Conteúdo especial

Baú do GP do México: 1º pódio de Schumi e susto de Senna

Após mais de duas décadas de ausência, o México volta a receber uma prova de Fórmula 1, no Autódromo Hermanos Rodriguez. Confira alguns fato e histórias que fazem da próxima etapa, uma das mais aguardadas do ano

Podium: race winner Nigel Mansell, third place Michael Schumacher

Williams F1

Não é somente o público local que pode esfregar as mãos e aguardar com ansiedade a volta do GP do México para o próximo domingo. Se depender da história que o país tem com a Fórmula 1, poderemos ter, a partir deste ano, fatos marcantes que já ocorreram no evento em duas passagens. Uma com o autódromo tendo o nome de Magdalena Mixhuca, entre 1962 e 1970 e outra já como Hermanos Rodríguez, de 1986 a 1992.

Por lá, tivemos uma vitória acachapante de Ayrton Senna, além de um dos seus maiores acidentes, o primeiro pódio de Michael Schumacher, a primeira vitória da Benetton, entre outras histórias. Confira.

1986 - Berger ganha a primeira da Benetton sem trocar pneus

No dia 12 de outubro de 1986 o México voltava a sediar uma prova da F1 e a Benetton conseguia a primeira vitória na categoria. Mesmo com Ayrton Senna na pole, Nelson Piquet em segundo e Nigel Mansell largando em terceiro, Gerhard Berger contou com a ajuda dos pneus Pirelli, que eram muito mais duradouros que os Goodyears da maioria dos concorrentes. Para se ter uma ideia, a Benetton número #20 não foi para os pits, o que garantiu uma vantagem de 25 segundos sobre o segundo colocado, Alain Prost.

Participação brasileira

Com 16 edições ao todo, o GP do México nunca foi uma prova em que brasileiros se deram bem. Desde quando o nome do autódromo era Magdalena Mixhuca - de 1962 a 1970 - até mesmo na primeira passagem no Hermanos Rodríguez - de 1986 a 1992 - somente no ano de 1989 a bandeira brasileira visitou o lugar mais alto do pódio, com Ayrton Senna. Os britânicos foram os mais vitoriosos. Em 1962 Trevor Taylor dividiu a conquista com Jim Clark, que viria repetir a dose no ano seguinte. John Surtees ganhou em 1966 e Clark voltou a vencer em 1967. Nigel Mansell foi quem conseguiu as duas últimas vitórias britânicas, em 1987 e 1992.

1989 - Única vitória do Brasil

O Brasil pode ter apenas uma vitória na terra do Chaves, mas ela veio em grande estilo. Ayrton Senna já travava duelo mano a mano com Alain Prost no campeonato, naquela que foi a quarta etapa da temporada. A dupla da McLaren formou a primeira fila, com Senna igualando o recorde de poles de Jim Clark, 33. Senna escolheu um composto médio de pneus, enquanto Prost mais macio, visava buscar a liderança no início, o que nunca aconteceu. A situação piorou para o francês quando a equipe se enganou na escolha do pneu no pit stop, mantendo o mesmo tipo e forçando ele a ter que fazer outra parada. Prost terminou a prova em quinto, 56 segundos atrás de Senna.

Acidente grave de Senna

Mas nem tudo foi flores para Senna no Hermanos Rodríguez. Em 1991 foi lá que o brasileiro teve um de seus acidentes mais fortes da carreira. Vindo de uma contusão após também se acidentar em um jet-ski, Senna agravou suas condições físicas ao perder o controle na curva Peraltada, nos treinos para o GP do México de 1991. Mesmo assim, ele conseguiu terminar em terceiro, em prova vencida por Riccardo Patrese, mas não reuniu condições físicas de receber o troféu no pódio.

1992 - Última prova

O ano de 1992 foi de extremo domínio da Williams e no dia 22 de março de 1992, na segunda etapa do campeonato, era evidente que nenhuma outra equipe teria vez. O último GP do México teve Nigel Mansell e Riccardo Patrese como donos, com o "Leão" fazendo a pole, vencendo de ponta a ponta. A prova também foi marcada pelo primeiro pódio de Michael Schumacher, que começou e terminou em terceiro. Nenhum brasileiro terminou a prova: Ayrton Senna teve problemas na transmissão, Christian Fittipaldi rodou e Mauricio Gugelmin teve o motor quebrado.

 

Nigel Mansell, Williams
Nigel Mansell, Williams

Photo by: Sutton Motorsport Images

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Desafeto dos tempos de McLaren, Alonso parabeniza Hamilton
Próximo artigo Massa vê pista do México como incógnita antes de treinos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil