Brown: F1 deve buscar nível de competitividade da Indy

Para o CEO da McLaren, a F1 precisa nivelar o grid, para permitir uma variedade maior de equipes vencendo e buscando pódio
A Fórmula 1 está apostando todas suas fichas que o teto e o novo regulamento irá nivelar a performance do grid. Em seis temporadas, apenas Ferrari, Mercedes e Red Bull venceram provas - a última vez que alguém "de fora" ganhou, foi a Lotus em 2013, no GP da Austrália. E, para alguns, o mundial deveria ter como objetivo uma competitividade similar à de outras categorias.
Em comparação, no mesmo período, 11 equipes da Indy venceram provas, incluindo a equipe Schmidt Peterson, que agora vai participar do campeonato como a McLaren Arrow SP.
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Falando com exclusividade ao Motorsport.com para a série de entrevistas #thinkingforward, o CEO da McLaren, Zak Brown, disse que gostaria de ver na F1 um nível de competitividade similar ao da Indy, que dá mais chances às equipes do meio do grid de conquistarem pódios e vencer.
"Acho que, na pista, o que a Indy produz é o que queremos ver na F1, de um ponto de vista competitivo", disse. "Não falo no sentido técnico. F1 é F1, Indy é Indy. O que quero dizer é que, lá você tem 17 corridas e as grandes equipes sempre ganham campeonatos, mas você sempre tem três ou quatro 'zebras' por ano".
"Quando você chega no GP de Detroit, tem uma noção de quem pode vencer. Mas essa lista pode ser de até dez pilotos, não quatro ou cinco".
"Mas aí esses pilotos, vamos dizer 10 ou 15, podem ganhar surpreender uma ou duas vezes no ano. Isso não acontece na F1. Não consigo me lembrar da última vez que tivemos uma zebra vencendo um GP".
"Se conseguirmos aproximar a competição, mesmo assim ainda teremos as grandes equipes vencendo o campeonato. E espero que não seja necessário um caos total para termos uma zebra. Pode ser apenas um pit stop ruim ou apenas um dia ruim, não uma carnificina".
A F1 espera conseguir uma competitividade maior com o novo regulamento, que foi adiado de 2021 para 2022 devido à pandemia da Covid-19. Ross Brawn, diretor de automobilismo da F1, já confirmou que o novo pacote não terá mais um adiamento.
"Uma boa equipe do meio do grid deveria ser capaz de conquistar pódios, talvez uma vitória, e deveria conseguir um pequeno lucro. Se conseguirmos isso, teremos um futuro muito sustentável", disse Brawn à Sky Sports F1. "Com os carros atuais, quanto mais você gasta, mais rápidos eles são, e precisamos reduzir isso".
"Temos que manter a integridade da F1. É um esporte, então precisamos dos melhores vencendo. Mas acho que teremos uma competitividade maior no futuro com o novo regulamento e carro. Eles foram adiados por um ano, mas definitivamente virão em 2022".
GALERIA: Relembre os carros da McLaren na F1
1966: McLaren-Ford M2B

Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B

Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A

Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A

Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C

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1969: McLaren-Ford M9A

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1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D

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1970: McLaren-Ford M14D

Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A

Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C

Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23

Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26

Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28

Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F

Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30

Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1

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1982: McLaren-Ford MP4/1B

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1983: McLaren-Porsche MP4/1E

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1984: McLaren-Porsche MP4/2

Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B

Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C

Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3

Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4

Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B

Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6

Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B

Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A

Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8

Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9

Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11

Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12

Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13

Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14

Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16

Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19

Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20

Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21

Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22

Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23

Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24

Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25

Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27

Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28

Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29

Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31

Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34

Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35

Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35

Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35

Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35

Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35

Foto de: McLaren
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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Luke Smith |