Chefe da McLaren detona programa de pilotos da Red Bull na F1: "Arruinou a carreira de alguns"

Para Zak Brown, apesar do sucesso de Verstappen, muitos bons competidores 'fugiram' da escuderia e outros talentos foram 'perdidos'

Zak Brown, CEO, McLaren Racing

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

O chefe da McLaren, Zak Brown, disse que, apesar do sucesso, o programa de pilotos da Red Bull prejudicou muitos pilotos. Embora tenha revelado nomes que venceram títulos da Fórmula 1, como Sebastian Vettel e Max Verstappen, não houve nenhum outro com um sucesso a longo prazo na equipe - além de Daniel Ricciardo.

Junto a isso, como podemos ver nos exemplos anteriores de Daniil Kvyat, Pierre Gasly e Alexander Albon, a promoção para a 'matriz' não é garantia de uma carreira estável.

Leia também:

De acordo com Brown, o programa da Red Bull pode apresentar um ambiente "brutal" e ele também acredita que "destruiu as carreiras de alguns pilotos". Um desses é o mexicano da IndyPato O'Ward, que atualmente está com a McLaren.

Ele dominou a Indy Lights de 2018, na qual correu pela Andretti. Este sucesso chamou a atenção da escuderia austríaca e, com isso, O'Ward disputou duas corridas na Fórmula 2 e três na Super Fórmula com seu apoio.

No entanto, ele foi retirado do programa depois que a FIA anunciou que "os pontos de superlicença da Indy Lights de 2018 não contariam para a Fórmula 1".

Quando questionado sobre os dias de Red Bull de O'Ward, Brown disse ao The Race: "Patrick passou por momentos difíceis".

"Quando ele estava lá, só lhe foram oferecidas 3 corridas nas categorias de base, e se você olhar para a programação da Red Bull além de Max, eles perderam muitos pilotos talentosos."

"A carreira de alguns foi arruinada e não tiveram oportunidades suficientes", disse.

Pierre Gasly, Toro Rosso

Pierre Gasly, Toro Rosso

Fotoğraf: Andrew Hone / Motorsport Images

Apesar de tudo, Brown deu o devido crédito à equipe por Verstappen.

"Considerando que eles ganharam o campeonato no ano passado e nós não, não podemos dizer que eles não saibam o que estão fazendo", disse o chefe da McLaren. "No entanto, ainda podem ser cruéis com os pilotos. Carlos [Sainz] é um bom exemplo disso. Daniel já havia provado o quão bom era, mas no final das contas optou por sair."

"Da mesma forma, Vettel foi um dos que escolheram sair. Quanto a Albon e Gasly, especialmente Gasly parece ser um ótimo piloto. Muitos bons fugiram", concluiu

A McLaren levou O'Ward ao programa da Indy a partir de 2020. O mexicano terminou em quarto lugar no campeonato no primeiro ano e em terceiro no segundo. Ele continuará com a Arrow McLaren em 2022 também.

F1 AO VIVO: PIETRO FITTIPALDI tem REAIS CHANCES de garantir vaga? Saiba tudo sobre testes no BAHREIN

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula 1 e Frontier anunciam o game 'F1 Manager 2022'; veja trailer e saiba detalhes
Próximo artigo F1: Vantagem de Giovinazzi pela vaga da Haas está na experiência e apoio da Ferrari, diz jornalista italiano

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil