Chefe da Ferrari explica polêmico acordo com Vettel e Leclerc na Rússia
Mattia Binotto detalhou os bastidores das ordens para os pilotos inverterem as posições após a largada em Sochi
Mattia Binotto, Team Principal Ferrari
Mark Sutton / Motorsport Images
Depois de três vitórias consecutivas na Fórmula 1, a Ferrari voltou a ter uma corrida ruim neste fim de semana e viu a Mercedes faturar dobradinha liderada pelo britânico Lewis Hamilton no GP da Rússia. Além do revés para o time germânico, a escuderia italiana ainda retornou ao centro das atenções por causa de controversas ordens de equipe para seus pilotos na largada deste domingo na etapa de Sochi.
O monegasco Charles Leclerc saltou na pole e, conforme o combinado, deu vácuo para o companheiro alemão Sebastian Vettel a fim de evitar que a Mercedes de Hamilton assumisse a ponta. O tetracampeão acabou ultrapassando o parceiro e recebeu rádio da equipe para ceder a liderança. Entretanto, ele acabou não atendendo aos pedidos e a troca de posições só foi acontecer após os pit stops.
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Depois das paradas, o alemão teve problema no motor e abandonou, promovendo a introdução do safety car virtual. Assim, Hamilton e seu companheiro finlandês Valtteri Bottas ultrapassaram Leclerc 'nos boxes' e confirmaram a dobradinha. Depois da corrida, o Motorsport.com questionou o chefe de equipe da Ferrari sobre a estratégia adotada pela escuderia no começo do certame. Mattia Binotto, então, deu detalhes do 'acordo' com Vettel e Leclerc.
O dirigente italiano confirmou que, com base no que aconteceu nas etapas anteriores em Sochi, o time de Maranello procurou garantir que os carros vermelhos fossem primeiro e segundo no final da primeira volta. A equipe sabia que a melhor opção era permitir que Vettel pegasse o vácuo de Leclerc, garantindo que Hamilton não se beneficiasse. Com isso, o alemão acabou ultrapassando seu companheiro monegasco, o que seria revertido ao longo da corrida.
"Olhando para as corridas passadas na Rússia, sabemos que é importante estar à frente na primeira volta", afirmou Binotto. “Como equipe, decidimos que o mais importante para nós era ser primeiro e segundo. E foi o que aconteceu, porque estávamos controlando a corrida e, sem problemas de confiabilidade, certamente teríamos mantido as posições após o pit stop de Sebastian".
"E sabíamos que seria muito difícil ultrapassar. Isso foi visto com Charles no final da corrida: tenho certeza de que ele teve um ritmo melhor que Bottas, mas novamente foi duro passar", ponderou o chefe da Ferrari, citando mais um elemento em favor da estratégia da equipe, que acabou fracassada em virtude da quebra de Vettel.
Binotto também disse que Leclerc concordou em não defender a liderança. “Ser primeiro e segundo foi o primeiro objetivo. Concordamos que a melhor maneira era não dar chance a Hamilton. Foi o que discutimos e optamos por dar o vácuo ao Seb. Mais tarde na corrida, retribuiríamos trocando os carros. Então esse era o acordo. Acho que o que aconteceu foi exatamente o que foi explicado", explicou o dirigente.
Depois, porém, Vettel acabou adiando a cessão da liderança. Leclerc deixou claro no rádio que queria passar, mas Binotto afirma que o time de Maranello não necessariamente faria a troca no começo da prova. “Pedimos a Seb que devolvesse a posição, mas é justo dizer que, naquela fase da corrida, talvez Charles não estivesse perto o suficiente e teríamos perdido algum tempo na pista. Mais tarde, Seb foi bastante rápido e ganhou alguma vantagem", ponderou.
Paradas de Leclerc e Vettel
Na sequência, Leclerc fez sua parada antes de Vettel e acabou ultrapassando o companheiro. Binotto, porém, garante que o fato de o pit stop do monegasco ter sido anterior ao do alemão não se deveu à troca de posições: “Poderíamos ter decidido fazer a parada mais tarde. A antecipação da parada não foi para devolver a posição a Charles, e sim porque ele estava com desgaste alto de pneus, então era o momento certo".
O Motorsport.com perguntou ainda se Vettel teria permissão para tentar a ultrapassagem sobre Leclerc caso alcançasse o companheiro após as paradas. Binotto, então, respondeu com um mero "acho que sim".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
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