Carey: Sem preocupações, equipes da F1 gastam além do limite de custos
CEO da Fórmula 1, Chase Carey, descartou preocupações de que equipes possam contornar o teto de custos da F1, já que as regras de 2021 serão ratificadas nesta semana
Chase Carey, Chairman, Formula 1
Jerry Andre / Motorsport Images
Antes da votação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, na quinta-feira, em que os regulamentos técnicos, esportivos e financeiros da F1 devem ser apresentados para aprovação, o CEO da Fórmula 1, Chase Carey, discutiu as implicações do novo acordo de limite de gastos.
Será a primeira vez que regulamentos financeiros serão impostos às equipes, com base em um limite de custos de 175 milhões de dólares que foi acordado e congelado no início deste ano.
Carey enfatizou a importância da introdução do teto de custos e descartou preocupações de que as grandes equipes possam gastar pesadamente ao longo de 2020 para colher os frutos em 2021.
"Houve barulho em volta disso, mas, realisticamente, essas equipes estão reconstruindo o carro todos os anos, não importa o que aconteça", disse. "Esta é uma transição, e sentimos que é importante avançar com a transição.”
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"Alguns dos argumentos apresentados foram para tentar adiar a implementação, em oposição a questões sobre quais são as consequências da transição.”
"O que realmente está fazendo é a transição para uma estrutura de longo prazo mais saudável para os negócios, mais saudável para o esporte na pista e mais saudável para as equipes.”
"Na transição para o próximo ano, eles farão o que fazem todos os anos quando reconstruírem os carros".
Grupos independentes serão responsáveis por auditar cada equipe ao longo do ano, e Carey acrescentou que a Fórmula 1 e a FIA "passaram por um processo muito extenso para tentar estabelecer os princípios para determinar os custos, o que está nele e o que está coberto.”
"Teremos grupos independentes, portanto, isso precisa ser verificado independentemente".
Embora o limite de custos não seja introduzido para a próxima temporada, os gastos de cada equipe serão monitorados antecipadamente em 2021”.
Carey sugeriu que a "corrida a seco" do limite de custo resolverá todos os erros nas próximas temporadas.
"O que vamos fazer é usar 2020 como uma espécie de corrida a seco, para, com sorte, eliminar quaisquer que sejam os problemas, para que as equipes possam entender como as coisas são explicadas."
'Vamos colocar as regras em prática, será executado de forma independente, haverá procedimentos para apelações".
Carey não se limitaria a quais seriam as penalidades por uma transgressão de custo máximo, embora o chefe da Renault, Cyril Abiteboul, tenha notado no México que o campeonato de construtores seria "revisitado" se uma equipe gastasse demais.
"Claramente, para torná-lo eficaz, ele precisa ter consequências e multas", explicou Carey. "Essas penalidades não são pré-definidas, mas serão significativas".
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
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