Últimas notícias

Bottas: “Sinto que ainda não consegui nada na Fórmula 1”

Piloto finlandês fala de frustrações da temporada de 2018 e projeta fazer tudo o que puder para melhorar sua performance

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

O piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, acha que ainda não conseguiu "nada" na Fórmula 1. O piloto iniciou sua carreira no mundial na Williams, onde conseguiu nove pódios entre 2013 e 2016. Depois, com a aposentadoria de Nico Rosberg, ele foi para a Mercedes, onde ganhou três corridas em 2017, mas nenhuma no ano passado.

Leia também:

Perguntado se acha que tem alguma coisa para provar em 2019, Bottas - que tem seu contrato com o time terminando neste ano - disse: "bem, primeiro de tudo eu sinto que ainda não consegui nada na Fórmula 1. Então para mim eu ainda tenho muito a conseguir”.

"Eu quero cumprir meus objetivos, então, sim, ainda tenho muito o que fazer na Fórmula 1.”

"Sinto que não tenho nada a provar para ninguém, exceto eu. A equipe sabe exatamente o que eu sou capaz de fazer, mas vai depender de mim, e de nós como equipe, trabalhar duro para poder obter desempenho no meu melhor nível o tempo todo.”

"E eu sei exatamente o que posso fazer se eu puder me apresentar no meu melhor."

Bottas teve um início promissor em 2018, mas caiu no fim do ano, ficando em quinto lugar na classificação de pilotos, com Hamilton chegando ao quinto título. Perdendo vitórias por um furo de pneu em Baku e ordens de equipe em Sochi, o finlandês tornou-se o primeiro piloto da Mercedes a não vencer em uma temporada de F1 desde 2012.

"Foi uma temporada decepcionante e quase me deixou com raiva que já faz seis anos que estou na Fórmula 1 e ainda não alcancei minha meta", disse Bottas.

"Tenho tempo. Mas estou começando a perceber que você definitivamente só tem uma carreira. Não quero estar em uma situação novamente em que me sinto assim, que começo a me questionar se poderia ter feito algo melhor.”

"Só quero garantir que este ano eu faça tudo o que puder para atingir esses objetivos. Estou disposto a fazer o que for preciso para alcançá-los. Mentalmente preparado para colocar tudo isso em prática."

"Tudo se resume a detalhes e isso é para mim tentar ser o melhor que eu posso. Não posso mudar certas coisas, mas sei o que posso fazer se eu me apresentar no meu melhor nível."

"Eu fui capaz de igualar ou superar Lewis em ritmo de corrida e classificação, e sei que posso fazer isso. Agora é apenas um trabalho difícil estar lá de forma mais consistente."

Bottas espera se beneficiar das mudanças em sua equipe de engenharia, tendo ficado com um novo engenheiro de corrida e um novo engenheiro de desempenho após a reforma promovida pela saída de seu engenheiro Tony Ross em 2018 para a Fórmula E.

"Parece um novo começo", disse ele. "Tem sido bom, a mudança pode ser boa”.

"Começamos a nos conhecer melhor no final do ano passado. Todas as reuniões que tivemos em dezembro e janeiro sobre minha performance e o que podemos fazer melhor nos finais de semana de corrida – minhas fraquezas, minhas forças, as principais coisas – têm sido boas. É bom trabalhar com duas pessoas novas."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Mercedes: Mudar conceito da asa dianteira pode levar meses
Próximo artigo Série da Fórmula 1 no Netflix não terá Mercedes e Ferrari

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil