Bottas revela erro de comunicação em "confusa" classificação na Áustria

Finlandês ficou muito próximo de Charles Leclerc na abertura da última volta de classificatório para GP da Áustria

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Valtteri Bottas caiu da segunda para a quarta posição durante a decisão do Q3 no Red Bull Ring neste sábado, quando Lewis Hamilton e Max Verstappen o superaram.

O finlandês revelou que ele comprometeu a sua última tentativa por estar muito perto da Ferrari de Charles Leclerc, porque achou que ficaria sem tempo para começar a volta antes do final da sessão.

Leia também:

"Foi um confuso Q3 em termos de tráfego, deixamos os boxes tarde já para a primeira tentativa e depois você começa deixar alguns carros recuarem", disse Bottas, que começará em terceiro após a punição de grid de Hamilton.

“A primeira tentativa foi boa e na segunda, praticamente todo mundo estava estacionado no último setor.”

"Tivemos um pequeno problema com a comunicação também. A mensagem para mim era que eu estaria muito curto de tempo.”

“Então eu estava logo atrás dele [Leclerc], indo muito devagar e um pouco perto demais. Eu consegui uma saída muito ruim da última curva, então já havia perdido um bom tempo na curva 1 porque a aderência dos pneus não estava lá.”

"Foi um pouco confuso", disse ele. “Já tivemos uma rápida reunião e discutimos as complicações e, com certeza, é algo que aprendemos hoje em termos de quais informações eu preciso.”

"Quando cruzei a linha ainda havia uma margem de 10 segundos, então eu poderia facilmente ter deixado uma diferença maior e ter levado mais velocidade para a última curva e ter pneus mais quentes."

Os dois carros da Mercedes foram liberados para suas tentativas finais na parte de trás da fila para pegar o vácuo e reduzir o déficit de velocidade para a Ferrari.

Isso deixou Bottas e Hamilton em risco de serem pegos pelo engarrafamento e o chefe da equipe, Toto Wolff, admitiu que não estava feliz.

"Você quer fazer a melhor volta em termos de preparação de pneus e ter uma pista livre nas curvas", disse Wolff.

“Mas, igualmente devido à falta de velocidade em reta, precisamos do vácuo para compensar o tempo perdido até a curva 3 e a curva 4.”

“Não é o ideal estar atrás de outro carro. Mas quando você fica sem armas na reta, talvez seja a única chance que você tem.”

Confira como ficou o grid de largada para o GP da Áustria

1: Charles Leclerc, Ferrari SF90, 1'03.003
2: Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, 1'03.439
3: Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, 1'03.537
4: Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, 1'03.262 (foi punido e perdeu três posições no grid)
5: Lando Norris, McLaren MCL34, 1'04.099
6: Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38, 1'04.166
7: Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38, 1'04.179
8: Pierre Gasly, Red Bull Racing RB15, 1'04.199
9: Sebastian Vettel, Ferrari SF90, avançou ao Q3, mas não marcou tempo
10: Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19, 1'04.072 (punido em cinco posições no grid)
11: Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, 1'04.490
12: Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19, 1'04.790
13: Sergio Perez, Racing Point, 1'04.789
14: Lance Stroll, Racing Point RP19, 1'04.832
15: Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14, 1'05.324
16: Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19, 1'04.516 (punido em cinco posições no grid)
17: Robert Kubica, Williams FW42, 1'06.206
18: George Russell, Williams Racing FW42, 1'05.904 (punido em três posições no grid)
19: Alexander Albon, Toro Rosso STR14, 1'04.665 (punido, vai largar do fundo do grid)
20: Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, 1'13.601 (punido, vai largar do fundo do grid)
20

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Leclerc e Verstappen formam primeira fila mais jovem da história da F1
Próximo artigo Verstappen tem exibição épica, frustra Leclerc e vence GP da Áustria pelo 2º ano seguido

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil