Últimas notícias

CEO da McLaren diz que F1 está pronta para começar, mas falhas podem acontecer

Dirigente da McLaren aposta em calendário de 14 ou 15 corridas e vê bom trabalho realizado durante crise entre FIA e Liberty Media

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Power+, leads Carlos Sainz, McLaren MCL35

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Série Pensamento dos líderes

Série Pensamento dos líderes

O diretor da McLaren, Zak Brown, acredita que o campeonato com 14 ou 15 corridas em 10 lugares diferentes é realista para começar a temporada de 2020, mas argumenta que o esporte precisa fazer um trabalho melhor no planejamento de contingências.

Falando exclusivamente ao Motorsport.com para a série #thinkingforward com entrevistas com os líderes do esporte, Brown disse que iniciar o campeonato no início de julho, com duas corridas na Áustria e duas em Silverstone, em ambientes controlados, ajudará a criar confiança e impulso para levar ter um calendário significativo de corridas até meados de dezembro.

Leia também:

"Oito GPs é suficiente para termos um campeonato mundial e estou otimista de que chegaremos a mais de oito", disse ele. “A Fórmula 1 está analisando uma programação de 16 a e 18 corridas. Sou um pouco mais pessimista do que isso, apostaria em 14 a 15 corridas em 10 circuitos.”

“Acho que faremos algumas corridas na Áustria, algumas em Silverstone. Se começarmos a ter problemas com viagens, acho que você poderá ver mais locais com duas corridas. Não acho que seja essa a intenção, mas vou assumir que vamos ter uma falha, em algum lugar ao longo do caminho.”

“Embora a Áustria esteja pronta e talvez Silverstone esteja pronta de portas fechadas, não sabemos se a segunda onda virá. Se queremos ir para a Ásia ou América, acho que será quando pegarmos aviões e tivermos que voar para o exterior, onde acho que o risco começará a aumentar potencialmente.”

"Há uma conversa sobre mais corridas na Europa. O cronograma foi de apenas 16 corridas por um longo tempo. Então, para mim, de 14 a 15 corridas, será um campeonato muito completo."

Brown acredita que as circunstâncias isoladas do Red Bull Ring na Áustria o tornam o local ideal para retomar as corridas, pois possui uma base da Força Aérea próxima ao circuito onde os aviões podem pousar e um ambiente controlado e de baixa densidade populacional nas proximidades.

A Áustria já relaxou muitos aspectos de suas restrições, com as lojas abrindo novamente no país na semana passada.

"Eu pude ver como essas quatro primeiras corridas podem ocorrer de maneira muito firme", disse ele. "E então, se conseguirmos realizá-las com sucesso, acho que isso criará algum impulso e confiança, por isso estou bastante otimista de que é um bom plano hoje."”

 

Brown é, sem dúvida, o chefe que mais gerenciou as crises, já que a McLaren se retirou da primeira etapa em Melbourne, depois que um membro da equipe deu positivo para Covid-19.

Ele admite que aprendeu muito com isso, ter a equipe certa e tomar decisões claras são os elementos mais importantes. No entanto, as cenas caóticas de quinta e sexta-feira mostraram que o esporte não havia pensado completamente nos possíveis cenários.

"As pessoas estão assustadas e estão procurando liderança", disse ele. "Eles querem saber o que fazer. Acho que nossa equipe fez um bom trabalho com isso. Então, quando decidimos nos retirar da Austrália, tomamos essa decisão quase no final de semana, então não era um cenário para o qual não estávamos preparados.”

“No geral, parecia que as principais partes interessadas não estavam muito alinhadas com o plano, era tipo 'Oh McLaren se retirou, o que fazemos?' As equipes passaram a noite de quinta-feira até as três da manhã, dividindo o que deveriam fazer. É o que acontece se você descobrir algo não bem preparado com todas as principais partes interessadas ao seu redor.”

Apesar disso, Brown acredita que a maneira como a FIA e a Liberty Media estão gerenciando a crise globalmente, ao levantar um fundo de US$ 1,4 bilhão em caso de um período prolongado sem corridas ou outros riscos econômicos e prestou apoio às equipes.

“Eles continuam nos pagando. Eles ajudaram algumas equipes, não sei exatamente quais são, mas acho que isso é bom porque todas as equipes podem precisar de ajuda. Eu acho que eles estão fazendo todo o possível para voltar às corridas, o que nos protege economicamente.”

“Estou muito impressionado com Jean (Todt, presidente da FIA). Eles estão tomando boas decisões, boas recomendações e Jean, em particular, está pressionando muito com o limite do orçamento. É necessário.”

“Enquanto todos nós lidamos bem com isso (a crise) e não fugimos do problema, acho que há oportunidades. Eu acho que é perigoso se colocarmos a cabeça na areia, se assumirmos que tudo vai se resolver. Isso é perigoso."

GALERIA: Relembre todos os carros da história da McLaren na Fórmula 1

1966: McLaren-Ford M2B
Piloto: Bruce McLaren
1967: McLaren-BRM M4B
Piloto: Bruce McLaren
1967-1968: McLaren-BRM M5A
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme
1968-1970: McLaren-Ford M7A
Pilotos: Bruce McLaren, Dan Gurney, Denis Hulme
1969-1971: McLaren-Ford M7C
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme
1969: McLaren-Ford M9A
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Derek Bell
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Dan Gurney, Andrea de Adamich
1970: McLaren-Ford M14D
Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Peter Gethin, Dan Gurney, Andrea de Adamich
1970-1971: McLaren-Ford M14A
Pilotos: Denis Hulme, Peter Gethin, Jackie Oliver
1972-1973: McLaren-Ford M19C
Pilotos: Denis Hulme, Peter Revson, Brian Redman, Jody Scheckter
1973-1978: McLaren-Ford M23
Pilotos: Denis Hulme, Emerson Fittipaldi, Mike Hailwood, David Hobbs, Jochen Mass, James Hunt, Gilles Villeneuve
1976-1979: McLaren-Ford M26
Pilotos: James Hunt, Patrick Tambay, Bruno Giacomelli
1979: McLaren-Ford M28
Pilotos: Patrick Tambay, John Watson
1979-1981: McLaren-Ford M29F
Pilotos: John Watson, Andre de Cesaris
1980: McLaren M30
Pilotos: John Watson, Alain Prost
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
Pilotos: John Watson, Andrea de Cesaris
1982: McLaren-Ford MP4/1B
Pilotos: John Watson, Niki Lauda
1983: McLaren-Porsche MP4/1E
Pilotos: John Watson, Niki Lauda
1984: McLaren-Porsche MP4/2
Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost
1985: McLaren-Porsche MP4/2B
Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost
1986: McLaren-Porsche MP4/2C
Pilotos: Alain Prost, Keke Rosberg
1987: McLaren-Porsche MP4/3
Pilotos: Alain Prost, Stefan Johansson
1988: McLaren-Honda MP4/4
Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna
1989: McLaren-Honda MP4/5
Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna
1990: McLaren-Honda MP4/5B
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1991: McLaren-Honda MP4/6
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1992: McLaren-Honda MP4/6B
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1992: McLaren MP4/7A
Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger
1993: McLaren-Ford MP4/8
Pilotos: Ayrton Senna, Michael Andretti, Mika Häkkinen
1994: McLaren-Peugeot MP4/9
Pilotos: Mika Häkkinen, Martin Brundle, Philippe Alliot
1995: McLaren-Mercedes MP4/10
Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell
1996: McLaren-Mercedes MP4/11
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1997: McLaren-Mercedes MP4/12
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1998: McLaren-Mercedes MP4/13
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
1999: McLaren-Mercedes MP4/14
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2000: McLaren-Mercedes MP4/15
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2001: McLaren-Mercedes MP4-16
Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2004: McLaren-Mercedes MP4-19
Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen
2005: McLaren-Mercedes MP4-20
Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Alexander Wurz
2006: McLaren-Mercedes MP4-21
Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa
2007: McLaren-Mercedes MP4-22
Pilotos: Lewis Hamilton, Fernando Alonso
2008: McLaren-Mercedes MP4-23
Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2009: McLaren-Mercedes MP4-24
Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2010: McLaren-Mercedes MP4-25
Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2011: McLaren-Mercedes MP4-26
Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2012: McLaren-Mercedes MP4-27
Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button
2013: McLaren-Mercedes MP4-28
Pilotos: Jenson Button, Sergio Perez
2014: McLaren-Mercedes MP4-29
Pilotos: Jenson Button, Kevin Magnussen
2015: McLaren-Honda MP4-30
Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Kevin Magnussen
2016: McLaren-Honda MP4-31
Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne
2017: McLaren-Honda MCL32
Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Jenson Button
2018: McLaren-Renault MCL33
Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne
2019: McLaren-Renault MCL34
Pilotos: Carlos Sainz Jr, Lando Norris
2020: McLaren MCL35
Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris
2020: McLaren MCL35
2020: McLaren MCL35
Detalhes da frente do carro
2020: McLaren MCL35
Detalhe da lateral
2020: McLaren MCL35
Detalhe da traseira do carro
63

VÍDEO: Barrichello abre o jogo e conta histórias e curiosidades da carreira

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Barrichello abre o jogo e conta histórias e curiosidades da carreira
Próximo artigo Reprise de GP do Japão de 1988 faz Globo se aproximar de audiência de corrida 'inédita'

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil