Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto
Versão final do carro para a temporada 2026 será apresentado em janeiro
A era Audi na Fórmula 1 está próxima. Nesta quarta-feira (12), a montadora alemã revelou o conceito do R26, carro que marca sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial. No evento, foi possível conhecer as cores que devem estar presentes no primeiro monoposto da Audi.
Em um evento de lançamento realizado em Munique, a marca alemã apresentou a identidade visual do carro de 2026, incluindo um conceito de pintura em prata (chamado de titânio pela Audi), preto carbono e vermelho, que foi chamado de R26 Concept, uma prévia do que será o primeiro monoposto da montadora, após concluir a aquisição da Sauber.
Em 2022, a Audi anunciou sua entrada na F1, adquirindo 25% das ações da Sauber por ano até concluir a compra em 2025. Na sequência, vendeu uma parte minoritária das ações para o fundo soberano do Catar para ajudar com os custos da transição e a construção da fábrica de unidades de potência em Neuberg.
A251797_large
O CEO Gernot Doellner diz que a montadora alemã mira estar lutando pelo título até 2030, mas que a Audi tem ambições para seus primeiros anos.
"Os próximos dois anos serão desafiadores", diz Doellner, que contou com a companhia do chefe técnico e chefe de operações Mattia Binotto, o chefe de equipe Jonathan Wheatley e o CEO da F1 Stefano Domenicali.
"Temos que melhorar a partir de onde estamos agora, tendo ambições para 2026 e 2027. Esses serão os anos desafiadores. E, a partir de 2028, queremos nos tornar competidores reais e, em 2030, lutar pelo título".
Ex-chefe da Ferrari e especialista em motores, Binotto diz que a decisão da Audi de desenvolver o carro e a unidade de potência dará à equipe uma "vantagem competitiva" em relação aos times clientes do grid.
Audi F1 Team RS26 concept livery
Foto de: Audi Sport
"Para se tornar bem-sucedido e ter uma equipe vencedora no futuro, sim, pode tornar a operação mais complexa, mas há exigências. Ter um controle total tanto do chassi quanto da unidade de potência te dá uma vantagem competitiva e técnica. E, como a Audi não está aqui apenas para participar, mas também para vencer, foi uma decisão óbvia. Eu aceito a complexidade porque temos uma ambição clara".
O chefe Wheatley sente que a Sauber, que viveu um 2024 complicado, já deu um passo adiante com as melhorias apresentadas, colocando a equipe no pelotão do meio este ano.
"Eu fiquei muito encorajado pelo que eu encontrei, uma equipe bem mais jovem do que eu esperava com uma mente mais aberta, que já havia iniciado a jornada para se tornar uma equipe de F1 competitiva, em vez de apenas colocar dois carros na pista todos os domingos. Estamos em uma transformação. O investimento e a crença da Audi na equipe é extraordinária, e a equipe sente isso. Todos os dias sentimos o progresso e a equipe está acreditando em si própria agora".
"Se vocês querem um exemplo isso, a equipe quase conseguiu o feito incrível no Brasil na semana passada de construir um carro totalmente novo para Gabriel [após o acidente na sprint] em um período de tempo muito curto. A equipe não teria sido capaz de fazer isso um ano atrás, e isso não vem de ferramentas ou investimento, isso vem do espírito que vem de acreditar em si próprio".
Audi F1 Team RS26 concept livery
Foto de: Audi Sport
Norris CALA BOCA de geral, Bortoleto com hype de RUBINHO, Max ‘simplão’, CAOS na Ferrari e mais
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.