Bottas ignorou ordem da Mercedes para não tentar volta mais rápida

Toto Wolff tinha proibido pilotos da equipe de tentar o ponto extra pelo giro mais veloz caso estivessem em posição de pódio

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff disse que Valtteri Bottas e seu engenheiro ignoraram as instruções para não tentar a volta mais rápida no Grande Prêmio da Austrália. O alemão disse que deixou claro, antes da corrida, que não queria que seus pilotos arriscassem a perda de uma posição no pódio para tentar o giro mais veloz da prova. A marca agora rende um ponto extra se o piloto terminar dentro do top 10, de acordo com nova regra da F1.

"Hoje, na reunião da manhã, quando falamos sobre estratégia, eu os proibi de ir para a volta mais rápida se estivéssemos correndo em primeiro, segundo ou terceiro. Eles me ignoraram. Todos eles! Eu acho que foi um esquema entre engenheiros e pilotos, porque os engenheiros estavam interessados. Eu preciso ouvir as chamadas de rádio e ver como isso aconteceu”, disse Wolff.

Valtteri Bottas foi ouvido no rádio da equipe discutindo sua busca pelo ponto extra. Seu engenheiro o avisou que havia outros pilotos tentando bater a marca registrada pelo finlandês até então. No fim das contas, o companheiro do pole Lewis Hamilton conseguiu não só o ponto extra, mas também a vitória. Foi o primeiro triunfo do ex-Williams desde o GP de Abu Dhabi, em 2017.

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Wolff admitiu que gostou que seu piloto ganhou o ponto extra. "No final, estou muito feliz. Colecionar esse ponto extra é bom e divertido. É uma grande parte do espetáculo”, disse o chefe da Mercedes, que ficou nervoso com a situação: "Acredito que se corre riscos. Especialmente quando você está mirando grandes pontos, você deve fazer a volta mais rápida? Não gostei tanto disso".

Bottas insistiu que os pontos da classificação final na prova continuam sendo a prioridade, mas sentiu que tinha a oportunidade de tentar a volta mais rápida: "Obter a grande quantidade de pontos do resultado em si é uma prioridade muito maior. E a segunda prioridade, a volta mais rápida. Uma vez que a diferença para trás era decente, havia margem suficiente para fazer um plano para isso.

“Perguntei sobre um pit stop, mas não queremos cometer erros bobos. Por isso, não paramos no final, porque parar de novo é sempre mais um risco. Mas eu decidi tentar nas últimas voltas, mesmo estando no tráfego. Dei espaço para os outros carros, fui para outros modos de motor e dei uma voltinha rápida. Estou feliz por ter conseguido".

Bottas espera que a volta mais rápida possa contribuir para o show este ano: "Eu acho que vai. Ainda acho que sempre vai ser prioridade a posição da corrida, mas há a possibilidade... Todo mundo está ansioso para conseguir um ponto extra".

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