Binotto sugere que Ferrari antecipou atualizações de 2020 para melhorar desempenho imediato
Chefe da equipe disse que esse pode ter sido o caminho adotado pela equipe e justificou decisão em regulamento congelado
Charles Leclerc, Ferrari SF90
Glenn Dunbar / Motorsport Images
O chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1, Mattia Binotto, sugeriu que as atualizações recentes que transformaram a escuderia na referência de desempenho do grid foram resultado de uma antecipação no desenvolvimento planejado para 2020.
Leia também:
A Ferrari levou um grande pacote aerodinâmico para o GP de Singapura, que incluiu novos bico, assoalho e difusor, que parecem ter eliminado a deficiência da equipe em pistas de alta pressão aerodinâmica.
O time conseguiu a pole nas últimas quatro corridas desde as férias de verão, e só perdeu a vitória no último fim de semana, no GP da Rússia, porque uma falha na MGU-K de Sebastian Vettel forçou o acionamento do safety car virtual e acabou favorecendo a estratégia da Mercedes.
Questionado pelo Motorsport.com sobre quão importante o pacote de atualização foi para o projeto de 2020 e se isso seria incorporado no desenvolvimento do carro do ano que vem, Binotto disse: “Ou vice-versa, talvez essas fossem novidades para o modelo da próxima temporada que foram trazidas para o carro atual”.
"Certamente seria interessante, já que o regulamento de 2020 será o mesmo de agora. Independentemente do que estamos construindo nesta temporada, em termos de compreensão será fundamental para o próximo ano”.
“É por isso que ainda estamos focados em concentrar esforços em 2019, não apenas porque estamos buscando vitórias, mas porque sabemos que uma boa compreensão geral da performance do carro desta temporada nos beneficiará na seguinte”.
Ferrari fez dobradinha no GP de Singapura, onde esperava-se que fosse terceira força.
Photo by: Sam Bloxham / LAT Images
Depois de um início de ano difícil, a Ferrari encontrou o caminho para gerar mais downforce e voltou a ser competitiva, acumulando bons resultados desde o GP da Bélgica.
Binotto acredita que a performance da escuderia ao longo do ano prova que não é necessário fazer mudanças radicais na filosofia do carro para 2020.
“Na asa dianteira, acho que alguns estão nos copiando no momento, mais do que nós estamos copiando os demais”, disse o italiano. “Então eu acho que o carro do ano que vem vai ser um avanço em relação ao atual.
“Para desenvolver um carro eficiente é sempre importante pensar na economia de combustível, na velocidade - e não acho que seja um conceito completamente errado ou ruim. Se você olhar para trás e contar as oportunidades e vitórias perdidas, não acho que estejamos do lado errado da soma”.
“Houve outras razões para não termos tido a performance esperada na temporada. Não é apenas por causa do conceito do carro. No momento, as fraquezas foram resolvidas e nós podemos ser bastante competitivos. Acho que as últimas corridas mostraram isso”.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
CARRO MELHOR E PILOTOS EM ROTA DE COLISÃO
A melhora do carro é nítida. E junto dela uma crescente tensão entre os pilotos. No podcast do Motorsport.com, debatemos se é necessário que a Ferrari priorize um de seus pilotos.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
ANÁLISE: Ferrari mais ‘corajosa’ em Melbourne abre caminho para briga mais acirrada no Japão
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
Últimas notícias
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Lola e Yamaha se unem em projeto para Fórmula E em 2025
Fórmula 1, música e sorvete: Leclerc investe em nova atividade extra-pista
Vettel ainda não tem certeza sobre possível retorno às corridas; confira
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments