Fórmula 1
06 mai
Próximo evento em
63 dias
20 mai
Próximo evento em
77 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
91 dias
10 jun
Próximo evento em
98 dias
24 jun
Próximo evento em
112 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
119 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
133 dias
29 jul
Próximo evento em
147 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
175 dias
02 set
Próximo evento em
182 dias
09 set
Próximo evento em
189 dias
23 set
Próximo evento em
203 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
210 dias
07 out
Próximo evento em
217 dias
21 out
Próximo evento em
231 dias
28 out
Próximo evento em
238 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
274 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
283 dias

GALERIA: 10 coisas que você precisa saber sobre a estreia de Senna na Fórmula 1, há 35 anos

Tricampeão mundial estreava em 25 de março de 1984, no GP do Brasil, em Jacarepaguá

compartilhar
comentários
GALERIA: 10 coisas que você precisa saber sobre a estreia de Senna na Fórmula 1, há 35 anos

Em 25 de março de 1984, o mundo da Fórmula 1 era apresentado a um jovem de 24 anos que se tornaria uma das maiores lendas do esporte a motor.

Leia também:

Nesta data, Ayrton Senna fazia sua estreia na categoria a bordo da Toleman em Jacarepaguá, no Grande Prêmio do Brasil. Senna era apenas um iniciante, enquanto a grande estrela do país na Fórmula 1 era Nelson Piquet, que acabava de conquistar o seu segundo título mundial no ano anterior.

Veja também:

Há 35 anos, a Fórmula 1 era muito diferente. Por isso, o Motorsport.com separou 10 coisas que talvez você não saiba e precisava saber sobre a estreia de Senna.

Veja na galeria abaixo:

Senna se classificou apenas em 17º com a modesta Toleman, uma equipe pequena na categoria, ficando 1,8s na frente do seu companheiro de equipe, o venezuelano Johnny Cecotto

Senna se classificou apenas em 17º com a modesta Toleman, uma equipe pequena na categoria, ficando 1,8s na frente do seu companheiro de equipe, o venezuelano Johnny Cecotto
1/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

A Toleman foi a primeira equipe de Senna na Fórmula 1, mas não foi o primeiro carro que ele pilotou na categoria. Em 1983, ele andou na Williams, equipe que 10 anos mais tarde o contrataria, sendo a última de sua carreira.

A Toleman foi a primeira equipe de Senna na Fórmula 1, mas não foi o primeiro carro que ele pilotou na categoria. Em 1983, ele andou na Williams, equipe que 10 anos mais tarde o contrataria, sendo a última de sua carreira.
2/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna foi responsável pelos três únicos pódios da Toleman, todos em 1984 (Mônaco, Grã-Bretanha e Portugal). A equipe fazia em 1984 sua penúltima temporada na F1

Ayrton Senna foi responsável pelos três únicos pódios da Toleman, todos em 1984 (Mônaco, Grã-Bretanha e Portugal). A equipe fazia em 1984 sua penúltima temporada na F1
3/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna completou apenas sete voltas no GP do Brasil, abandonando a prova no oitavo giro por conta de um problema no motor turbo da Hart.

Ayrton Senna completou apenas sete voltas no GP do Brasil, abandonando a prova no oitavo giro por conta de um problema no motor turbo da Hart.
4/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost venceu a prova com a McLaren. Curioso é que após ele cruzar a linha de chegada foi tocado o "Tema da Vitória". Mas não foi por engano. A canção foi feita para o vencedor das edições do GP do Brasil (independente da nacionalidade) e foi tocada em 1981 pela primeira vez, mas a partir de 1986 começou a ser tocada a cada vitória brasileira na Fórmula 1.

Alain Prost venceu a prova com a McLaren. Curioso é que após ele cruzar a linha de chegada foi tocado o "Tema da Vitória". Mas não foi por engano. A canção foi feita para o vencedor das edições do GP do Brasil (independente da nacionalidade) e foi tocada em 1981 pela primeira vez, mas a partir de 1986 começou a ser tocada a cada vitória brasileira na Fórmula 1.
5/10

Foto de: LAT Images

1984 foi um ano de mudanças na Fórmula 1, onde estava proibido o reabastecimento, limitando o tanque do carro a 220 litros. Muitos pilotos se preocuparam que isso poderia tornar as corridas menos agressivas

1984 foi um ano de mudanças na Fórmula 1, onde estava proibido o reabastecimento, limitando o tanque do carro a 220 litros. Muitos pilotos se preocuparam que isso poderia tornar as corridas menos agressivas
6/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Além de Prost, Keke Rosberg (Williams) subiu ao pódio em segundo lugar, enquanto Elio de Angelis (Lotus) foi o terceiro.

Além de Prost, Keke Rosberg (Williams) subiu ao pódio em segundo lugar, enquanto Elio de Angelis (Lotus) foi o terceiro.
7/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna quase não largou no GP do Brasil. Antes do começo da corrida, com as equipes ainda se adaptando ao novo regulamento de combustível, houve um vazamento de gasolina dentro do cockpit da Toleman do brasileiro. A equipe conseguiu fazer os reparos a tempo.

Ayrton Senna quase não largou no GP do Brasil. Antes do começo da corrida, com as equipes ainda se adaptando ao novo regulamento de combustível, houve um vazamento de gasolina dentro do cockpit da Toleman do brasileiro. A equipe conseguiu fazer os reparos a tempo.
8/10

Foto de: XPB Images

O italiano Michele Alboreto, da Ferrari, largou em segundo e liderou as 11 primeiras voltas da corrida. Além dele, Niki Lauda e Derek Warwick chegaram a liderar a prova.

O italiano Michele Alboreto, da Ferrari, largou em segundo e liderou as 11 primeiras voltas da corrida. Além dele, Niki Lauda e Derek Warwick chegaram a liderar a prova.
9/10

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet também não completou a prova, se retirando após um problema no motor na 32ª volta. O bicampeão à época teve um ano difícil com a Brabham, ganhando apenas duas corridas e terminando em quinto no Mundial.

Nelson Piquet também não completou a prova, se retirando após um problema no motor na 32ª volta. O bicampeão à época teve um ano difícil com a Brabham, ganhando apenas duas corridas e terminando em quinto no Mundial.
10/10

Foto de: Jean-Philippe Legrand

 

Renault quer “excelência operacional” no Bahrein após GP ruim na Austrália

Artigo anterior

Renault quer “excelência operacional” no Bahrein após GP ruim na Austrália

Próximo artigo

Ferrari espera ver impacto de "correções" no GP do Bahrein

Ferrari espera ver impacto de "correções" no GP do Bahrein
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP do Brasil
Pilotos Ayrton Senna
Autor Gustavo Faldon