Últimas notícias

Após polêmica com Rosberg, FIA revê regras de rádio na F1

Pilotos deverão ir aos pits agora para receber instruções e corrigir problemas de ordem de segurança

Mercedes AMG F1 Team pit gantry

Foto de: Mercedes AMG

Ferrari pit gantry under heavy rain
Ferrari on the pit gantry
Renault Sport F1 Team pit gantry
Ferrari pit gantry in the rain
Sahara Force India F1 Team pit gantry
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Sergio Perez, Sahara Force India F1 walks the circuit with the team
Sergio Perez, Sahara Force India F1 walks the circuit with the team

Após a polêmica mensagem da Mercedes a Nico Rosberg durante o GP da Grã-Bretanha há duas semanas, as equipes da Fórmula 1 tiveram seus limites de comunicação via rádio revistos para o GP da Hungria.

Nico Rosberg perdeu seu segundo lugar em Silverstone com dez segundos de punição em seu tempo de prova quando sua equipe Mercedes violou os limites de rádio, destinados a impedir que os pilotos recebam assistência para a melhora de seu desempenho durante as provas.

No entanto, com os comissários decidindo que o fato de a equipe ter ajudado Rosberg a superar uma falha no carro potencialmente crítica foi ok, gerou-se mal-estar com outros times que alegaram que não puderam falar a seus pilotos sobre problemas de freio iminentes no GP da Áustria.

Além disso, com Rosberg tendo tido apenas dez segundos de penalidade de tempo, abriu-se espaço para as equipes deliberadamente serem punidas no futuro quando sentissem que poderiam perder menos tempo quebrando as regras do que deixando que o piloto resolvesse a questão sozinho.

Por isso, a FIA emitiu novas orientações para as equipes antes da corrida de Hungaroring. De agora em diante, se uma equipe avisar um piloto que há um problema com o carro, deve também instrui-lo a ir ao box para os reparos necessários.

Isso resultará automaticamente em uma penalidade de tempo grande, o que irá desencorajar qualquer equipe de fingir que tem um problema segurança em benefício de seu próprio desempenho.

A FIA em comunicado diz que "qualquer mensagem que indique problemas com o carro deve incluir uma instrução irreversível para entrar nos boxes para corrigir o problema ou para abandonar."

Alterações de configuração

Com a situação de Rosberg em Silverstone girando em torno de alterações de configuração no carro, a FIA tornou agora responsabilidade das equipes mostrar que todas as instruções para corrigir problemas críticos não são para melhorar o desempenho do carro.

"Instruções para selecionar padrões no volante devem ser com o único propósito de evitar a perda de função de um sensor.”

"Será de responsabilidade de toda a equipe fornecer essas instruções para satisfazer o delegado técnico da FIA. Qualquer nova configuração escolhida desta forma não deverá melhorar o desempenho do carro."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Dominadora, Mercedes chega a única pista onde não venceu
Próximo artigo Renault cancela desenvolvimento do carro de 2016

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil