Bottas relata medo por possível quebra na Áustria: "Não foi nada fácil"
Piloto finlandês da Mercedes teve problemas em sensores da caixa de câmbio no Red Bull Ring
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11 EQ Performance leads Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Performance
Steven Tee / Motorsport Images
Depois de vencer o GP da Áustria de Fórmula 1, Valtteri Bottas disse que conseguiu "esquivar de muitas balas" a caminho do triunfo na abertura da temporada 2020. Isso porque a Mercedes temia que um problema no câmbio levasse a uma "morte instantânea" do carro.
Bottas liderou todas as 71 voltas da corrida na Áustria para conquistar a vitória no Red Bull Ring, mas enfrentou pressão ao longo de toda a corrida do companheiro de equipe Lewis Hamilton, além de gerenciar problemas recorrentes nas caixas de câmbio.
Os engenheiros da Mercedes foram ouvidos regularmente alertando Hamilton e Bottas para ficarem longe das zebras durante a corrida, com o problema surgindo cedo. "A situação era bem séria desde o início", disse o chefe da Mercedes, Toto Wolff, ao Motorsport.com
"Vimos que tudo começou com problemas no carro de Valtteri, mas era algo que podia levar a uma morte instantânea. Depois, começou no carro de Lewis. Nós realmente não sabíamos o que era", seguiu Wolff.
"Sabemos que, de alguma forma, estava relacionado à vibração e agitação do carro. Por isso, os aconselhamos desde cedo a evitar as zebras. Num certo ponto, parecia que não terminaríamos a corrida com os dois. Então estávamos tentando completar com ambos”.
Bottas ecoou o discurso de seu comandante. "Ganhar um GP de F1 nunca é fácil, mas hoje definitivamente não foi nada fácil. Tivemos esses problemas com alguns sensores que estavam sendo danificados pela vibração das curvas bastante aqui, então tive que evitar algumas manobras, o que obviamente custa bastante tempo de volta”, explicou o piloto, que tem contrato com a Mercedes até o fim deste ano.
"Quando você está na liderança, quando há um carro de segurança após o outro, você pensa: 'De novo?'. Porque, na liderança, você só quer que as coisas sejam constantes e sem problemas”, ponderou.
"Havia muitas variáveis. Consegui esquivar de muitas balas hoje e conseguir a vitória. Acho que estou começando a dominar as relargadas nesta pista, porque eu fiz muitas hoje", brincou o dono do carro #77.
PÓDIO: Regi Leme e Rico Penteado comentam polêmicas e analisam GP da Áustria
Entrevista com Bruno Senna: trajetória no automobilismo e histórias com Ayrton; ouça
.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments