu meses depois. Seu acidente motivou a criação do halo
Felipe Massa é levado ao hospital após acidente
XPB Images
O ano de 2019 ficará manchado para sempre pela morte de Anthoine Hubert na Fórmula 2, categoria que adota praticamente todos os equipamentos e procedimentos de segurança da Fórmula 1. Além do francês, o esporte a motor teve outras vítimas ao longo do último ano.
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Nos primórdios do automobilismo, assumia-se que a morte era um risco inerente. À medida que essa mentalidade foi mudando, dispositivos e procedimentos foram adotados, o que reduziu muito o número de fatalidades. O Motorsport.com preparou um especial para relembrar a evolução da segurança na F1. Apesar de avançada, ainda não é perfeita. Mas os ganhos foram consideráveis com o passar dos anos, como você confere abaixo:
1950: No início, a segurança não era importante
Foto de: LAT Images
1955: Freios a disco são introduzidos
Foto de: Giorgio Piola
1955: Surge o primeiro carro de motor traseiro
1961: 'Santantônios' são implantados nos carros
Foto de: David Phipps
1963: Roupas a prova de chamas e outras mudanças
Foto de: LAT Images
1963: Bandeiras de sinalização
Foto de: LAT Images
1968: Surgem os capacetes fechados
Foto de: Sutton Motorsport Images
1970: Padronização nas distâncias das cercas e adoção de muros nos boxes
Foto de: LAT Images
1972: Cinto de segurança de seis pontos se torna obrigatório
Foto de: XPB Images
1975: Equipes de resgate presentes nos autódromos
Foto de: XPB Images
1977: Caixa de brita é padronizada
Foto de: Sutton Motorsport Images
1977: A padronização dos capacetes
Foto de: Autocourse
1985: Testes de impacto se tornam obrigatórios
Foto de: Lotus F1 Team
1986: Presença obrigatória de helicóptero de resgate
Foto de: XPB Images
1990: Volantes removíveis
Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: Treinamento obrigatório de resgate
Foto de: LAT Images
1992: Safety car se torna obrigatório
Foto de: LAT Images
O carro de segurança já havia surgido no GP de Portugal de 1984, após a iniciativa de Domingos Piedade, que usou sua influência na Mercedes para inaugurar a novidade. No entanto, sua invenção só se tornou obrigatória em 1992.
1994: Roupas anti-chama para os mecânicos
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1994: Roupas anti-chama para os mecânicos
Foto de: XPB Images
1994: Mortes de Senna e Ratzenberger causam mudanças
Foto de: Sutton Motorsport Images
1996: Altura do cockpit é alterada
Foto de: LAT Images
1996: Altura do cockpit é alterada
Foto de: LAT Images
1999: Rodas são presas por tiras especiais
Foto de: Sutton Motorsport Images
1999: Rodas são presas por tiras especiais
Foto de: XPB Images
1999: Novas áreas de escape com asfalto
Foto de: XPB Images
2001: Bandeira azul para carros lentos
Foto de: Sutton Motorsport Images
2003: A introdução do Hans
Foto de: Sutton Motorsport Images
2003: A introdução do Hans
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
2018: Halo aumenta proteção da cabeça
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
2018: Halo salva a vida de Charles Leclerc
Foto de: FIA
Ouça nossa retrospectiva 2019
O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:
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