Últimas notícias

Briatore: Schumacher deixou a Benetton porque "queria o desafio da Ferrari"

Para o chefe da Benetton, um dos motivos da troca de Schumacher para a Ferrari em 1996 foi a falta de concorrência no grid da F1

Race winner Michael Schumacher, Benetton

Sutton Motorsport Images

Após quatro temporadas na Benetton, com dois títulos mundiais da Fórmula 1, Michael Schumacher aceitou a oferta de Jean Todt e foi para a Ferrari em 1996. Apesar de um começo difícil, o alemão se adaptou e se tornou um candidato ao título em 1997, antes de iniciar um período de domínio em 2000. A mudança chamou a atenção, principalmente de pessoas da Benetton, como Flavio Briatore.

Segundo o italiano, que era diretor da Benetton na época, foi uma sensação de facilidade na equipe misturada com a atração à lendária Ferrari que levou o alemão a se aventurar em Maranello. Ele via essa partida como inevitável, principalmente porque os títulos de 1994 e 1995 deram a Schumacher uma sensação de tranquilidade.

Leia também:

"Eu sabia que Michael queria ir para a Ferrari", disse Briatore para o podcast oficial da F1. "Para mim, todo piloto de F1 quer correr pela Ferrari. Quando ele me disse, não fiquei surpreso. Ganhamos dois campeonatos rapidamente. Ele achou muito fácil com a Benetton e queria o desafio da Ferrari. E havia o dinheiro: o salário que a Ferrari ofereceu era impossível para mim ".

Não há dúvida de que ressentiu a atitude de Schumacher, mesmo que os anos que se seguiram tenham sido difíceis para a Benetton, com apenas uma vitória entre a saída do tricampeão mundial e a aquisição pela Renault.

"Mantivemos um bom relacionamento. Quando ele ganhou seu primeiro título na Ferrari, eu fui o primeiro a parabenizá-lo. É claro que a Ferrari pegou algumas pessoas da Benetton, isso é normal. Ross [Brawn], Rory [Byrne]… mas eles levaram cinco anos para vencer seu primeiro campeonato".

Briatore também não esconde que ele tentou convencer seu piloto a ficar, e tinha a esperança de que o alemão pudesse ganhar outros títulos com sua equipe.

"Se Michael tivesse ficado na Benetton, teríamos vencido mais dois títulos. Eu disse a ele: 'Michael, você é jovem, é rico agora. Vamos fazer mais dois anos, vamos ganhar mais dois títulos e depois procurar mais na Ferrari, quando for tetracampeão, e não bi'".

GALERIA: Confira as 91 vitórias de Schumacher na Fórmula 1

GP da Bélgica 1992
GP de Portugal 1993
GP do Brasil 1994
GP do Pacífico 1994
GP de San Marino 1994
GP de Mônaco 1994
GP do Canadá 1994
GP da França 1994
GP da Hungria 1994
GP da Europa 1994
GP do Brasil 1995
GP da Espanha 1995
GP de Mônaco 1995
GP da França 1995
GP da Alemanha 1995
GP da Bélgica 1995
GP da Europa 1995
GP do Pacífico 1995
GP do Japão 1995
GP da Espanha 1996
GP da Bélgica 1996
GP da Itália 1996
GP de Mônaco 1997
GP do Canadá 1997
GP da França 1997
GP da Bélgica 1997
GP do Japão 1997
GP da Argentina 1998
GP do Canadá 1998
GP da França 1998
GP da Grã-Bretanha 1998
GP da Hungria 1998
GP da Itália 1998
GP de San Marino 1999
GP de Mônaco 1999
GP da Austrália 2000
GP do Brasil 2000
GP de San Marino 2000
GP da Europa 2000
GP do Canadá 2000
GP da Itália 2000
GP dos EUA 2000
GP do Japão 2000
GP da Malásia 2000
GP da Austrália 2001
GP da Malásia 2001
GP da Espanha 2001
GP de Mônaco 2001
GP da Europa 2001
GP da França 2001
GP da Hungria 2001
GP da Bélgica 2001
GP do Japão 2001
GP da Austrália 2002
GP do Brasil 2002
GP de San Marino 2002
GP da Espanha 2002
GP da Áustria 2002
GP do Canadá 2002
GP da Grã-Bretanha 2002
GP da França 2002
GP da Alemanha 2002
GP da Bélgica 2002
GP do Japão 2002
GP de San Marino 2003
GP da Espanha 2003
GP da Áustria 2003
GP do Canadá 2003
GP da Itália 2003
GP dos EUA 2003
GP da Austrália 2004
GP da Malásia 2004
GP do Bahrein 2004
GP de San Marino 2004
GP da Espanha 2004
GP da Europa 2004
GP do Canadá 2004
GP dos EUA 2004
GP da França 2004
GP da Grã-Bretanha 2004
GP da Alemanha 2004
GP da Hungria 2004
GP do Japão 2004
GP dos EUA 2005
GP de San Marino 2006
GP da Europa 2006
GP dos EUA 2006
GP da França 2006
GP da Alemanha 2006
GP da Itália 2006
GP da China 2006
91

Esnobado por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumacher

PODCAST Motorsport.com: Senna realmente foi o melhor piloto da história da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alonso se ofereceu para substituir Vettel na Ferrari, diz site
Próximo artigo Leclerc: Ferrari terá de "correr atrás" da Mercedes na volta da F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil