Avanço da eletrificação complica negociação entre Honda e Red Bull
Honda está em fase de negociação para continuar como fornecedora da Red Bull para além de 2021, mas a mudança para veículos elétricos da empresa pode complicar a situação
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Andrew Hone / Motorsport Images
Ao redor do mundo, as montadoras de automóveis estão passando por situações complicadas devido à diminuição dos números e tipos de carros com motor a combustão que podem ser vendidos. As legislações estão forçando elas a mudarem as produções para veículos elétricos, onde o investimento necessário é maior e a margem de lucro, menor.
A situação se complica ainda mais em países ao redor do mundo que estão tentando banir motores que usam gasolina e diesel ou híbridos até 2040.
Leia também:
No momento, a Honda está comprometida com a F1 apenas até o fim do próximo ano, após estender seu contrato com a Red Bull e a AlphaTauri por apenas uma temporada. E apesar dos indicativos mostrarem que pode estar indo para a temporada de maior sucesso na F1 desde o seu retorno em 2015, a Honda admitiu que o principal problema para o futuro não são os resultados em pista, mas como os problemas do mercado global de automóveis pode afetar sua condição financeira.
Falando com exclusividade ao Motorsport.com, o diretor da Honda F1 Masashi Yamamoto falou sobre as discussões para o futuro: "Estamos conversando com a Red Bull sobre a continuidade após 2021. Mas o outro ponto que temos que considerar é que toda a indústria automobilística está enfrentando uma situação muito difícil com a eletrificação".
"Muitas companhias tem que investir bastante, então meio que estamos pensando pelo lado dos negócios e a efetividade que teríamos para manter o programa. Esse é o ponto".
Os comentários de Yamamoto sobre o impacto das restrições regulatórias vêm apenas algumas semanas depois do diretor não-executivo da Renault, Alain Prost, ter demonstrado preocupações sobre as restrições governamentais ao que as empresas de automóveis poderão fazer.
"Nós ainda não sabemos qual tecnologia teremos nos próximos 10 anos na indústria", disse. "Há muitas regulações estúpidas rolando. Vamos matar a indústria automobilística na Europa. É absolutamente estúpido".
Enquanto a mudança forçada para carros elétricos pode tornar a Fórmula E mais atrativa para as montadoras como a Honda a curto prazo, Yamamoto disse que a F1 continua a ser a prioridade da Honda.
"Obviamente temos algum interesse na Fórmula E e vamos continuar analisando", disse. "Mas no momento queremos focar apenas na F1 e não temos planos de nos juntarmos à Fórmula E. Nós temos que focar na F1"
GALERIA: Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
1964 - A estréia da Honda na F1
Foto de: David Phipps
1965 - O primeiro Triunfo
Foto de: LAT Images
1966 - resultados pouco expressivos
Foto de: LAT Images
1967 - Segunda vitória
Foto de: David Phipps
1968 - Bons resultados antes da saída
Foto de: LAT Images
Jo Schlesser, Honda RA301
Foto de: LAT Images
1983 - O retorno
Foto de: Sutton Motorsport Images
1983 - Parceria com a Williams
Foto de: LAT Images
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1985 - A chegada de Mansell
Foto de: LAT Images
1986 - O título de Construtores
Foto de: LAT Images
1987 - O Tri de Nelson Piquet
Foto de: LAT Images
1987 - Título e discórdia
Foto de: Sutton Motorsport Images
1987 - Lotus, Honda e Senna
Foto de: LAT Images
1988 - Piquet e Senna trocam de volante
Foto de: LAT Images
1988 - Terceiro título da Honda
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989 - Japoneses vencer a quarta seguida
Foto de: LAT Images
1990 - Pentacampeonato da Honda
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1991 - Hexa da Honda e tri de Senna
Foto de: LAT Images
1992 - A Honda anuncia a saída da F1
Foto de: LAT Images
2000 - Retorno ao lado da BAR
Foto de: BAR
2001 - O primeiro Pódio da BAR Honda
Foto de: British American Racing
2001 - Honda equipa a Jordan
Foto de: Jordan Grand Prix
2002 - Mais decepções
Foto de: British American Racing
2002 - Último ano com a Jordan
Foto de: Honda GP
2003 - Chegada de Button e mais decepções
Foto de: LAT Images
2004 - O ano dos pódios
Foto de: LAT Images
2004 - Pódio de Takuma Sato nos EUA
Foto de: LAT Images
2005 - Nova decepção
Foto de: XPB Images
2006 - Honda assume com grandes ambições
Foto de: XPB Images
2006 - Início com pole
Foto de: XPB Images
2006 - Vitória Histórica
Foto de: Sutton Motorsport Images
2006 - Primeira e última
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2006 - Super Aguri Honda
Foto de: XPB Images
2007 - O início do fim
Foto de: Gareth Bumstead
2007 - Super Aguri
Foto de: LAT Images
2008 - Falência da Super Aguri liga sinal de alerta
Foto de: XPB Images
2008 - Honda também deixa F1
Foto de: XPB Images
2008 - Último pódio com carro próprio
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2015 - O terceiro retorno
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016 - Os fracassos se acumulam
Foto de: McLaren
2017 - Fim do amor
Foto de: LAT Images
2018 - Novos ares, resultados promissores
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2019 - O laboratório
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019 - A redenção
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
2019 - Lavando a alma com champagne.
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
A Red Bull Honda demonstrou que a vitória na Áustria não foi um caso isolado e voltou a vencer na Alemanha. O resultado foi ainda mais especial por Daniil Kvyat ter levado a Toro Rosso Honda ao pódio na terceira posição.
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Honda Racing
Foto de: XPB Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 - Leclerc: Ferrari tem "a melhor chance" de vencer a Red Bull em 2024
F1: Vowles defende o fato de Albon ter assumido o carro de Sargeant
F1: Marko critica Tsunoda e Ricciardo por serem "muito lentos" nas corridas
F1: Calmaria na Red Bull? Jornais apontam momento sólido de Horner na equipe austríaca
F1: Abandono na Austrália impede Verstappen de se aproximar de recorde de Hamilton
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments