Últimas notícias

Chefe da Ferrari: Alcançar Mercedes não pode ser nosso único alvo

Mattia Binotto reitera que o foco do time de Maranello está nas melhorias aerodinâmicas

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, passes Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Em meio à má fase da Ferrari na atual temporada da Fórmula 1, o chefe da equipe italiana, Mattia Binotto, disse que o time de Maranello não pode ter como único objetivo em 2019 apenas alcançar a Mercedes.

Segundo o dirigente, um dos focos da escuderia vermelha é aumentar a pressão aerodinâmica de seu carro, de modo a atenuar os problemas do SF90 em circuitos de baixa velocidade, como se viu no GP da Hungria.

Leia também:

A Ferrari está tentando corrigir a deficiência aerodinâmica com uma série de atualizações, mas está ciente de que ainda não é suficiente. "Estamos com muita falta de downforce", disse o chefe da equipe.

"Certamente estamos buscando mais downforce, já neste ano. Na segunda parte da temporada, vamos tentar colocar o máximo de downforce que podemos, e o próximo ano exigirá ainda mais", comentou, tendo em vista o calendário de 2020 (entenda na galeria abaixo).

"Sabemos que nossos concorrentes estão se desenvolvendo e os carros do próximo ano terão bastante força descendente. Não podemos considerar a desvantagem de hoje como um alvo único. Tem que ser mais do que isso”, ponderou o italiano.

A performance da Ferrari no GP da Hungria deixou os dois carros vermelhos a mais de um minuto do vencedor, Lewis Hamilton, da Mercedes, no final. Binotto, porém, não acredita que a equipe já tenha que muar o foco para o ano que vem.

"Não apenas porque teremos os mesmos regulamentos, mas também porque o que fizermos neste ano será para o benefício do carro do próximo ano também”, explicou o chefe da equipe, que substituiu Maurizio Arrivabene neste ano.

CALENDÁRIO DE 2020 DEVE SER O MAIOR DA HISTÓRIA DA F1

O Motorsport.com apurou que o GP do México deve renovar com a F1 por mais três anos. E com a provável manutenção do GP da Espanha por pelo menos mais um ano, a categoria deverá perder uma de suas melhores provas de 2019: o GP da Alemanha.

A organização da categoria pretendia manter o número de 21 provas para 2020, mas os planos acabaram mudando e a tendência é que a próxima temporada tenha 22 corridas, uma quantia recorde.

Das 21 etapas de 2019, 18 estão garantidas para o ano que vem. A permanência de México e Espanha é altamente provável as entradas de Vietnã e Holanda já estão confirmadas, levando o número a 22. Nesse cenário, portanto, a Alemanha deve ficar de fora. Entenda na galeria abaixo:

GP da Austrália
A etapa de Melbourne seguirá abrindo a temporada da F1. A prova de 2020 já tem data confirmada: 15 de março.
GP do Bahrein
Segunda etapa da temporada 2019, a prova de Sakhir foi marcada por grande decepção para Charles Leclerc e está confirmada para 2020.
GP da China
A etapa de Xangai de 2019 marcou a milésima corrida da história da F1 e segue no calendário em 2020.
GP do Azerbaijão
A movimentada etapa de Baku se mantém no calendário do ano que vem.
GP do Vietnã
O GP do Vietnã (layout na foto) está confirmado em 2020 e deve ocorrer em abril, pouco antes da habitual data da corrida espanhola.
GP da Espanha
Depois de governo voltar atrás e decidir apoiar financeiramente a etapa, GP deve ficar no calendário.
GP da Holanda
Confirmado em 2020, o GP da Holanda será disputado em Zandvoort (foto) e deve ser realizado em maio.
GP de Mônaco
Tradicionalíssima prova de Monte Carlo segue na Fórmula 1.
GP do Canadá
Palco de polêmica entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton neste ano, a etapa de Montreal segue no calendário para 2020.
GP da França
Alvo de duras críticas por conta de sua monotonia, a corrida de Paul Ricard também acontecerá no ano que vem.
GP da Áustria
Responsável por reanimar os fãs da F1 com a espetacular vitória de Max Verstappen, a prova de Spielberg se mantém firme e forte para 2020.
GP da Grã-Bretanha
Recém-confirmada na F1 até 2024, a etapa de Silverstone é o berço da categoria, já que foi sede da primeira corrida da história do campeonato, em 1950.
A definir (GP da Alemanha)
A etapa de Hockenheim segue sem contrato para 2020 e deve ficar de fora da próxima temporada.
GP da Hungria
A tradicional prova de Hungaroring segue no calendário para 2020.
GP da Bélgica
A etapa de Spa-Francorchamps, famosa pela curva Eau Rouge (foto) é uma das favoritas de pilotos e fãs e se mantém na F1.
GP da Itália
Outra corrida tradicional que segue no calendário é o GP da Itália, disputado em Monza. O circuito renovou com a F1 neste ano e segue pelo menos até 2024, como Silverstone.
GP de Cingapura
Palco de polêmicas, a exótica etapa de Marina Bay segue no calendário para 2020.
GP da Rússia
Outra pista marcada por polêmica que segue na F1 é a de Sochi, que teve ordem de equipe da Mercedes em favor de Hamilton em 2018.
GP do Japão
Outro histórico circuito que se mantém na categoria é o de Suzuka, palco de grandes decisões no fim dos anos 1980.
GP do México
A etapa de Hermanos Rodríguez teve problemas de financiamento, já que não terá mais apoio do governo. Assim, a negociação se arrastou, mas deu certo no fim.
GP dos Estados Unidos
A etapa do Circuito das Américas segue no calendário da F1 em 2020.
GP do Brasil
Até 2020, a corrida fica em Interlagos, famoso pelo S do Senna (foto). Depois, não se sabe: o Rio de Janeiro anunciou a construção de um autódromo e entrou na disputa com São Paulo pelo futuro da etapa brasileira da F1.
GP de Abu Dhabi
A luxuosa prova que vai noite adentro vem fechando o calendário nos últimos anos e está confirmada para 2020.
23

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Estrategista da Mercedes explica incidente constrangedor com champanhe no pódio da Hungria
Próximo artigo GALERIA: Verstappen é o 100º pole da história da F1; você lembra de todos?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil