Fórmula 1
03 jul
-
05 jul
Evento encerrado
10 jul
-
12 jul
Evento encerrado
R
GP da Hungria
17 jul
-
19 jul
Próximo evento em
1 dia
31 jul
-
02 ago
Próximo evento em
15 dias
R
GP de 70º aniversário
07 ago
-
09 ago
Próximo evento em
22 dias
28 ago
-
30 ago
Próximo evento em
43 dias
04 set
-
06 set
Próximo evento em
50 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Canceled
25 set
-
27 set
Próximo evento em
71 dias
08 out
-
11 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
-
25 out
Próximo evento em
99 dias
R
GP do México
30 out
-
01 nov
Próximo evento em
106 dias
13 nov
-
15 nov
Próximo evento em
120 dias
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
-
29 nov
Próximo evento em
134 dias

Memória: as ocasiões em que corridas da F1 terminaram com Safety Car

compartilhar
comentários
Memória: as ocasiões em que corridas da F1 terminaram com Safety Car
Por:
18 de abr de 2020 12:09

O fã da F1 tem a sorte de ter a grande maioria das corridas sendo encerradas sem o auxílio do Safety Car. Hoje vamos relembrar as que não tiveram o mesmo destino

No dia 28 de março de 1993, durante o GP do Brasil, o safety car apareceu na pista devido à forte chuva que caia em Interlagos, algumas semanas depois de finalmente ter sido finalmente introduzida oficialmente nas regras da F1.

Suas intervenções se multiplicaram desde então e na galeria abaixo nós revivemos as corridas que terminaram sob o comando do carro de segurança.

Leia também:

Galeria
Lista

GP do Canadá de 1999

GP do Canadá de 1999
1/23

Foto de: LAT Images

A edição de 1999 do GP do Canadá foi marcada por numerosos acidentes. O safety car entrou quatro vezes: primeiro por causa de acidente na largada, depois por Ricardo Zonta (BAR), por Jacques Villeneuve (BAR)...

GP do Canadá de 1999

GP do Canadá de 1999
2/23

Foto de: LAT Images

...e finalmente por Heinz-Harald Frentzen. A quatro voltas do final, o alemão, o segundo na corrida com a Jordan, sofreu uma quebra em um de seus discos de freio, o que o levou à barreira de pneus da primeira chicane. O impacto foi grave e Frentzen, consciente, permaneceu muito tempo em seu cockpit.

GP do Canadá de 1999

GP do Canadá de 1999
3/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

A direção de prova decidiu chamar o Safety Car, mas não houve tempo suficiente para recomeçar a corrida, com a vitória de Mika Hakkinen (McLaren) à frente de Giancarlo Fisichella (Benetton) e Eddie Irvine (Ferrari).

GP da Austrália de 2009

GP da Austrália de 2009
4/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Como Jenson Button caminhando para um sucesso retumbante e previsível, o segundo lugar foi objeto de dura briga entre Sebastian Vettel (Red Bull) e Robert Kubica (BMW Sauber). O polonês, com pneus melhores, teve o ritmo para ultrapassar, mas o alemão resistia.

GP da Austrália de 2009

GP da Austrália de 2009
5/23

Foto de: Scott Wensley

Na curva 3 da volta 56 eles se tocaram. A princípio, apesar dos carros danificados, eles pareciam capazes de continuar seu caminho, pelo menos até os boxes. Mas eles tocaram novamente na curva 5, fazendo com que o carro de segurança saísse.

GP da Austrália de 2009

GP da Austrália de 2009
6/23

Foto de: Edd Hartley / Motorsport Images

Isso deu a Brawn uma dobradinha, graças ao segundo lugar de Rubens Barrichello, sem grandes problemas.

GP da Itália de 2009

GP da Itália de 2009
7/23

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Enquanto Barrichello estava a caminho de sua última vitória na carreira na F1, Button lutava contra Lewis Hamilton (McLaren). Na última volta, os britânicos deram tudo para tentar diminuir a distância para o brasileiro, especialmente Hamilton.

GP da Itália de 2009

GP da Itália de 2009
8/23

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Mas foi demais e ele colidiu. O acidente, bastante violento e destrutivo, forçou o diretor da prova a neutralizar o evento. De fato, o safety car não pôde ser colocado à frente do líder, mas o procedimento foi implementado.

GP da Itália de 2009

GP da Itália de 2009
9/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mais uma vez, outra dobradinha da Brawn em uma corrida terminou com o Safety Car.

GP de Mônaco de 2010

GP de Mônaco de 2010
10/23

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

O GP de Mônaco de 2010 foi um evento agitado no qual o Safety Car participou em quatro ocasiões. Inicialmente, após o acidente de Nico Hulkenberg (Williams) no túnel. Na volta 31, quando seu companheiro de equipe, Barrichello, bateu nas proteções. Algumas voltas depois, para verificar a tampa do bueiro que saiu após o acidente do brasileiro.

GP de Mônaco de 2010

GP de Mônaco de 2010
11/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na volta 74 de 78, o acidente espetacular entre Jarno Trulli e Karun Chandhok na Rascasse causou a entrada do carro de segurança pela última vez, embora tenha entrado quase uma volta após o incidente.

GP de Mônaco de 2010

GP de Mônaco de 2010
12/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Isso garantiu a vitória de Mark Webber (Red Bull), contra seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel. Mas o australiano teve sorte, porque Trulli e Chandhok se tocaram bem à sua frente.

GP do Brasil de 2012

GP do Brasil de 2012
13/23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Uma batalha pelo título, mudanças nas condições, Interlagos... Os ingredientes estavam lá para tornar a corrida memorável. A princípio, a intervenção do safety car não foi considerada necessária, apesar da colisão que envolveu Vettel e da violenta saída de Romain Grosjean (Lotus). No entanto, o safety car veio para limpar os detritos na pista na volta 23.

GP do Brasil de 2012

GP do Brasil de 2012
14/23

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Embora não tenha saído no momento da colisão entre Hamilton e Nico Hulkenberg (Force India), ele foi para a pista e selou o destino do campeonato, após o acidente de Paul Di Resta (Force India), nas antepenúltima volta. Jenson Button (McLaren) garantiu a vitória.

GP do Brasil de 2012

GP do Brasil de 2012
15/23

Foto de: Patrik Lundin / Motorsport Images

Apesar da controvérsia por uma possível infração de Vettel no final da corrida, o alemão conquistou seu terceiro título, contra Fernando Alonso (Ferrari).

GP do Canadá de 2014

GP do Canadá de 2014
16/23

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

No início da última volta do GP do Canadá de 2014, Felipe Massa (Williams) tentou ultrapassar Sergio Pérez (Force India) pela quarta posição. O brasileiro entrou na curva 1, mas uma ligeira mudança na trajetória do mexicano o levou a se tocarem. Os dois carros foram violentamente contra os pneus, felizmente sem danos aos pilotos. O carro de segurança entrou em cena.

GP do Canadá de 2014

GP do Canadá de 2014
17/23

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Duas voltas antes do final, Daniel Ricciardo aproveitou a Mercedes danificada de Nico Rosberg para assumir a liderança e conseguir sua primeira vitória na F1.

GP do Canadá de 2014

GP do Canadá de 2014
18/23

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Vettel parabenizou seu companheiro de equipe depois que ele quase foi atropelado pelo carro incontrolável de Massa na primeira curva.

GP da China de 2015

GP da China de 2015
19/23

Foto de: Patrik Lundin / Motorsport Images

Desta vez, não foi por acaso: o GP da China não é um evento a ser lembrado. No entanto, seu final foi surpreendente: enquanto ocupava o oitavo lugar, Max Verstappen sofreu um problema no motor na reta de chegada.

GP da China de 2015

GP da China de 2015
20/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ele parou sua Toro Rosso na pista no início da volta 53 das 56 planejadas. Portanto, foi necessária a intervenção do safety car para tirá-lo e, de fato, terminar a corrida.

GP da China de 2015

GP da China de 2015
21/23

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

A vitória foi para Lewis Hamilton (Mercedes).

GP do Bahrein de 2019

GP do Bahrein de 2019
22/23

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

No início da 55ª volta, Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo sofreram um problema no motor nas primeiras curvas e tiveram que parar. A situação levou à entrada do safety car, que selou o destino da corrida.

GP do Bahrein de 2019

GP do Bahrein de 2019
23/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Infelizmente, no final da corrida, Charles Leclerc (Ferrari) sofreu um problema no motor que o levou a perder muita potência quando liderava. Assim, as Mercedes de Hamilton e Bottas o ultrapassou sem problemas. O monegasco salvou seu primeiro pódio na F1 graças ao Safety Car, congelando as posições logo antes de Max Verstappen (Red Bull) ultrapassá-lo.

Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta

 

 

Próximo artigo
Nelsinho revela como a família Piquet lida com idolatria a Senna

Artigo anterior

Nelsinho revela como a família Piquet lida com idolatria a Senna

Próximo artigo

Vettel ressalta necessidade de paciência em momento “doloroso” sem corridas

Vettel ressalta necessidade de paciência em momento “doloroso” sem corridas
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Fabien Gaillard